Assembleia Legislativa realizará o 1º Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão nesta quinta-feira

Programação será aberta às 8h pela presidente da Assembleia, Iracema Vale. Haverá, também, rodas de conversa e troca de experiências entre as participantesAssembleia Legislativa realizará o 1º Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão nesta quinta-feira

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizará, nesta quinta-feira, 29, o 1º Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão. O evento ocorrerá das 8h às 12h, no Auditório Fernando Falcão, na sede da Alema, e reunirá deputadas, vereadoras, prefeitas, vice-prefeitas e líderes de todo o estado. O objetivo é discutir a atuação da mulher na política bem como a atividade de legislar e seus desafios.

Durante o encontro, será apresentada a Rede de Apoio às Mulheres e serão repassadas  informações sobre o funcionamento da Procuradoria da Mulher e o procedimento para sua instauração em municípios.

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB), afirma que o 1º Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão é uma grande oportunidade para reunir deputadas estaduais, vereadoras e demais mulheres de todo o estado para discutirem o fazer legislativo, o papel e a força da mulher  e, principalmente, os avanços e desafios  para a construção de políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero e o fortalecimento do espaço da mulher na política.

“Desde o início da nossa gestão, a gente tem trabalhado para fortalecer a presença das mulheres na política, e daremos mais um passo importante com esse 1⁰ Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão, um momento de troca, de escuta, de construção coletiva com vereadoras, deputadas, prefeitas, vice-prefeitas e líderes de todo o estado”, ressaltou Iracema Vale.

Segundo a chefe do Legislativo maranhense, a mulher vem, ao longo dos anos, buscando e ocupando seu espaço na política. “Hoje, somos 12 deputadas estaduais na Assembleia Legislativa e são diversas mulheres em Câmaras Municipais, líderes de movimentos sociais, ocupando cargos importantes em diversas áreas. A ideia é que haja, cada vez, mais mulheres na política. Neste primeiro Encontro, vamos nos fortalecer ainda mais, trocar experiências e debater a política que faz a diferença na vida do cidadão, feita por mulheres e homens que atuam no mesmo patamar e que têm as mesmas oportunidades”, completa Iracema Vale.

Programação

A programação será aberta às 8h pela presidente da Assembleia, Iracema Vale, que dará as boas-vindas às participantes. Haverá, também, a apresentação da Rede de Apoio às Mulheres, detalhes institucionais e técnicos sobre as Procuradorias Municipais da Mulher, entrega de kits para as Procuradorias Municipais da Mulher já instaladas e outros momentos.

Um dos pontos altos do Encontro será a roda de conversa na qual parlamentares apresentarão as ideias e leis que impactaram em seu município. Participarão as deputadas Iracema Vale e Dra. Viviane; a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha; a vereadora Concita Pinto; Amanda Waquim, entre outras.

O evento será encerrado com um momento cultural, com apresentação da peça teatral Pão com Ovo, com temática voltada para reflexões sobre o cotidiano das mulheres.

 

O crime aconteceu na noite de segunda-feira (26).

Na manhã desta quarta-feira(28), a Polícia Civil do Maranhão conseguiu prender em flagrante, um homem, de 61 anos, apontado por investigações como sendo o principal suspeito de assassinar a ex-companheira, na noite da última segunda-feira(26), na cidade de Riachão.  O investigado foi preso caminhando às margens da BR-230, na cidade de Balsas.

Com base nas investigações coordenadas pela Delegacia de Polícia de Riachão, na noite da última segunda-feira(26), o indivíduo, que é ex-pastor, inconformado pelo fim do relacionamento, teria desferido vários golpes de arma branca contra a sua ex-companheira identificada como Jussandra Gonçalves de Sousa, de 42 anos, que não resistiu aos ferimentos e veio óbito.  O crime ocorreu dentro da residência da vítima situada no centro da cidade de Riachão.

Ao tomar ciência do caso, as forças de segurança iniciaram o trabalho de diligências com objetivo de prender o autor do crime. Os trabalhos policiais se estenderam para as cidades de Nova Colinas, onde o investigado residia, e Imperatriz, cidade onde moram alguns familiares do mesmo.

Nesta quarta, durante diligências na cidade de Balsas, uma equipe da Polícia Civil reconheceu o investigado, que caminhava às margens da BR-230, na saída da cidade indo em direção ao municipio de Fortaleza dos Nogueiras. Durante a abordagem policial, o homem prontamente se identificou.

Diante da situação, o indivíduo foi autuado em flagrante pelo crime de feminicídio, sendo levado para a Delegacia Regional de Balsas para ser submetido aos procedimentos de praxe, sendo posteriormente encaminhado a uma unidade prisional da região sul do Estado, onde ficará preso à disposição do Poder Judiciário.

A deputada estadual Solange Almeida (PL) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça -feira (28) para repercutir uma grave denúncia revelada em entrevista ao radialista Minard. Segundo o empresário entrevistado, recursos públicos teriam sido usados para financiar a disseminação de fake news contra adversários políticos durante as eleições municipais em Santa Inês, incluindo a própria deputada e sua família.

Solange, que foi candidata à prefeitura da cidade na última eleição, classificou o conteúdo da denúncia como “um atentado à ética, à justiça e à democracia”, e destacou que o caso precisa ser investigado com rigor pelas autoridades competentes.

De acordo com o relato feito ao programa de rádio, o empresário teria sido contratado para espalhar notícias falsas com o objetivo de descredibilizar candidaturas adversárias. O mais alarmante, segundo ele, seria o fato de que os pagamentos foram feitos por meio de empresas contratadas pela Prefeitura de Santa Inês, com uso de dinheiro público. Além disso, dados de cidadãos cadastrados no CadÚnico teriam sido utilizados de forma indevida para disparo em massa das mensagens falsas.

“Não atacaram apenas uma candidata, atacaram a democracia, a ética e a dignidade de todo um povo”, afirmou Solange. Para ela, a denúncia revela um esquema organizado e altamente danoso ao processo eleitoral.

A deputada destacou ainda que os atos relatados configuram possíveis crimes como desinformação eleitoral, calúnia, difamação, violação de dados sigilosos, crime de responsabilidade e até a existência de um suposto “gabinete do ódio” alimentado por verba pública. “É inadmissível que tentem calar uma mulher e enfraquecer a democracia por meio de práticas tão perversas e ilegais”, completou.

Solange reafirmou sua confiança na Justiça e cobrou apuração dos fatos. “Não venho pedir favores, venho exigir justiça. Esquemas criminosos não podem seguir impunes, tentando calar quem trabalha com seriedade e compromisso com o povo”, afirmou.

Ela finalizou o discurso fazendo um apelo às autoridades para que não deixem o caso cair no esquecimento. “O que aconteceu comigo não pode se repetir. A política não pode ser tomada por quadrilhas.”

O jovem advogado Wellington Amurim é membro da Assembleia de Deus no Maranhão.

De perfil conciliador e estrategista, ele tem bom trânsito nas Igrejas e excelente relacionamento com
a comunidade evangélica.

Ele assume a Secretaria de Relações Sociais do Estado do Maranhão com a missão de desenvolver políticas públicas em favor da população maranhense em parceria com as Igrejas evangélicas do estado.

Munida de laudo da perícia técnica, a deputada Mical Damasceno (PSD) confirmou a veracidade dos prints de conversa de cunho misógino e sexual, envolvendo seu nome, entre o blogueiro Victor Landim e o vice-governador Felipe Camarão (PT). Diante da conclusão e da gravidade dos fatos, a parlamentar pediu a renúncia do petista e derrubou manobra da oposição que tentou mudar o foco do debate na sessão desta terça-feira (27), na Assembleia.

“O que há dias era dúvida para alguns, agora é fato incontestável. Está aqui em minhas mãos o laudo pericial que confirmou a veracidade das mensagens imorais, ofensivas, misóginas e vergonhosas”, declarou a deputada, afirmando estar com “o coração firme, a dignidade intacta, a consciência em paz e com sede de justiça”.

A parlamentar destacou que o ato não atingiu apenas ela, mas todas as mulheres do Maranhão e pediu a renúncia do vice-governador. “Renuncie ao mandato. Essa é, talvez, a única atitude, minimamente honrada que o senhor pode tomar nesse momento. Renuncie antes que este Parlamento, com a seriedade que tem, tenha que abrir um processo para apurar sua conduta e exigir sua saída”, aconselhou Mical.

E ressaltou: “O vice-governador não faltou apenas com o respeito; faltou também com a verdade. Mentiu para a sociedade, mentiu para a imprensa e, o que é mais grave, mentiu para seus aliados, os aliados que defendem ele nesta Casa, sem saber que estavam sendo usados para encobrir uma conduta vergonhosa”, observou, informando que foram contabilizadas 4.859 mensagens pelos dois envolvidos no caso dos prints, entre enviadas e recebidas.

Manobra
Na sessão, deputados oposicionistas tentaram, inclusive, tirar o foco do debate sobre o caso dos prints, fazendo denúncias sobre supostas ameaças que estariam sofrendo, sem apresentar nomes ou evidências.

A manobra foi identificada pelo deputado Neto Evangelista (União) e criticada por Mical Damasceno. “O que tentaram agora: vamos falar de outros assuntos, vamos subir na tribuna todo mundo, vamos falar de problema de saúde, de assuntos de segurança, de ameaça de morte, de uma ligação de um ano atrás, para não debater esse assunto (caso dos prints)”, afirmou Evangelista, solidarizando-se com Mical.

“Isso aí é uma armação, é só para desviar o foco do vice-governador. Eles tinham que inventar um argumento para poder tentar ludibriar a mente do povo”, declarou Mical.

Solidariedade
Presidente da Alema, Iracema Vale (PSB) reiterou sua solidariedade a Mical e colocou a Casa à disposição da parlamentar e dos deputados que se sentirem ameaçados, como já ocorreu em outros casos. “Não importa se a maioria da Casa é de direita, de esquerda ou centro, o que importa aqui é que nós, enquanto deputadas e deputados, prezamos pela honra de todos os parlamentares”.

A procuradora da Mulher da Assembleia, deputada Dra. Vivianne (PDT) declarou solidariedade a Mical e pediu celeridade na apuração dos fatos. “Que todas as providências legais sejam tomadas, com a responsabilidade e a seriedade que o caso exige. Ninguém está feliz com esses desdobramentos desse caso, que tem deixado este Parlamento triste”, afirmou.

A deputada Ana do Gás (PCdoB), que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Alema, manifestou sua solidariedade. “Hoje, a deputada subiu a essa tribuna com um fato, uma perícia. Não são mais suposições, não são mais historinhas. É um laudo da perícia técnica da Polícia Civil. Faço um apelo para que o vice-governador venha se explicar. Nós estamos em choque. E a gente quer ouvir o outro lado”, observou.

A parlamentar Janaína (Republicanos) também saiu em defesa de Mical. “Nós não podemos admitir nesta Casa ataques que venham ferir a honra de uma mulher. Somos a maior bancada feminina e, pela primeira vez, esta Casa tem uma presidente, e nós, deputadas estaduais, merecemos respeito”, destacou.

Cláudia Coutinho (PDT) também prestou solidariedade à colega de Parlamento. “Fica realmente todo o meu sentimento de solidariedade a Mical, pedindo justiça. Eu espero que seja feita justiça, e que o vice-governador realmente venha à Casa e se pronuncie”.

O deputado Dr. Yglésio (PRTB) afirmou, ao defender e prestar solidariedade à parlamentar, que “Felipe Camarão objetificou sexualmente a deputada Mical Damasceno” e que deve explicações à sociedade. “Existe um crime de responsabilidade, ligado à falta de decoro de um vice-governador, que está sendo subestimado e relativizado”, ressaltou.

A Prefeitura de Paço do Lumiar, sob a gestão do prefeito Fred Campos, convida toda a população e a imprensa para a inauguração da Escola Municipal Elias Ferreira, nesta quarta-feira, 28 de maio, a partir das 8h, na Avenida 04, bairro Vassoural.
A nova unidade foi construída do zero, substituindo a antiga Escola Municipal Moranguinho. Com estrutura moderna, acessível e acolhedora, a escola atenderá 146 alunos em tempo integral, nos turnos matutino e vespertino, oferecendo vagas para Creche (2 a 6 anos), Infantil I e II e 1º ano do Ensino Fundamental.
O prédio conta com:
•6 salas de aula amplas e climatizadas
•Refeitório, cozinha e depósitos
•Sala de professores, coordenação e direção
•Banheiros adaptados, parquinho, área verde, horta e chuveiros externos
A escola é mais um exemplo do compromisso da gestão com a educação de qualidade, desde a base.
Homenagem a Elias Ferreira
A escola leva o nome de Elias Ferreira, conhecido como Xexéu, avô da Secretária Municipal de Agricultura e Pesca, Carla Garcês. Morador do Vassoural, Elias foi um líder comunitário que lutou por melhorias na educação, no transporte e no lazer local.
Foi ele quem doou o terreno onde a escola foi construída, além de ter contribuído com a fundação do Colorado Futebol Clube, e com a construção da Capela de Nossa Senhora do Bom Parto, sua devoção. Um legado de compromisso e amor por Paço do Lumiar, encerrado em 19 de dezembro de 2017.
Serviço:
Inauguração da Escola Municipal Elias Ferreira
Data: Quarta-feira, 28 de maio de 2025
Horário: A partir das 8h
Local: Avenida 04, Vassoural – Paço do Lumiar

Ajude o Blog do Sidnei Costa

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: 72412763372
Publicidade