Neto Evangelista destaca obras e serviços entregues pelo governo Brandão

Neto Evangelista destaca obras e serviços entregues pelo governo BrandãoDurante discurso na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), nesta terça-feira (27), o deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil) repercutiu obras e serviços realizados pelo governo estadual nos últimos anos e que têm contribuído diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população.

O parlamentar lembrou que o atual governo já entregou mais de 700 viaturas de polícia e 200 ambulâncias, números que superam as entregas de gestões anteriores. Foi também de autoria do governador Carlos Brandão o maior programa de reforma de delegacias, principalmente aquelas localizadas no interior.

“O governador recebeu essas delegacias de forma precária e lançou um programa de reformas. Ele não vai entregar todo o sistema perfeito do dia para a noite, mas está se empenhando para fazer o melhor. Não se resolve sozinho um problema de sucateamento de dezenas de anos”, disse.

Neto denunciou que o hospital Socorrão está se negando a receber pacientes procedentes do interior do estado. Com isso, as UPAs estão sobrecarregadas, principalmente devido ao surto de doenças respiratórias. No entanto, o governador Carlos Brandão está tomando todas as providências necessárias para mudar esse quadro.

“O Socorrão de São Luís, que é de saúde plena e que tem de receber pacientes do interior, está se negando a isso. Logo, as UPAs vão ficando entupidas, exatamente em um momento em que o estado está tomado por doenças respiratórias. O governador tem se esforçado para minimizar situações externas que não estão sob seu controle, no que diz respeito às doenças respiratórias e ao número de pessoas infectadas”, afirmou.

O Secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve em Paço do Lumiar, na manhã desta quarta-feira (28), para acompanhar de perto duas importantes entregas no bairro Vassoural: a inauguração da reforma e ampliação da Escola Municipal Elias Ferreira e a pavimentação da Rua Afonso Araújo. As ações são fruto da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, que vem garantindo melhorias na vida da população.

Durante a solenidade de entrega da reforma da unidade de ensino, Orleans Brandão destacou o impacto da obra na educação local. “Essa escola representa muito mais do que uma nova estrutura física. Reafirma nosso compromisso com a base da educação, com o futuro das nossas crianças”, afirmou o secretário.

Localizada no Vassoural, a nova Escola Municipal Elias Ferreira — antes conhecida como Escola Moranguinho — agora conta com ambiente totalmente climatizado, seis salas amplas, refeitório, cozinha, horta, parquinho, entre outros espaços que garantem conforto e qualidade no processo de ensino-aprendizagem. A escola atenderá 146 crianças em tempo integral, desde a creche até o 1º ano do Ensino Fundamental.

Além da unidade de ensino, também foi entregue à comunidade a Rua Afonso Araújo, agora totalmente pavimentada em bloquete por meio do Programa Rua Nova, iniciativa do Governo do Maranhão e as prefeituras municipais. “Essa pavimentação é mais uma demonstração de que o municipalismo praticado pelo Governo do Estado é real, estamos fazendo uma grande transformação aqui em Paço do Lumiar. A gente vai seguir assim avançando por todo o Maranhão”, reforçou Orleans.

O prefeito Fred Campos disse estar satisfeito com o trabalho realizado por meio da parceira.
“Nós sabemos que podemos contar com o Governo do Estado e com o secretário Orleans Brandão que já fez inúmeras entregas em nossa cidade, que vão desde escolas, quadras poliesportivas, UBS e muito mais,” explicou o gestor municipal.

A agenda reforça o papel estratégico do Secretário Orleans Brandão na articulação entre os municípios e o Governo do Estado, promovendo políticas públicas que chegam até quem mais precisa.

Do alto de sua experiência, o deputado Antônio Pereira (PSB) fez análises sobre o atual cenário político maranhense, na sessão plenária desta quarta-feira (28), e defendeu a liderança do governador Carlos Brandão (PSB) no processo sucessório de 2026. Ele também elencou avanços do governo, com ações em diversos setores no estado.

“Hoje, queira ou não queira, é o maior líder do Maranhão. E nada mais justo, pelo que ele fez e faz, que possa liderar pessoalmente, sem abandonar o diálogo, seu ponto forte, as eleições estaduais de 2026”, declarou em referência a Carlos Brandão.

Antônio Pereira reforçou a popularidade do governador em regiões conhecidas como difíceis de serem conquistadas por políticos no estado. “O Brandão conquistou terras hostis, que foi a minha região, a região Tocantina. Tornou-se um grande líder”, observou, destacando pesquisa em que o chefe do Executivo aparece com índice de aprovação acima de 64%.

O parlamentar ressaltou que é natural que um governador que esteja com os índices que Brandão está, queira e lidere a sucessão, processo que deve ocorrer junto com suas lideranças mais próximas.

“É oportuno indicar o seu sucessor, que precisa ser próximo, que precisa ser confiável e reto, que possa ser visto pela classe política como continuidade, que nos motive a derramar suor na campanha – porque campanha também se faz com emoção, se faz com vontade, com alegria, com suor e sangue -, que nos una mais, que nos torne irmãos”.

Avanços
O deputado Antônio Pereira também destacou avanços alcançados pela atual gestão estadual. “Sob a batuta do governador Brandão, uma nova ordem se instala no Maranhão”, enfatizou.

Reconhecendo o trabalho feito por governadores que antecederam Brandão, Antônio Pereira fez uma ordem cronológica para falar do desenvolvimento contabilizado na gestão do peessedebista.

“A partir de 2023, principalmente, com sua maneira ímpar de fazer gestão de dentro para fora, buscando equilíbrio fiscal, o respeito aos contratos, investimentos em obras estruturantes e em serviços essenciais inegáveis, tem conquistado a população e o reconhecimento nacional como governo sério”.

Com conhecimento de causa, o deputado estadual Eric Costa (PSD) defendeu o investimento anunciado pelo governo do Estado nas Câmaras Municipais das cidades maranhenses. Na sessão desta quarta-feira (27), o parlamentar, que é ex-vereador de Barra do Corda, citou várias situações para confirmar que, nas cidades do interior, “quem primeiro é procurado, lá na ponta, é o vereador”.

“Eu defendo aqui, com muita tranquilidade, essa ação do Governo. Não tenho preocupação, não tenho incômodo algum em vir aqui dizer que é um investimento importante que o governo está fazendo nas Câmaras de Vereadores. Na qualidade de ex-vereador, digo ao governador Carlos Brandão (PSB) que essa ação trará resultado positivo”, disse.

Eric Costa observou que as caminhonetes que serão entregues aos Legislativos municipais garantirão mais estrutura e, consequentemente, mais serviço prestado à população.

“É de muita valia que as Câmaras de Vereadores tenham a estrutura necessária para que possam prestar o serviço que o vereador tem vontade de prestar. Esses carros serão muito úteis”, declarou.

Também enfatizou que, com o investimento, o governo fortalece a democracia. “Está fortalecendo esse órgão fiscalizador, que é a Câmara de Vereadores”.

Nesta quarta-feira (28), Paço do Lumiar celebrou mais um avanço histórico na área da educação com a inauguração da Escola Municipal Elias Ferreira, construída do zero em menos de seis meses pela gestão do prefeito Fred Campos, na comunidade Vassoural. A nova unidade substitui a antiga Escola Moranguinho e agora vai oferecer ensino de tempo integral para 146 crianças da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, em uma estrutura moderna, acessível e acolhedora.

Com mais de 600 m² de área construída, a escola conta com seis salas de aula climatizadas, refeitório, cozinha, banheiros adaptados, parquinho, área verde, horta escolar e até chuveiros externos — um verdadeiro espaço de transformação e inclusão.
A obra faz parte de um conjunto de grandes entregas da atual gestão, que tem se destacado pela atuação firme e rápida na reestruturação do município. Em menos de seis meses à frente da prefeitura, Fred Campos já se consolidou como um verdadeiro prefeito construtor, responsável por reformas e climatização de escolas, pavimentação de ruas através do programa

Pavimenta Paço, iluminação pública com LED, e construção de praças e espaços de convivência comunitária.
“Hoje é um dia de muita alegria. Estamos entregando uma escola moderna, construída com carinho e respeito à nossa comunidade. A Elias Ferreira é símbolo de que, quando se tem vontade, dá pra fazer muito em pouco tempo. A educação de qualidade começa por uma estrutura digna, e nós estamos fazendo isso acontecer em Paço do Lumiar”, afirmou o prefeito Fred Campos durante a solenidade.

A nova escola funcionará em regime integral, nos turnos da manhã e tarde, atendendo crianças de 2 e 3 anos na creche, Infantil I e II, e 1º ano do Fundamental. A proposta da gestão é fortalecer a base do ensino, garantindo mais tempo de aprendizagem, assistência pedagógica e cuidado integral com os alunos.
A cerimônia de entrega contou com a presença do Secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, que enalteceu a parceria entre o município e o Governo do Estado. “Acreditamos em um municipalismo forte, onde Estado e Prefeitura trabalham juntos para melhorar a vida das pessoas. Essa nova escola é reflexo dessa união e de um governo que entrega com seriedade e compromisso.”

Uma justa homenagem: o legado de Elias Ferreira, o “Xexéu”
A escola leva o nome de Elias Ferreira, conhecido como “Xexéu”, figura querida e respeitada da comunidade do Vassoural. Nascido em 1922, Elias dedicou sua vida a lutar por melhorias na educação, no transporte e no lazer da região. Ele foi responsável por doar o terreno da antiga escola e, junto com sua esposa, também contribuiu com a doação de um terreno para a construção de uma capela em devoção a Nossa Senhora do Bom Parto. Fundador do tradicional Colorado Futebol Clube, seu nome agora está eternizado em um espaço que continuará a transformar vidas.
Com a entrega da Escola Municipal Elias Ferreira, a Prefeitura de Paço do Lumiar reafirma seu compromisso com a educação de base, com foco na dignidade, infraestrutura de qualidade e formação de um futuro mais justo e promissor para as novas gerações.

Após denúncia de empresário, moradores da zona rural se unem e reformam a ponte que Fernando Cutrim nunca entregou!

Pirapemas (MA) – A paciência acabou! Após a denúncia bombástica do empresário Ronilson, que escancarou o abandono da zona rural, moradores da zona rural resolveram agir por conta própria e começaram a reformar a ponte que liga o povoado São José da Vitória à comunidade vizinha. A estrutura, essencial para o tráfego de pessoas e mercadorias, foi esquecida pelo poder público e abandonada pelo Prefeito Fernando Cutrim.

Um vídeo forte que circula nas redes sociais mostra os moradores carregando madeira e trabalhando duro para recuperar a ponte que há anos deveria ter sido construída pela Prefeitura. A cena é de esforço coletivo e, ao mesmo tempo, de revolta com a omissão do gestor municipal.

“A Prefeitura não faz, então a gente tem que fazer. Não dá mais pra esperar,” diz um dos moradores no vídeo, enquanto enfrenta o barro e a precariedade.

A ponte é fundamental para escoar a produção agrícola, garantir o acesso a serviços básicos e manter a ligação entre comunidades. A ausência dessa estrutura mostra o completo abandono da zona rural de Pirapemas.

E o povo pergunta:

Cadê o prefeito? Cadê a infraestrutura? Cadê o respeito com quem mora no interior?

Se Fernando Cutrim não está dando conta de administrar Pirapemas, a melhor atitude é renunciar ao cargo e deixar o comando do município para alguém que tenha compromisso com o povo!

O interior pede socorro, mas também exige responsabilidade e ação imediata. A zona rural não aceita mais ser tratada como invisível!

Ajude o Blog do Sidnei Costa

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: 72412763372
Publicidade