’Caso do Print’: crise política e sinais de espionagem?

Nesta segunda-feira (26), mais um capítulo da grave crise política envolvendo os ataques à deputada Mical Damasceno (PSD) veio à tona. Circula em páginas nas redes sociais a informação sobre a existência de um suposto encontro entre o blogueiro que fez as publicações do que seriam falas sexistas e misóginas do vice-governador, Felipe Camarão (PT), contra a parlamentar, e a liderança política Aldenir Santana Neves.

Do encontro, o profissional da comunicação teria saído com um pacote.

Aldenir Santana, no entanto, emitiu uma nota pública negando qualquer envolvimento e rechaçando o que considerou insinuações. Segundo ele, as alegações são infundadas e têm o único objetivo de desviar o foco do cerne do problema.

“As insinuações maldosas e inverídicas veiculadas em matéria grotesca, tentando me vincular a um problema absolutamente alheio, não condizem com minha postura. Aliás, minha ida ao supermercado ocorreu bem depois da crise política envolvendo o jornalista ter sido exposta publicamente. Lamentavelmente, a matéria em questão demonstra que se busca mais dar voz às fake news do que à verdade, uma vez que nada do que foi dito na interpelação ali veiculada corresponde à realidade. Todas as interpretações são falsas, e todas as afirmações feitas são flagrantemente inverídicas”, diz.

Aldenir também questiona a possível existência do que chamou de “verdadeiro ‘quartel general’ de espionagem em operação na capital maranhense”.
“A mando de quem estavam me seguindo? Ou a mando de quem vigiavam o jornalista? Do que têm medo? Quem estaria ameaçando a vida do jornalista como se comenta?”, acrescentou.

Esse novo desdobramento também deve ser levado a investigação pela Polícia Civil.

 

 

Blog do Gilberto Léda

 

 

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, realizou na semana passada uma vistoria técnica ao Complexo de Ciências da Saúde (CCS), local onde funcionará o curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em São Luís. O espaço passa por obras, conduzidas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

“Esse curso de Medicina da Uema é extremamente importante. Criamos o curso e agora estamos concluindo o prédio para dar oportunidade às pessoas, principalmente às de baixa renda, de se formarem em Medicina. Não tenho dúvidas de que aqui será uma das melhores faculdades de Medicina do Maranhão. Temos bons professores e o prédio está com estrutura de primeira qualidade”, destacou o chefe do Executivo estadual.

O governador Carlos Brandão ainda destacou que vai enviar à Assembleia Legislativa um projeto de lei para garantir que 50% das vagas do curso de Medicina da Uema sejam destinadas a estudantes de escolas públicas.

O complexo possui 16.693,43 m² de área total, sendo 3.960,37 m² de área construída. O espaço é composto pelos prédios Educacional, do Ambulatório, de Anatomia e pelos Anexos.

O prédio educacional contará com oito salas de aula, 12 de tutoria, 10 consultórios práticos, dois laboratórios morfofuncionais, duas salas de simulação realística, uma sala de estudo, uma sala destinada aos professores, uma cantina e três salas de atendimento aos alunos.

O Complexo de Ciências da Saúde também conta com o prédio do Ambulatório, que terá nove consultórios de clínica médica, dois consultórios pediátricos, uma sala de raio-X, uma sala de ultrassonografia, área para eletrocardiograma e consultório de ginecologia.

O prédio de Anatomia contará com duas salas de aula prática, uma sala de preparo das peças anatômicas e uma de paramentação. Já os anexos são formados por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), espaço para guarda de resíduos, entre outros setores.

As obras do CCS, em São Luís, seguem em andamento, com 84% de execução, e a previsão de conclusão é para junho de 2025. Estão sendo realizados serviços de instalações elétricas, hidrossanitárias, drenagem pluvial, climatização e sistema de combate a incêndio. Também estão em execução a instalação de forro em gesso acartonado estruturado, alvenaria em drywall, pintura interna e externa dos prédios, além de assentamento de revestimentos de piso e parede, entre outros serviços.

O diretor do Complexo de Ciências da Saúde, professor Af Ali Uthant, ressaltou a importância de contar com um equipamento público de qualidade para a formação de jovens em um curso tão concorrido como o de Medicina.

“Quero agradecer ao governador Carlos Brandão por essa possibilidade de atuar em uma obra tão importante, que vai impactar muito na qualidade do ensino na área da saúde no Maranhão. Muitos serão beneficiados com esse curso”, afirmou o professor.

A secretária Thais Kellen Leite de Mesquita, titular da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e Presidente do Conselho de Secretarias Municipais do Maranhão (COSEMS-MA), mentiu perante a Câmara Municipal de Vargem Grande, ao negar a nomeação do servidor Carlindo Diniz Farias no cargo de coordenador da Vigilância Sanitária, órgão ligado à Semus.

Na quinta-feira, 22, por meio do ofício nº 07/2025, Thais Mesquita garantiu que Carlindo Farias não foi nomeado para ocupar qualquer função de confiança em 2025 na Secretaria de Saúde. A correspondência, dirigida ao presidente da Câmara, Thiago Braz, foi lida na sessão ordinária de sexta-feira, 23.

O problema, contudo, é que a secretária foi desmentida através de um alvará de autorização sanitária, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação Municipal de Vigilância em Saúde. No documento, que permite o funcionamento de estabelecimentos, Carlindo Farias é identificado como o coordenador da vigilância sanitária. O secretário adjunto, João Batista Oliveira Barros, também assina o alvará.

Possível prevaricação

Por conta da situação, os vereadores Jociedson Aguiar (PL) e Dr. Júnior Castro (Republicanos) apontaram que a titular da Semus, pode ter cometido o crime de prevaricação, previsto no artigo 319 do Código Penal.

O crime de prevaricação acontece quando funcionários públicos atuam de forma ilegal de forma a atender interesses particulares. A penalidade varia de três meses a um ano de detenção e aplicação de multa a ser definida pelo juiz competente.

No caso de Thais Mesquita, a prevaricação pode ter ocorrido em função de ela ter sido alertada a nomeação de um denunciado por pedofilia e violência doméstica em cargo de chefia.

Ao negar a nomeação do acusado, sendo confrontada com um alvará assinado pelo servidor em questão, a secretária pode ser responsabilizada criminalmente, de acordo com a legislação prevista.

Durante a campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes foram realizadas, na unidade de ensino, diversas atividades com estudantes, servidores e paiDeputada Janaína participa do encerramento das atividades da campanha Maio Laranja na Creche-Escola Sementinha

A deputada Janaina (Republicanos) participou, nesta segunda-feira (26), na Creche-Escola Sementinha, mantida pelo grupo de Esposas dos Deputados do Maranhão (GEDEMA), de ato de encerramento da campanha Maio Laranja de 2025, de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação, realizada na quadra poliesportiva da unidade, com os pais e alunos do maternal até o 5º ano, foi marcada pela apresentação de uma peça teatral pela Companhia Improviso.

Maio é o mês de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A Lei Federal nº 9.990/2000 instituiu 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No Maranhão, a deputada Janaína é autora da Lei nº 12.311/2024, sancionada pelo governador Carlos Brandão (PSB), que determina a criação do cadastro estadual de agressores sexuais de crianças e/ou adolescentes no Estado do Maranhão.

Importância

Na oportunidade, a deputada Janaina falou sobre a importância da campanha Maio Laranja e alertou para o aumento dos casos de crimes sexuais e outros perpetrados contra crianças e adolescentes no Maranhão.

“No Maranhão, em 2024, segundo dados do IPCA, foram registrados 751 casos de violência sexual, 99 físicas, 65 psicológicas e 17 de negligências. Com essa campanha, estamos conscientizando, orientando e combatendo o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes em nosso estado. Se alguém tiver conhecimento de alguma situação de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, disque 100, procure a Polícia ou o Conselho Tutelar”, assinalou deputada Janaína.

A deputada acrescentou que não podemos ficar inertes diante dessa situação e que proteger as nossas crianças é um dever de todos, principalmente dos educadores, que devem se tornar agentes protetivos.

Relevância

A diretora da Creche-Escola Sementinha, Cynthia Vieira, fez uma avaliação e ressaltou a relevância da campanha Maio Laranja, na Creche Escola Sementinha.

“Iniciamos nossas ações, dia 11 de maio, realizando uma roda de conversa com os pais; depois no dia 17, com os pais e alunos do programa Sol Nascente; em seguida, dia 19 promovemos uma capacitação com o corpo docente e administrativo e, hoje, encerramos com dois momentos, sendo um com nossos alunos e outro com os pais. Estamos muito felizes enquanto escola em poder proporcionar esse espaço e agradecidos à presidente da Assembleia, deputada Iracema, à presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão, Carol Duailibe, e à deputada Janaina”, disse.

Cýnthia Vieira esclareceu que, a atividade desta segunda-feira (26), foi desenvolvida de forma muito lúdica, por meio de uma peça teatral feita pela Companhia Improviso, na qual foram abordados os cuidados com o corpo.

“Numa linguagem muito apropriada, muito lúdica e leve, foram passadas orientações dos cuidados que as crianças precisam ter com o corpinho delas, e entender quem pode tocar e que parte pode tocar, alertando sempre que, não se sentindo à vontade, deve comunicar um adulto sobre o acontecido”, afirmou Cynthia Vieira.

Deputada Janaína, Cynthia Vieira e integrantes da equipe da Creche-Escola Sementinha

No Brasil, próceres do Centrão avaliam que Bolsonaro será preso até o final de julhoJair Bolsonaro e presídio federal de segurança máxima

Apesar de considerar a imposição de sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo dos Estados Unidos, sob a presidência de Donald Trump, avalia que essas medidas não terão efeito prático sobre o julgamento de Jair Bolsonaro (PL), acusado de tentativa de golpe de Estado, informa Paulo Cappelli, do Metrópoles.

Um representante da Casa Branca afirma que a ofensiva diplomática contra o STF — que inclui a possibilidade de acionar a severa Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes — não deverá alterar o posicionamento dos magistrados da 1ª Turma da Corte.

Embora integrantes do governo Trump considerem provável uma eventual prisão de Bolsonaro, acreditam que ela seria breve. A expectativa entre esses interlocutores é de que o ex-presidente poderá ser libertado posteriormente, por decisão política interna do Brasil, em caso de eventual eleição, em 2026, de um presidente de direita ou extrema direita. A avaliação entre setores da gestão Trump é de que Bolsonaro poderia ser agraciado com indulto.

Centrão estima que prisão de Bolsonaro ocorrerá até julho 

 Enquanto isso, no Brasil, lideranças do Centrão intensificaram os alertas sobre a possibilidade concreta de prisão de Jair Bolsonaro já nos próximos dois meses, relata Igor Gadelha, do Metrópoles. Políticos com bom trânsito no Judiciário, oriundos de partidos como União Brasil e Progressistas, informaram aliados do ex-presidente de que sua prisão pode ser decretada até o fim de julho.

Na sequência, as defesas ainda poderão solicitar novas provas ou diligências. Depois disso, o STF passará a ouvir os réus diretamente. O processo seguirá com as alegações finais das partes e, só então, com a prolação da sentença. Eventuais embargos ainda poderão ser interpostos antes que se determine a execução da pena.

Mical Damasceno (@micaldamasceno) / X

A Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Maranhão (CEADEMA) publicou nesta quinta-feira (23) uma nota oficial em defesa da deputada estadual Mical Damasceno. A instituição evangélica prestou solidariedade à parlamentar diante das recentes declarações de cunho misógino e sexista veiculadas pela mídia maranhense.

Na nota, a CEADEMA reconhece a trajetória ilibada e o testemunho cristão da deputada, destacando sua firmeza nos princípios do Evangelho, sua coragem no exercício da vida pública e o respeito conquistado por meio de sua atuação coerente com os valores cristãos.

“A política precisa de mais mulheres como a deputada Mical: destemidas, convictas, competentes e comprometidas com causas sociais e morais que dignificam a vida”, diz o documento.

A Convenção também enfatizou que a atuação de representantes eleitos deve acontecer em um ambiente de respeito, livre de agressões e preconceitos, reafirmando seu apoio incondicional à parlamentar. Segundo a nota, a vida pública da Deputada Mical Damasceno é “luz em meio aos tempos sombrios, referência em meio às incertezas e esperança em meio às adversidades”.

A manifestação da CEADEMA reforça a legitimidade da atuação da deputada, que representa com firmeza o segmento evangélico no parlamento estadual, e demonstra o respaldo institucional que ela possui no estado do Maranhão.

NOTA_DE_APOIO_DEP_MICAL_DAMASCENO_assinado (1)

 

 

Ajude o Blog do Sidnei Costa

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: 72412763372
Publicidade