OPERAÇÃO MULHER SEGURA: POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM INVESTIGADO POR ABUSAR SEXUALMENTE DA PRÓPRIA MÃE EM BALSAS

OPERAÇÃO MULHER SEGURA: POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM INVESTIGADO POR ABUSAR SEXUALMENTE DA PRÓPRIA MÃE EM BALSAS

Na tarde da última segunda-feira(22), um trabalho integrado entre a Polícia Militar e Polícia Civil do Maranhão resultou, na prisão em flagrante de um homem suspeito pela prática do crime de estupro de vulnerável, que teve como vítima sua própria mãe, fato ocorrido no bairro Nova Açucena, no município de Balsas. A prisão teve como base denúncias de familiares que apontavam que os abusos eram constantes.

De acordo com as informações apuradas pela Delegacia Especial da Mulher(DEM), a vítima seria uma idosa de 66 anos de idade, que possui histórico de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que além de sofrer os abusos sexuais, também seria vítima de violência patrimonial e física.

O suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável e, posteriormente, encaminhado para uma unidade prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A vítima foi submetida aos cuidados médicos necessários e, em seguida, encaminhada para ficar sob os cuidados de familiares. As investigações seguem em andamento com o objetivo de esclarecer integralmente os fatos.

A ação policial foi realizada no âmbito da Operação Mulher Segura, iniciativa voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher e à garantia do cumprimento das medidas judiciais de proteção às vítimas.

O debate realizado entre os ex-secretários de Saúde Tiago Fernandes, que atuou na gestão estadual, e Joel Nunes, ex-titular da pasta em São Luís, no UQ Podcast, evidenciou diferenças importantes na abordagem dos problemas da saúde pública maranhense. Ao longo da discussão, Tiago apresentou dados, contextualizou pactuações do Sistema Único de Saúde (SUS) e detalhou o funcionamento da rede de atendimento, demonstrando domínio dos temas debatidos.

Um dos principais pontos levantados por Tiago foi a baixa cobertura da atenção primária em São Luís. Segundo ele, a falta de acompanhamento preventivo faz com que milhares de pacientes procurem diretamente as unidades de urgência e emergência, contribuindo para a sobrecarga dos hospitais. O ex-secretário também ressaltou que a capital possui responsabilidades pactuadas no atendimento regionalizado e recebe recursos federais para atender pacientes de diversos municípios do Maranhão, razão pela qual o fluxo de usuários do interior para São Luís é uma consequência natural da organização da rede pública de saúde.

Outro tema abordado foi o impacto de decisões administrativas da gestão municipal sobre a rede estadual. Tiago citou mudanças no atendimento do Hospital da Criança e alterações em parcerias entre Município e Estado, como no caso da Policlínica do Cohatrac. Na avaliação dele, medidas desse tipo acabaram transferindo demandas para estruturas estaduais e aumentaram a pressão sobre serviços já bastante procurados pela população.

Ao final, o debate acabou servindo como uma demonstração da qualificação técnica dos quadros que passaram pela gestão do governador Carlos Brandão. Enquanto Tiago apresentou números, diagnósticos e soluções para os desafios da saúde pública, suas argumentações encontraram pouca contestação ao longo da discussão. Para observadores da cena política, o desempenho reforçou a imagem de um grupo que reúne profissionais com experiência prática e conhecimento aprofundado da realidade da saúde maranhense.

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta terça-feira (23) em São Luís reunindo lideranças políticas do PRD. No encontro com dirigentes, pré-candidatos a deputado estadual e federal e outras lideranças do partido, Orleans reafirmou o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de todas regiões do Maranhão.

“Eu conheço esse estado. Dediquei minha vida a andar, conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. Eu sei do que já fiz como secretário e quero fazer muito mais”, afirmou Orleans Brandão.

Ele reforçou a importância da gestão pública ser focada nos municípios. “A política do municipalismo é construída ouvindo as pessoas e entendendo a realidade de cada cidade. Foi assim que muito avançamos e tenho certeza que o Maranhão avançará muito mais”, disse.

O presidente estadual do PRD e deputado federal Marreca Filho defendeu a pré-candidatura de Orleans.
“Nós temos de um lado um candidato que conversa, que escuta, que tem humildade e sabe reconhecer o trabalho de cada pessoa que está na ponta. Temos um time preparado, unido e que acredita nesse projeto”, declarou.

A vereadora e pré-candidata a deputada federal Rayssa Campos declarou apoio ao pré-candidato durante o encontro.
“Quero dizer em público que faço parte do time Orleans Brandão, porque acredito no projeto liderado por ele”, afirmou ela.


Uma denúncia encaminhada ao Portal São Luís Notícia aponta possíveis irregularidades na condução do Pregão Eletrônico nº 013/2026, realizado pela Prefeitura de Rosário para a aquisição de material de limpeza. O certame teve como vencedora a empresa Ribeiro Distribuidora Ltda.

De acordo com o denunciante, a empresa Solicita Licitações, responsável pela consultoria dos processos licitatórios do município e que tem à frente André Maia e Madison Leonardo, conhecido como “Leleo”, estaria homologando e adjudicando licitações com supostas inconsistências documentais, em desacordo com a Lei Federal nº 14.133/2021.

André Maia
Madison Leonardo

A denúncia sustenta que a Ribeiro Distribuidora Ltda apresentou balanços patrimoniais referentes aos anos de 2023 e 2024, embora, segundo o relato, já fosse exigível a apresentação da documentação contábil referente ao exercício de 2025.

Outro ponto questionado diz respeito ao endereço da empresa. Conforme a denúncia, a proposta apresentada no processo licitatório informa um endereço localizado no Centro de São Luís, enquanto o cartão do CNPJ apontaria outro endereço, situado no bairro Cohama. O denunciante afirma ainda que, ao verificar o local indicado, encontrou um imóvel residencial em construção, o que levanta dúvidas sobre a estrutura física da empresa para execução de contratos de grande porte.

A denúncia também cita a proprietária da empresa, Nayane Teresa Martins Ribeiro. Segundo o relato encaminhado ao portal, ela seria beneficiária de programa social destinado a famílias de baixa renda, fato que gerou questionamentos sobre a compatibilidade entre a condição socioeconômica informada e a capacidade financeira da empresa para vencer licitações milionárias.

Ainda de acordo com a denúncia, situações semelhantes estariam ocorrendo de forma recorrente em processos licitatórios realizados pelo município de Rosário, atualmente administrado pelo prefeito Jonas Magno. O denunciante questiona os critérios adotados na análise documental das empresas participantes e levanta suspeitas sobre possível favorecimento a determinados concorrentes.

Diante das alegações, o denunciante solicita que os órgãos de controle e fiscalização analisem o caso para verificar se houve o cumprimento das exigências previstas na Lei nº 14.133/2021 e se todos os procedimentos adotados no certame observaram os princípios da legalidade, transparência e isonomia.

O espaço permanece aberto para manifestação da Prefeitura de Rosário, da empresa Solicita Licitações, de André Maia, Madison Leonardo (“Leleo”), da Ribeiro Distribuidora Ltda e de Nayane Teresa Martins Ribeiro sobre os fatos relatados na denúncia.

Fonte: São Luís Notícias

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

*Unidade*

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

IMPERATRIZ.Julgamento finalizou por volta das 22h desta segunda-feira (22)foto/divulgação: Divulgação

A 3ª Vara Criminal da Comarca de Imperatriz condenou, nesta segunda-feira (22), Jordélia Pereira Barbosa pelos crimes de duplo homicídio qualificado consumado contra duas crianças e tentativa de homicídio qualificado contra a mãe das vítimas. A pena total foi fixada em 66 anos, 8 meses e 7 dias de reclusão, em regime inicial fechado.

De acordo com a denúncia, a condenada enviou um ovo de Páscoa envenenado para a residência de Mirian Lira Rocha, em Imperatriz, por intermédio de um mototaxista. O alimento foi consumido pela família e causou a morte de Luiz Fernando Rocha Silva, de 7 anos, e de Evillyn Fernanda Rocha Silva, de 13 anos. Mirian também ingeriu o produto, mas sobreviveu após receber atendimento médico de urgência e ser internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Durante o julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu que a acusada praticou tentativa de homicídio triplamente qualificado contra Mirian, por motivo torpe, com emprego de veneno e mediante dissimulação. Os jurados concluíram que a morte da vítima não ocorreu apenas em razão do rápido socorro médico prestado.

Em relação às duas crianças, os jurados reconheceram a prática de duplo homicídio quadruplamente qualificado. Segundo a decisão, a ré assumiu o risco de provocar a morte dos menores ao enviar o alimento envenenado para a residência onde eles viviam com a mãe. Foram reconhecidas as qualificadoras de motivo torpe, uso de veneno, dissimulação e o fato de as vítimas serem menores de 14 anos.

Na sentença, o magistrado destacou o elevado grau de planejamento da ação criminosa. A condenada teria se deslocado de Santa Inês para Imperatriz, utilizado disfarces, se hospedado em hotel com identidade falsa e monitorado a rotina da vítima antes da prática do crime.

A pena foi individualizada em 14 anos, 9 meses e 25 dias pela tentativa de homicídio contra Mirian; 25 anos, 11 meses e 6 dias pela morte de Luiz Fernando; e 25 anos, 11 meses e 6 dias pela morte de Evillyn. Como os crimes foram considerados praticados com desígnios autônomos em relação a cada vítima, as penas foram somadas, resultando na condenação final de 66 anos, 8 meses e 7 dias de prisão.

O juiz também manteve a prisão preventiva da condenada e negou o direito de recorrer em liberdade. A decisão determina o início imediato do cumprimento da pena, em conformidade com o entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a execução das condenações impostas pelo Tribunal do Júri. A acusação foi representada pelos promotores de Justiça Tiago Quintanilha Nogueira e Gabriele Gadelha Barboza de Almeida.

Além da pena privativa de liberdade, foi fixada indenização mínima por danos morais de 100 salários mínimos para Mirian Lira Rocha e de 400 salários mínimos para os pais das duas vítimas fatais, em razão dos prejuízos físicos, psicológicos e da perda irreparável sofrida pela família.

A sentença foi proferida pelo juiz Fábio da Costa Vilar, que presidiu a sessão do Tribunal do Júri da 3ª Vara Criminal de Imperatriz.

Ajude o Blog do Sidnei Costa

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: 72412763372
Publicidade