Orleans Brandão lidera entregas do Governo do Maranhão em Loreto

O secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, liderou, nesta sexta-feira (30), uma série de ações no município de Loreto, no sul do Maranhão. A agenda institucional foi marcada por entregas que reforçam o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento local, a segurança alimentar e a valorização cultural.

“Chegamos a Loreto nesse importante dia de festividades com a Cavalgada Cidadã trazendo inúmeros benefícios para a população na área da infraestrutura, no combate à fome e no fortalecimento da saúde. O municipalismo é a bandeira do Governo do Estado e levar benefícios e cidadania para a cada cidade é nossa missão,” afirmou Orleans.

Entre os destaques, a entrega da pavimentação com blocos de concreto na Rua Siqueira Campos, realizada por meio do programa Rua Nova para melhorar a infraestrutura urbana, garantir maior mobilidade, segurança viária e qualidade de vida para os moradores da região.

A programação também incluiu a tradicional Cavalgada Cidadã, realizada pelas ruas da cidade até o Parque Bebé Coelho. O evento visou promover a conservação das tradições locais.

Outro marco da agenda foi a inauguração do Restaurante Popular de Loreto, com capacidade para servir 1.000 refeições diárias entre café da manhã, almoço e jantar. O equipamento garantirá segurança alimentar para as populações mais vulneráveis e fomentará a agricultura familiar, por meio de compras institucionais. Agora a população poderá fazer suas refeições diárias por apenas R$ 2,50: R$ 0,50 para o café da manhã, R$ 1,00 para o almoço e jantar.

A programação encerrou com a entrega de uma ambulância, reforçando o compromisso do Estado com a melhoria dos serviços de saúde no município.

Todas as ações ocorreram durante o festejo de Nossa Senhora de Loreto, padroeira da cidade, fortalecendo o vínculo entre o poder público e as manifestações culturais e religiosas locais.

O prefeito de Loreto, Germano Coelho, demonstrou-se agradecido pelos benefícios entregues para a cidade.
“O Governo do Estado é nosso grande parceiro no trabalho em busca do desenvolvimento de Loreto. Temos feito parcerias e contamos sempre com a sensibilidade do Orleans e do governador para tornar nossa cidade ainda melhor,” afirmou.

O prefeito Fred Campos segue acelerando o ritmo de obras em Paço do Lumiar e reforçando seu compromisso com a infraestrutura e a qualidade de vida da população. Nesta quinta-feira (29), Fred deu início a mais uma frente de trabalho do programa Pavimenta Paço, com o lançamento de quase 1 km de pavimentação em bloquetes nas Avenidas 03 e 04 da Vila Epitácio Cafeteira.
Reconhecido como o prefeito que mais trabalha no Maranhão, Fred Campos tem levado obras por todas as regiões do município. A cada nova frente iniciada, cresce o sentimento de orgulho e pertencimento dos luminenses.

“O Pavimenta Paço é mais do que um programa de infraestrutura — é um compromisso com a dignidade das famílias. Estamos transformando ruas, valorizando bairros e cuidando de quem mais precisa. E podem ter certeza: não vamos parar!”, afirmou o prefeito Fred Campos.

Moradora da região, a dona de casa Maria do Amparo expressou a alegria de ver a tão sonhada obra chegar:
“Esperei por muitos anos pra ver essa rua com pavimentação de verdade. Era muita lama no inverno e poeira no verão. Agora, com esses bloquetes, vai melhorar tudo! Dá orgulho ver que o prefeito tá olhando pra gente aqui do bairro.”

O programa Pavimenta Paço já pavimentou dezenas de ruas e é um marco da atual gestão. Os bloquetes utilizados nas obras garantem mais resistência, durabilidade, melhor escoamento das águas pluviais e maior valorização para os bairros atendidos.
A ação contou ainda com a presença da vice-prefeita Mariana Brandão, do presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Feitosa, e dos vereadores Kamilla Belfort, Neto Botão, Paulinho Lima Verde, Carmem Aroso e Rafael Neves, além do secretário de Infraestrutura, Marlus Mota, e demais secretários municipais.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu voto nesta sexta-feira, 30, pela constitucionalidade da reeleição da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), referente ao biênio em curso.

O magistrado, que havia pedido vista do processo no dia 24 de abril, acompanhou o voto da ministra relatora do caso, Cármen Lúcia.

“Tratou-se, na prática, de controlar o exercício de competência normativa das próprias Casas Legislativas, no que diz respeito aos critérios e procedimentos adotados para a eleição de seus órgãos diretivos, reconhecida a sensibilidade do tema, em perspectiva mais ampla, para o exercício de todas as demais competências constitucionais desses órgãos. No caso em julgamento, a tese de inconstitucionalidade apresentada pelo Partido Requerente sugere que a competência da Assembleia Legislativa para a normatização de seus processos internos foi instrumentalizada para o propósito de interferir no processo eleitoral para composição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. Nesse sentido, chamou-se a atenção para a edição de sucessivas Resoluções tratando das regras eleitorais, entre elas a Resolução 1300/2024, de 6 de novembro de 2024, em momento imediatamente anterior à eleição realizada em 13 de novembro de 2024, para a eleição da Mesa Diretora, onde apurado o empate entre os dois candidatos em disputa. Essas circunstâncias, a princípio, sugeriram a necessidade de, a exemplo dos precedentes das CORTE referidos, cogitar da aplicação, ao caso, dos princípios e regras constitucionais que visam a conferir estabilidade, segurança e idoneidade aos processos eleitorais, notadamente aquelas que inibem a alteração estratégica e oportunista de suas regras, como, por exemplo, a regra do art. 16 da Constituição Federal, com base na qual a Jurisprudência da CORTE entende justificada a aplicação do princípio da anualidade eleitoral. No entanto, os esclarecimentos trazidos pelo Min. DIAS TOFFOLI, em acréscimo ao destacado pela Min. Relatora, dão conta de que o critério de desempate tratado na Resolução 1300/2024 já era há muito vigente, pelo que a sua aplicação no último processo eleitoral para eleição da Mesa Diretora não afronta o art. 16 da CF, sem prejuízo da análise de elementos que possam indicar a possibilidade de desvio de finalidade. Em vista do exposto, ACOMPANHO da Ministra Relatora, para julgar IMPROCEDENTE a Ação Direta”, cravou Moraes.

Iracema, agora, tem cinco votos favoráveis à constitucionalidade da sua reeleição – já haviam acompanhado a relatora os ministros Nunes Marques, Dias Toffoli e Gilmar Mendes – questionada por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pela direção nacional do partido Solidariedade, do deputado Othelino Neto, derrotado pela socialista no pleito interno realizado no dia 13 de novembro do ano passado.

O prazo para encerramento do julgamento é no dia 06 de junho.

No entanto, obtendo apenas mais um voto, Iracema formará maioria e encerrará a peleja na Suprema Corte.

Falas em defesa da deputada Mical Damasceno (PSD), que teve seu nome envolvido no chamado caso dos prints, foram ouvidas durante o 1º Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão, realizado nesta quinta-feira (29), na Assembleia Legislativa. A presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB) e a deputada Andréia Rezende (PSB), além da própria Mical, que foi bastante aplaudida, trataram do tema de forma enfática.

“A gente foi vítima, aqui na Assembleia, de uma coisa horrível, que a deputada Mical sofreu. Nossa solidariedade a você, Mical”, declarou Iracema Vale, em referência a prints de conversa em whatsapp de cunho misógino e sexual, entre o blogueiro Victor Landim e, supostamente, o vice-governador Felipe Camarão.

E complementou: “Esse tipo de comentário é horrível. Porque não se faz com homens, se faz conosco, mulheres que ocupamos espaços de poder. Também temos que nos unir nesse aspecto. Não podemos permitir que isso aconteça porque nós estamos lá com um mandato que independe de se você é homem, se você é mulher”.

Mais solidariedade
A deputada Andréia Rezende, ao se solidarizar, também alertou para que todos façam uma refletir sobre o ocorrido.

“Mical foi vítima de uma violência de gênero tremenda. Porque quando eles querem nos atingir, usam palavras de cunho sexual, palavras de baixo calão. Mas, eu quero dizer que a Assembleia não aceitará e que nós vamos lutar para que outras não passem por isso”, afirmou, pedindo uma salva de palmas para Mical.

A deputada Mical Damasceno agradeceu as palavras, ressaltou que é possível perceber as mudanças na Assembleia, agora, sob uma gestão feminina, e pediu apoio às lideranças mulheres presentes ao evento, inclusive citando a frase “mexeu com uma, mexeu com todas”.

“Vim aqui falar com vocês, colegas vereadoras, parlamentares, para nos unirmos neste momento. Estou precisando de vocês, minhas colegas”, disse, afirmando que levará o caso adiante em busca de justiça.

“Eu, como serva do Senhor, como evangélica, eu perdoo. Perdoo, mas consequências virão”, enfatizou.

Nesta quinta-feira (29), a sede da Prefeitura de Paço do Lumiar foi tomada por alegria, curiosidade e muita doçura. O prefeito Fred Campos recebeu a visita de um grupo de crianças da Escola Comunitária Nova Canaã, que estão participando de um projeto pedagógico que busca aproximar os alunos dos espaços públicos do município.

Durante a visita, as crianças conheceram o prédio da prefeitura, aprenderam sobre o funcionamento da gestão municipal e, claro, aproveitaram para fazer seus pedidos diretamente ao prefeito: praça com parquinho e bloquetes para as ruas onde moram.

Com a sensibilidade de quem entende que governar também é ouvir as vozes pequenas, Fred Campos não pensou duas vezes:

“Esses pedidos são mais que legítimos — são justos e necessários. Vamos atender sim! O olhar das crianças é puro e cheio de esperança. E é pra elas que a gente trabalha todos os dias.”

A gestora da escola, Valberlene Costa, destacou a importância desse contato:

“Foi uma oportunidade única. As crianças saíram encantadas, sentindo que foram ouvidas. Isso fortalece a cidadania desde cedo. Agradecemos muito ao prefeito pela recepção e por assumir esse compromisso com nossos pequenos.”

Fred Campos vem se consolidando como um líder que dialoga com todos: da infância à melhor idade. É um prefeito que escuta, acolhe e trabalha com o coração — por isso, conquista todas as gerações com ações concretas e respeito por cada fase da vida

Vereadoras Thay Evangelista e Concita Pinto conclamam mulheres a buscar maior participação na políticaA procuradora da Mulher da Câmara Municipal de São Luís, vereadora Thay Evangelista, e a presidente da União Parlamentar dos Vereadores e Câmaras Municipais do Maranhão, Concita Pinto, participaram nesta quinta-feira (29) do 1º Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão, realizado no Auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão. Na ocasião, as parlamentares conclamaram as mulheres a ter uma maior participação na política.

Na cerimônia de abertura do evento, comandada pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), tanto Thay Evangelista quanto Concita Pinto destacaram a importância do fortalecimento da representatividade feminina na política.

O 1º Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão reuniu vereadoras de diferentes municípios maranhenses para debater os desafios, avanços e perspectivas da participação das mulheres no Poder Legislativo.

Thay Evangelista afirmou que este evento representou uma iniciativa inédita no Estado, como um marco para a construção de políticas públicas voltadas à equidade de gênero.

“Obtivemos aqui um momento da maior importância, em face deste espaço de diálogo, de troca de experiências e, principalmente, de fortalecimento das mulheres que ocupam espaços de poder. Queremos mostrar, cada vez mais, que estamos presentes e preparadas para contribuir com o desenvolvimento dos nossos municípios”, afirmou a vereadora Thay Evangelista.

Vereadora Concita Pinto destacou sua trajetória política, ressaltando seu compromisso com o fortalecimento do Poder Legislativo Municipal

Atuação

Detentora de três mandatos de vereadora, Concita Pinto, atual presidente da União Parlamentar dos Vereadores e Câmaras Municipais do Maranhão (Unipav), exibiu no evento um vídeo sobre sua trajetória política, destacando sua atuação e compromisso com o fortalecimento do Poder Legislativo Municipal.

Concita Pinto, além de conclamar as mulheres a ter uma maior participação na política, também ressaltou a importância do perfil municipalista da atual gestão estadual para consolidar a união entre o Legislativo e o governo estadual no Maranhão.

“Agora também na condição de presidente da Unipav, não posso deixar de reconhecer e homenagear a presidente desta Casa, deputada Iracema Vale, e de igual modo louvar o nosso governador Carlos Brandão, que é municipalista, e nos traz firmeza e apoio como forma de dizer que essa união de parlamentares faz a diferença em nosso Estado”, enfatizou Concita Pinto.

Ajude o Blog do Sidnei Costa

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: 72412763372
Publicidade