MPMA pede o afastamento do presidente da Federação Maranhense de Futebol

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) pedindo o afastamento do presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo Lobato Gonçalves.

Além de Antônio Américo, foram citados na Ação Civil Pública a FMF, o Instituto Maranhense de Futebol (IMF) e outros 16 membros da entidade, como diretores e vice-presidentes.

A solicitação foi protocolada junto a Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, e foi distribuído nesssa quinta-feira (3).

Inicialmente, o Ministério Público do do Maranhão recebeu uma Representação, noticiando violações de direitos à informação e à transparência por parte da Federação Maranhense de Futebol (FMF).

Segundo o Ministério Público, o pedido de afastamento de todo o corpo diretor da FMF visa garantir a lisura da investigação e evitar qualquer interferência nas apurações.

Antônio Américo está à frente da FMF desde 2011 quando assumiu o cargo como Interventor após denúncidas contra a federação.

A Federação Maranhense de Futebol ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

 

Blog do Miguel Pinheiro 

 

Em um movimento de articulação política no interior do Maranhão, vereadores de Joselândia, Santo Antônio dos Lopes, Lago dos Rodrigues, São Roberto, Pedreiras e Lago dos Rodrigues declararam formalmente apoio à pré-candidatura de Dr. Hilton Gonçalo ao Senado Federal. O anúncio oficial foi feito em encontro em São Luís na quinta-feira, 3 de julho.

Dr. Hilton, médico e ex‑prefeito de Santa Rita por quatro mandatos, tem ampliado sua base política por meio de apoios estratégicos de lideranças municipais.

Apoio por município

Joselândia: vereadores locais ressaltaram a necessidade de maior representatividade no Congresso, reconhecendo em Hilton um defensor das causas rurais e de pequenos municípios.

Santo Antônio dos Lopes: o foco foi nas propostas do pré-candidato para o desenvolvimento da Bacia do Parnaíba e valorização da produção local de gás natural.

Lago dos Rodrigues e São Roberto: parlamentares destacaram sua experiência como gestor e compromissos com infraestrutura básica, educação e saúde.

Pedreiras: vereadores reconheceram o histórico de articulação política de Dr. Hilton, especialmente na captação de recursos para regiões fora da Baixada Maranhense.

Durante o encontro, os apoiadores elogiavam o perfil “ficha‑limpa”, a experiência como gestor municipal e o discurso voltado à interiorização do desenvolvimento. Essas lideranças afirmam que Dr. Hilton representa renovação e compromisso regional.

Para Dr. Hilton Gonçalo, as adesões nas cidades do Médio Mearim consolidam sua pré-candidatura como um projeto com capilaridade no interior. Ele destacou a importância da articulação local para questões como transformação do gás natural em produtos regionais e melhoria dos serviços públicos. “Estamos ouvindo cada município. Meu compromisso é transformar isso em conquistas concretas no Senado”, afirmou.

A estratégia de apoio segue padrão já adotado em outras regiões do Maranhão, como Alto Turi e Baixada, onde vereadores e ex‑prefeitos manifestaram adesão em maio e junho. Esse crescimento de apoios fortalece a candidatura de Dr. Hilton dentro do campo municipalista e desenvolvimentista.

Davi Brandão promoverá corrida em Bacabal como incentivo ao esporte e à solidariedade

O deputado estadual Davi Brandão (PSB), conhecido por liderar projetos nas áreas de educação, esporte, cultura e solidariedade, lança agora uma nova iniciativa que une dois pilares importantes: esporte e responsabilidade social. Trata-se da Corrida do DB, que acontecerá no dia 27 de setembro, em Bacabal, na tradicional Avenida João Alberto.

Com mais de R$ 24 mil em premiações, a corrida já se destaca como uma das maiores ações esportivas do Médio Mearim, com o objetivo de incentivar a prática esportiva e promover a inclusão por meio do movimento e da solidariedade.

Além do caráter esportivo, o evento terá um forte viés social: para participar, cada pessoa deverá doar 2kg de alimento não perecível, que será destinado a famílias em situação de vulnerabilidade. A proposta transforma cada passo dado em gesto concreto de cuidado coletivo, reforçando o espírito comunitário da ação.

A corrida será dividida por gênero, faixa etária e perfil de participação, contemplando tanto os moradores locais quanto atletas visitantes.

Serão premiados os cinco primeiros colocados de cada categoria, com valores em dinheiro e troféus, reconhecendo o esforço e incentivando a participação popular.

“O esporte transforma vidas. Essa corrida foi pensada com carinho para reunir saúde, movimento e solidariedade em um só evento. Cada passo dado vai ajudar uma família. É isso que torna essa ação tão especial”, destacou o deputado Davi Brandão.

A Corrida do DB já está mobilizando corredores de várias cidades, academias, escolas e clubes da região. A expectativa é de grande participação popular e uma manhã repleta de energia, espírito esportivo e solidariedade.

As informações completas sobre as inscrições, entrega dos alimentos e retirada dos kits de corrida serão divulgadas em breve nos canais oficiais do deputado Davi Brandão.

Distâncias por categoria:

Categoria Kids: 8 a 13 anos — percurso de 2 km

Categoria Adulto Masculino e Feminino: a partir de 14 anos — percurso de 5 km

Demais categorias:

Casa: moradores de Bacabal

Visitante: participantes de outras cidades

Escândalo que levou INSS a pagar benefício para pescadores-fantasma pode envolver três entidades no município do litoral maranhense. Entenda!

Com pouco mais de 10 mil habitantes, o município de Cedral (MA), possui mais de 30% da população adulta registrada como pescadora. A cidade, localizada no Litoral Maranhense e a três horas de carro de São Luís, tem uma proporção de pescadores incompatível com as características econômicas e demográficas do lugar.Segundo apuração do blog do Sidnei Costa, o número de pescadores registrados no município cedralense saltou devido à quantidade de entidades ligadas ao setor. O registro é obrigatório para acessar o benefício, pago quando a pesca é proibida por razões ambientais.

Atualmente são três: uma Colônia e dois Sindicatos, que são responsáveis por cadastrar os ‘profissionais’ que usam a pesca como meio de vida. Todas as três instituições são ligadas a políticos no município.

A Colônia de Pescadores (Z-07), por exemplo, é comandada pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador Antenor Júnior, que é conhecido como Antenor da Colônia (PSB).

Já o Sindicato de Pescadores Profissionais e Artesanais de Cedral (Sinpece), tem como presidente a vice-prefeita Alzenira Silva, popularmente chamada de Zica do Sindicato (União).

Por fim, o Sindicato dos Pescadores Profissionais do Município de Cedral – Sindpesca, é controlado pelo ex-vice-prefeito Carlos Mabio Costa, que é chamado por Maguila (Avante).

Uma investigação do blog revelou que a localidade com o maior número de pescadores do município é a comunidade do Outeiro, que recebe este nome pelo terreno em declive à beira mar. Em seguida, vem o povoado de Pericáua, que sedia uma das entidades de pescadores. A localidade é o ponto de partida para a Ilha de Saçoitá e à praia do Barreirão.

Os números pioram quando outro indício de irregularidade é apresentado. Cedral possui muito ‘pescador’ para poucas embarcações de pesca cadastradas, revelando o tamanho do escândalo com proporções inimagináveis.

O cenário incompatível deve levar a Polícia Federal (PF) a apurar uma possível manipulação nos registros do RGP (Registro Geral da Pesca), utilizado para habilitar o acesso ao benefício. A investigação deve fazer uma verdadeira devassa nos cadastros de filiados das entidades de pesca ligadas a Zica do Sindicato, Antenor da Colônia e Maguila.

Além disso, os três políticos cedralenses, que são suspeitos de integrar a máfia das fraudes no seguro-defesa, com o pagamento de auxílio a milhares de pescadores fantasmas, podem entrar, também, na mira da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) criada para investigar o escândalo de desvio de R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas.

O cenário político do Maranhão começa a ganhar novos contornos rumo às eleições de 2026. Em movimento articulado nos bastidores, parlamentares que integram a base do governador Carlos Brandão (PSB) na Assembleia Legislativa declararam, de forma unificada, preferência pelo nome de Orleans Brandão (MDB) como pré-candidato ao governo do Estado.

A sinalização pública foi feita durante conversas de articulação entre deputados da base aliada, que destacaram o papel estratégico de Orleans nas ações do atual governo e sua capacidade de diálogo com diferentes segmentos da sociedade. “Orleans representa a continuidade de um projeto que vem dando certo. Tem preparo técnico, sensibilidade política, humildade e conhece o Maranhão de perto”, afirmou a presidente da Casa, Iracema Vale (PSB), uma das parlamentares presentes à reunião.

Embora ainda não haja anúncio oficial de pré-candidatura, o nome de Orleans vem ganhando força entre lideranças do grupo governista, especialmente após sua atuação na articulação de políticas públicas e sua presença cada vez mais ativa nos principais eventos institucionais do estado.

Deputados estaduais avaliam que a escolha pelo nome de Orleans Brandão representaria uma candidatura de consenso dentro da base, unindo o apoio do Palácio dos Leões, o aval da Assembleia Legislativa e o respaldo de importantes lideranças municipais.


O gesto da base na Assembleia também é interpretado como um passo decisivo para a consolidação de um nome com perfil técnico e político, que mantenha a estabilidade da atual gestão e dialogue com o futuro.

A expectativa é que, nos próximos meses, o movimento ganhe adesões públicas de outras lideranças estaduais, fortalecendo o nome de Orleans Brandão como principal aposta do grupo do governador para a sucessão estadual.

*Deputados*

1. Arnaldo Melo
2. ⁠Enos Costa Ferreira
3. ⁠Adelmo Soares
4. ⁠Cláudio Cunha
5. ⁠Catulé Júnior
6. ⁠Osmar Filho
7. ⁠Júnior Cascaria
8. ⁠Neto Evangelista
9. ⁠Davi Brandão
10. ⁠Antônio Pereira
11. João Batista ⁠Segundo
12. ⁠Jota Pinto (suplente)
13. ⁠Florêncio Neto
14. ⁠Glalbert Cutrim
15. ⁠Guilherme Paz
16. ⁠Júnior França
17. ⁠Pará Figueiredo
18. ⁠Ariston
19. ⁠Cláudia Coutinho
20. ⁠Helena Duailibe
21. ⁠Janaina
22. ⁠Iracema Vale
23. ⁠Andréia Rezende
24. ⁠Daniella
25. ⁠Edna Silva
26. ⁠Mical Damasceno

Os deputados Dr. Yglésio, Solange Almeida, Ana do Gás, Dra. Vivianne, Eric Costa e Zé Inácio (suplente) já confirmaram presença no próximo almoço

“Como consequência do acidente, o carro se incendiou”, declarou a Guarda Civil da EspanhaDiogo Jota

O atacante português Diogo Jota, de 28 anos, e seu irmão, André Silva, de 26, morreram em um grave acidente de carro na madrugada desta quinta-feira (3), nos arredores da cidade de Zamora, no noroeste da Espanha. As informações foram divulgadas pela Guarda Civil espanhola e publicadas pelo g1.

De acordo com as autoridades locais, os dois irmãos estavam em um automóvel que seguia pela rodovia A-52, nas proximidades da região de Sanabria, quando o pneu estourou no momento em que o veículo realizava uma ultrapassagem. O impacto causou a saída da pista e, em seguida, o carro pegou fogo. Ambos morreram no local, segundo confirmou a corporação.

“Um veículo saiu da pista pela calçada pela esquerda. A investigação aponta para um acidente de trânsito devido ao estouro de um pneu durante uma ultrapassagem. Como consequência do acidente, o carro se incendiou, e ambos os ocupantes morreram”, declarou a Guarda Civil em nota oficial.

Ainda segundo o comunicado, os legistas foram acionados e exames estavam em andamento, mas as autoridades confirmaram que apenas Diogo Jota e André Silva estavam no veículo.

Carreira – Nascido em Massarelos, Portugal, em 1996, Diogo Jota iniciou sua carreira profissional no Paços de Ferreira e teve passagens pelo Porto e pelo Wolverhampton, da Inglaterra, antes de ser contratado pelo Liverpool em 2020. No clube inglês, Jota alcançou o auge da carreira, conquistando títulos como a Premier League, a Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga.

Já seu irmão, André Silva, atuava como jogador profissional no FC Penafiel, clube da segunda divisão portuguesa.

Comoção nacional e homenagem oficial – A notícia da morte de Diogo Jota e de seu irmão causou forte comoção no futebol português. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) emitiu uma nota de pesar lamentando profundamente a tragédia.

“Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade”, diz o comunicado da FPF.

A federação expressou solidariedade aos familiares e aos clubes Liverpool FC e FC Penafiel. Como forma de homenagem, solicitou à UEFA a realização de um minuto de silêncio antes do jogo entre Portugal e Espanha, pelo Campeonato Europeu feminino.

Ajude o Blog do Sidnei Costa

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: 72412763372
Publicidade