O deputado disse que a valorização que o governador Brandão está proporcionando ao pessoal da segurança pública do Estado jamais havia sido dada
O deputado Neto Evangelista (União Brasil) declarou, na sessão plenária desta terça-feira (1º), que os integrantes da Polícia Militar do Maranhão, com o reajuste salarial anunciado pelo governador Carlos Brandão, passarão a ter o terceiro maior salário do País e o primeiro do Nordeste.
“Quase todas as patentes serão beneficiadas, principalmente os soldados e cabos, que são os homens que estão na rua diariamente defendendo toda a sociedade”, afirmou o deputado.
Na condição de líder do Governo na Assembleia Legislativa, Neto Evangelista explicou que o governador Brandão anunciou um reajuste de 20%. Segundo o parlamentar, a valorização que o governador Carlos Brandão está proporcionando ao pessoal do sistema de segurança pública do Estado jamais havia sido dada.
“O governador Carlos Brandão convocou todos os aprovados em um concurso público realizado para a Polícia Militar, mas que ainda não tinham sido chamados. O governo atual já entregou algo em torno de 700 viaturas para o sistema de segurança e teve que fazer um planejamento arrojado de reforma das nossas delegacias”, enfatizou o parlamentar.
Neto Evangelista assinalou ainda que o governador Carlos Brandão tem dado continuidade às principais políticas públicas do ex-governador Flávio Dino que deram certo e que ele tem buscado inovações positivas para implementar no estado.
Leila Herédia destacou a estrutura, a qualidade editorial e a diversidade dos conteúdos produzidos pela Rádio Alema. A gestora conheceu de perto o funcionamento da emissora
A Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão recebeu, nesta terça-feira (1), a visita institucional da coordenadora-geral da Rádio Senado, Leila Herédia. Vinda de Brasília, a gestora conheceu de perto o funcionamento da Rádio Assembleia 96,9 FM e de todo o Complexo de Comunicação do Parlamento Estadual Maranhense, que integra a Rede Senado de Rádio.
Durante a visita técnica, Leila Herédia destacou a estrutura, a qualidade editorial e a diversidade dos conteúdos produzidos pela Rádio Assembleia, apontando a emissora como referência nacional em comunicação pública.
“A Rádio Assembleia é uma parceira estratégica, com uma linha editorial alinhada à missão da Rádio Senado, o que reforça a excelência da Rede em nível nacional”, afirmou Herédia.
O diretor de Comunicação do Legislativo Maranhense, Juraci Filho, acompanhou a visitante às instalações da Rádio Alema e aos demais setores do Complexo de Comunicação da Assembleia. Ele ressaltou o reconhecimento recebido da coordenadora-geral da Rádio Senado.
“Estamos muito felizes com a presença da Leila Herédia em nossa emissora. Ela destacou o zelo com que estruturamos nosso trabalho e o compromisso da equipe com a comunicação pública democrática. Essa visita reforça a parceria institucional consolidada sob a gestão da presidente Iracema Vale, com a TV e Rádio Senado”, pontuou Juraci.

Programas
Durante a visita, Leila conheceu as iniciativas desenvolvidas pela Rádio Assembleia, que atualmente conta com oito programas, sendo sete ao vivo, além de produções veiculadas simultaneamente também na TV Assembleia.
“Ela se impressionou especialmente com o programa diário da manhã exibido simultaneamente na rádio e na TV. Segundo ela, nenhuma outra capital da Rede Senado possui um modelo como esse, o que demonstra inovação, organização e dedicação da nossa equipe”, acrescentou Juraci Filho.
O subdiretor de Rádio e TV da Alema, Gregório Dantas, acompanhou a visita e ressaltou a importância do reconhecimento recebido da coordenadora da Rádio Senado.
“Ter o reconhecimento de quem coordena o trabalho em outras 18 capitais confirma que estamos no caminho certo. Isso motiva ainda mais nossa equipe a seguir investindo em uma comunicação transparente, cidadã e conectada com a realidade maranhense”, afirmou Dantas.

Convênio
A visita técnica também teve como foco o fortalecimento do convênio entre as instituições, com alinhamentos sobre demandas locais, necessidades operacionais e oportunidades de ampliação de conteúdo.
“Além de estreitar os laços institucionais, buscamos entender o dia a dia dos nossos parceiros, como eles têm utilizado as horas de programação previstas no convênio, quais desafios enfrentam e de que forma podemos aprimorar essa relação. Esse contato direto é fundamental para o sucesso da Rede Senado de Rádio”, concluiu Leila Herédia.
Visita técnica reforça o compromisso do parlamentar com o desenvolvimento regional e a melhoria da mobilidade para milhares de maranhenses
Nesta quarta-feira, 25 de junho, o deputado estadual Davi Brandão (PSB/MA) esteve acompanhando de perto o avanço das obras de recuperação da MA-247, trecho que liga os municípios de São Luís Gonzaga do Maranhão a Trizidela do Vale. A visita ocorreu ao lado do secretário estadual de Infraestrutura, Aparício Bandeira, e do prefeito Dr. Emanoel Filho, reforçando a união de esforços entre o legislativo, executivo estadual e municipal em prol da população.
A recuperação da estrada é uma reivindicação antiga da população local e representa um grande avanço para a mobilidade, a segurança viária e o desenvolvimento econômico da região. A rodovia é rota de escoamento da produção agrícola, transporte escolar e acesso a serviços essenciais como saúde e comércio, impactando diretamente a qualidade de vida de milhares de maranhenses.
“A MA-247 está tomando forma, e é uma alegria acompanhar esse avanço ao lado do nosso secretário Aparício Bandeira e do prefeito Dr. Emanoel Filho. Essa melhoria vai transformar o dia a dia de quem trafega por aqui todos os dias. É mais segurança, mobilidade e desenvolvimento para toda a região”, afirmou o deputado Davi Brandão.
A obra está sendo executada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SINFRA), com investimento estratégico na malha viária do interior do estado. A presença do deputado durante a vistoria técnica reforça sua atuação constante nos municípios e o diálogo permanente com as comunidades e lideranças locais.
“É com compromisso e trabalho que o nosso Maranhão avança”, completou o parlamentar.
A MA-247, em breve, estará totalmente recuperada e sinalizada, garantindo mais conforto, economia e segurança para motoristas, motociclistas, agricultores, estudantes e comerciantes da região.
Deputado apresentou indicação ao governador Carlos Brandão após pedidos de mães e familiares da região do Médio Mearim
O deputado estadual Davi Brandão (PSB/MA) protocolou, nesta segunda-feira (24), uma indicação oficial ao governador Carlos Brandão solicitando a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) no município de Bacabal. A proposta nasce do pedido de mães, pais e familiares que, diante do crescimento alarmante da dependência química entre jovens e adultos, pedem ajuda e estrutura adequada para tratamento e acolhimento.
Localizada no coração do Médio Mearim, Bacabal é cidade-polo e referência para dezenas de municípios vizinhos. No entanto, a ausência de um CAPS AD obriga muitas famílias a buscarem alternativas privadas, inacessíveis para a maioria, ou a conviverem com a falta de atendimento especializado, o que agrava ainda mais o quadro de sofrimento e exclusão social.
“Bacabal é cidade-polo e atende toda a região do Médio Mearim. Garantir esse cuidado especializado e mais próximo das famílias fará uma enorme diferença na vida de muita gente”, destacou Davi Brandão.
A indicação tem como objetivo não apenas oferecer suporte psicológico e clínico a pessoas em situação de dependência química, mas também prevenir recaídas, colaborar na reinserção social e reduzir indicadores críticos como violência, evasão escolar e desemprego, frequentemente associados à ausência de políticas públicas eficazes de saúde mental e assistência social.
O deputado vem conduzindo seu mandato em parceria com o governo, sempre em favor do povo maranhense, e expressou sua confiança na sensibilidade do governador Carlos Brandão e da equipe da Secretaria de Estado da Saúde para viabilizar a proposta.
Com a solicitação, Davi Brandão reafirma seu compromisso com as famílias do Maranhão, defendendo políticas públicas que cuidem das pessoas e ampliem o acesso à saúde mental de forma digna, humana e próxima de quem mais precisa.
Com atrações locais e regionais, evento celebrou a tradição junina e movimentou a Praça de São Pedro com fé, cultura e alegria popular
A cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão viveu, entre os dias 26 e 29 de junho, um dos momentos mais marcantes do seu calendário cultural: o tradicional Festejo de São Pedro, promovido pela Prefeitura Municipal. Realizado na Praça de São Pedro, o evento reuniu fé, entretenimento e cultura, e, nesta edição, atraiu milhares de pessoas durante quatro dias de programação intensa e diversificada.
Com a participação de grupos culturais locais e de cidades vizinhas, o festejo reafirmou a vocação de São Luís Gonzaga como palco da cultura junina no Médio Mearim. As quadrilhas, bois, danças folclóricas e danças portuguesas encantaram o público com figurinos, coreografias e o brilho que marca as festas de São Pedro no Maranhão.
A música também foi um dos grandes destaques do festejo. No palco principal, passaram nomes já consagrados pelo público gonzaguense, como Adriana Show, Mateus Mohamed, Leo Cachorrão, Gilson Paiva, Os Castros, Jhonn Maranhão, Leozinho Pegada Massa, entre outros. Os shows animaram as noites com muito forró, piseiro e ritmos regionais.
Além do sucesso cultural e da forte presença popular, o evento impulsionou a economia local, com a presença de comerciantes, ambulantes e pequenos empreendedores que aproveitaram o grande fluxo de pessoas para aumentar suas vendas. O festejo também gerou empregos temporários, movimentou o setor de alimentação, transporte e serviços, e atraiu visitantes de toda a região.
“Ver a praça lotada, famílias inteiras reunidas, cultura viva no palco e nosso povo feliz, é motivo de muita alegria. Preparamos tudo com carinho, pensando na valorização das nossas tradições e no bem-estar da população. Meu agradecimento a todos que estão fazendo esse momento acontecer: quem tá na organização, nas barraquinhas vendendo e movimentando nossa economia, e a cada pessoa que veio celebrar com a gente.”, afirmou o prefeito Dr. Emanoel Filho sobre o sucesso do evento.
Com segurança reforçada, estrutura adequada, programação para todas as idades e um clima de acolhimento e pertencimento, o Festejo de São Pedro 2024 já é consolidado como um evento que vai além do entretenimento: é identidade, memória coletiva e desenvolvimento local.
A Prefeitura de São Luís Gonzaga agradeceu a participação de todos e reafirmou seu compromisso com a valorização da cultura popular, o apoio aos artistas locais e o fortalecimento das manifestações que unem fé, tradição e alegria, pilares da identidade gonzaguense.
O Hospital Regional de Viana, Dr. Antônio Hadade, completou 5 anos de funcionamento e se consolida como uma importante referência em saúde na região da Baixada Maranhense. A data foi marcada por uma solenidade especial, realizada nesta segunda-feira (30), que reuniu centenas de pessoas e diversas autoridades políticas.
Durante a celebração, foram lançados os programas “Semeando Saúde” e “Autoestima é Saúde”, que contam com o apoio direto da deputada estadual Mical Damasceno. A parlamentar destinou mais de R$ 2 milhões em emendas para fortalecer os serviços prestados pelo hospital e garantir que os atendimentos cheguem de forma mais eficaz à população.
Os programas vão oferecer cirurgias reparadoras, atendimento nutricional, estomatologia, atendimento odontológico restaurador, oftalmológico, entre outros serviços.
Para Mical Damasceno, esse investimento reforça o compromisso de seu mandato com a vida e com as famílias maranhenses.
A deputada destacou ainda a boa gestão da unidade hospitalar e a importância de garantir o acesso à saúde, especialmente para quem mais precisa. “Esses programas reforçam o compromisso com a vida que o nosso mandato tem exercido ao longo dos anos. A gestão do Hospital Regional de Viana é eficiente e tem melhorado o atendimento à população. Eles vão garantir que os recursos dessas emendas cheguem a quem mais precisa na cidade de Viana”, afirmou.
Ajude o Blog do Sidnei Costa
Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.
Chave Pix: 72412763372 Chave Pix copiada com sucesso!

