O Governo do Estado continua ampliando os investimentos em infraestrutura urbana e educacional, geração de renda, combate à fome e ampliação do acesso a serviços de saúde em todos os municípios do Maranhão. Na sexta-feira (17), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve em Lago Verde, Pio XII e Santa Inês para entregar obras e serviços que promovem desenvolvimento social e econômico e a melhoria das condições de vida da população.
“As obras têm que sair do papel para melhorar a vida das pessoas. É nessa firme parceria com os municípios que estamos entregando investimentos que promovem dignidade, educação, saúde e oportunidades para toda a população do Maranhão. Essa é a nossa missão e o nosso compromisso com os maranhenses”, afirmou Orleans Brandão.
Nos três municípios, foram entregues 18 carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda, para melhorar as condições de trabalho de microempreendedores, e mais 2.037 famílias foram incluídas no maior programa de combate à fome da história do Maranhão. Além de R$ 200,00 mensais e R$ 50,00 por cada filho menor de seis anos de idade, elas recebem assistência à saúde e terão cursos de capacitação para que possam ter acesso ao mercado de trabalho.
Em Lago Verde, Orleans Brandão também fez a entrega de 36 cartões do programa Transporte Universitário a jovens estudantes do município. E anunciou que o governo estadual fará a pavimentação asfáltica de três quilômetros de vias urbanas. “É orla, é Areninha esportiva, Estação Tech, Viva Procon e agora, o programa Maranhão Livre da Fome, que vai melhorar a vida de mais de 700 famílias da nossa cidade. Tudo isso acontece porque temos a parceria do Governo do Estado”, enfatizou o prefeito Alex
Além dos benefícios sociais e de geração de emprego e renda, Pio XII também receberá um pacote de obras estaduais: 05 quilômetros de pavimentação asfáltica, Areninha Esportiva, Colégio Militar, portal da cidade, Estação Tech, e Viva Procon. “Agradecemos ao Governo do Estado. São ações muito importantes para que nosso município possa continuar avançando”, declarou o prefeito Aurélio da Farmácia.
A agenda de trabalho foi concluída em Santa Inês, onde 552 famílias foram incluídas no programa de combate à fome. Em parceria com a gestão municipal, o Governo do Estado também fará a implantação de dois grandes serviços: a Estação Tech, para capacitação tecnológica dos jovens, e o VIVA PROCON foi reinaugurado, para facilitar o acesso a diversos atendimentos de cidadania, como a emissão de documentos. “Para conquistar avanços, precisamos de parceiros como o Governo do Estado, que aqui tem grandes obras, como o Centro de Hemodiálise e quatro colégios militares. E assim vamos continuar avançando”, concluiu o prefeito Felipe dos Pneus.

O deputado federal Duarte Júnior (PSB-MA) fez, em seu perfil no Instagram, graves denúncias sobre as precárias condições do Hospital da Criança, em São Luís. A fala do parlamentar foi validada por dezenas de comentários de mães e profissionais da área da saúde que confirmaram os problemas e relataram muitos outros existentes na unidade hospitalar do Município, sob a gestão do prefeito Eduardo Braide.
Duarte Júnior informou que já encaminhou o caso ao Ministério da Saúde, Ministério Público e Tribunal de Contas para as devidas fiscalização e acompanhamento. “A situação é grave: a redução de pediatras, a unificação irregular das UTIs e a contratação de uma empresa sem experiência comprovada em terapia intensiva pediátrica”, afirma Duarte Jr. na postagem.
O parlamentar também alertou que, diante dessa situação, o atendimento aos pacientes está comprometido pela redução do quadro funcional na unidade de saúde do município. “O número de médicos caiu de 52 para apenas 18, comprometendo a qualidade e a segurança do atendimento. Isso significa risco real à vida de crianças que dependem desse hospital”.
Comentários
Em resposta à fala de Duarte Júnior, dezenas de pessoas comentaram relatando suas vivências e ressaltando a precariedade da situação do atendimento no Hospital da Criança.
“É devastador ver o que está ocorrendo no hospital da criança. Sou pediatra, rodei vários meses no HC durante a residência de pediatria e, por mais que não trabalhe lá hoje, sei do empenho e dedicação da equipe pediátrica que foi retirada dessa forma. Lembro bem, que os dois meses de UTI pediátrica foram os mais puxados da residência. Eram 3 pediatras POR UTI, mas pelo menos 2 residentes, (no meu mês tinha 4 residentes) e mesmo assim não parávamos um minuto. Era comum ver médico, enfermeiro, Fisio indo almoçar 15h da tarde. E agora querem convencer que 1 médico apenas por UTI, vindo de outro estado e às vezes sem qualificação, vai dar conta de tamanha demanda, com casos gravíssimos vindo de todo o estado. No final, quem paga não são só os médicos desempregados não. Quem paga mesmo são as crianças, que sequer podem se defender”, relatou internauta dona do perfil @maitedourado, que falou da experiência como residente em pediatria na unidade
“Isso é uma palhaçada! As mães que denunciaram, que estão mostrando todo o sofrimento que estão passando, eles simplesmente não gravam. Só vão atrás de quem aceita falar o que eles querem ouvir, mostrar o que convém. A realidade, a verdade, nunca aparece, né?”, observou a dona do perfil @leycilica fazendo referência a propagandas da Prefeitura de São Luís
“Fora as cemarc, que saímos de lá numa fila de espera, sem a certeza, de quando vamos ser chamados, ou se vamos ser chamados, até mesmo na cemarc da Alemanha, nós não saímos mais com a data do atendimento, já marcado, só mandam a gente esperar”, reforçou a dona do perfil @milenasousa82 ampliando a questão e tratando sobre o atendimento na rede em Saúde do município.
Localizado ao Sul da cidade de Tuntum, a cerca de 175 km da sede do município, fica o distrito de São Joaquim dos Melos e os povoados de Santa Rosa, São Lourenço e Campo Largo, aonde fica o Oásis do Sertão, um refúgio acolhedor que se destaca pela sua forte vocação para o turismo rural, no seu relevo estão as nascentes de diversos riachos, principalmente do Riacho Tuntum que é a espinha dorsal do município, o Riacho corta ao meio todo território tuntuense, o local geográfico onde o corpo d’água do Riacho deságua, é a barragem do rio flores, o Caribe de águas azul turquesa, que é outro ponto turístico indescritível do município.
O município de Tuntum se encontra em uma zona de transição dos climas do semiárido do interior do Nordeste, para um úmido equatorial da Amazônia, por ter maior extensão no sentido norte sul, apresenta diferenças climáticas e pluviométricas. 
As bacias hidrográficas dos Rios Itapecuru e Mearim, são os Rio Alpercata e o Flores que drenam suas áreas, esses Rios são respectivamente afluentes dos Rio Itapecuru e Mearim.
O município de Tuntum tem o Bioma diversificado, onde se cruzam o Cerrado, Floresta, Rochas, Águas e história.
A biodiversidade é de uma riqueza imensurável.
O Distrito de São Joaquim dos Melos está inserido na Região Turística do Riacho Maravilha e do Rio Alpercata, esses tributários cursos D’água ficam localizados na área fronteiriça dos municípios de Mirador e Fernando Falcão bem ao Sul de Tuntum.
O inefável Oásis tuntuense, oferece uma experiência autêntica, unindo natureza, cultura e tradição do campo, mostrando que o verdadeiro paraíso pode estar mais perto do que imaginamos. Uma experiência transformadora, essencial para quem busca viver o turismo em sua essência, no meio da imensidão do cerrado tuntuense, o turista se depara com um Oásis quase surreal, surpreende pelo visual que é moldada por suas belezas naturais, que incluem mais do que paisagens, além de ser uma região romântica e sem muitas aglomerações.
Os sertanejos da região estão preservando a natureza, uma cultura genuína, com tradições que se manifestam nas receitas e no modo de vida local.
Tranquilidade e Clima Ameno.
O Rio Alpercata e os Riachos do entorno de São Joaquim, São Lourenço, Santa Rosa e Campo Largo, impressionam com as suas águas cristalinas, vegetação preservada, Ideal para contemplação, banhos relaxantes em ambiente paradisíaco, natural, recinto perfeito para quem busca um contato mais próximo com a uma natureza exuberante, águas tranquilas e experiências autênticas, tornando-se um destino singular e inesquecível.
As visitas guiadas permitem ao turista saborear a culinária rural com forte influência em tradição caipira, os restaurantes preservam receitas que passaram de geração em geração.
Como chegar a São Joaquim dos Melos.
Ao ver os cenários através das imagens, não imagine uma região inóspita, é comum pensarmos se tratar de um lugar de difícil acesso e ainda isolado. Não se engane! Chegar a esse paraíso ecológico é bem fácil! O Distrito de São Joaquim dos Melos, a sua área limítrofes e dos povoados de São Lourenço, Santa Rosa e Campo novo, compartilham as suas fronteiras com os Municípios de: Mirador, Fernando Falcão e Barra do Corda, por todos esses municípios se chega a São Joaquim, as estradas vicinais são bem conhecidas, conservadas, a mão do governo municipal tem alcançado todos esses povoados de uma forma bem generosa.
Tuntum é sinônimo de ecoturismo e sustentabilidade.
Morar no sertão tuntuense é viver perto da natureza. As pessoas são acolhedoras, os povoados são calmo. O dia passa devagar, ao som do rio, dos riachos e do vento. Quem trabalha com turismo ou gosta de viver em contato com a natureza, encontra aqui um bom lugar para relaxar bem sossegado.
Tuntum com as suas águas cristalinas, azuis, verde esmeralda, fazem do Município um paraíso natural para quem busca contato com a natureza e experiências únicas.
Remy da Mata
O vereador Dr. Júnior Castro (Republicanos) apresentou um requerimento na Câmara Municipal de Vargem Grande solicitando a realização de uma audiência pública para discutir a crise no abastecimento de água que afeta o município.
De acordo com o parlamentar, o objetivo é debater a prestação de serviços da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e buscar soluções conjuntas para os constantes problemas no fornecimento de água enfrentados pela população. A data do evento ainda será definida.
No requerimento, Dr. Júnior Castro também solicita que a decisão da Câmara seja encaminhada a diversas autoridades e instituições públicas, entre elas o presidente da Caema, representantes locais e regionais da companhia, o prefeito municipal, secretários municipais, além de membros da Defensoria Pública, Poder Judiciário, Ministério Público, entidades de classe e representantes da sociedade civil.
Segundo o vereador, a audiência pública tem como finalidade promover um amplo debate sobre a atual situação do abastecimento em Vargem Grande, além de informar a comunidade sobre acordos judiciais, obras em andamento, desafios, ações de conscientização e investimentos que possam garantir mais qualidade e regularidade no fornecimento de água.
“A população de Vargem Grande precisa de respostas concretas e de transparência sobre o que está sendo feito para resolver essa crise. A audiência pública será um espaço democrático para ouvirmos todos os lados e buscarmos soluções efetivas”, destacou Dr. Júnior Castro.
A proposta agora aguarda apreciação do Plenário da Câmara Municipal.

O Ministério Público do Maranhão denunciou três servidores da Secretaria de Infraestrutura do estado, acusados de fraude em um sistema interno para incriminar Marcus Barbosa Brandão, irmão do governador maranhense, Carlos Brandão (PSB).
A investigação aponta que o trio, de forma coordenada, criou no sistema interno de informações do Governo do Maranhão um perfil falso com dados adulterados e em nome de Marcus Brandão. Em seguida, tal perfil foi incluído como responsável pela empresa Vigas Engenharia Ltda, em um processo que tratava de pagamentos por serviços prestados por ela.
Do Maranhão para o STF
Seis meses depois da inserção fraudulenta, o elo criado entre Marcus Brandão e a empresa de engenharia foi usado em uma petição apresentada ao Supremo Tribunal Federal. O documento denunciava a suposta ligação irregular e pedia que fosse instaurada uma investigação por enriquecimento ilícito contra a família do governador Carlos Brandão.
Pelo tempo decorrido desde a inserção dos dados falsos no sistema do estado, àquela altura já havia vencido o prazo técnico para que fosse possível rastrear os registros eletrônicos, e assim identificar quem havia incluído as informações fraudulentas. Mais precisamente, a petição foi apresentada exatamente um dia depois do fim desse prazo, o que impediu a imediata recuperação do IP e dificultou a rastreabilidade da fraude.
Tal petição foi anexada à Ação Direta de Inconstitucionalidade 7780 pela advogada Clara Alcântara Botelho Machado. Essa ADI questiona indicações feitas pelo governador do Maranhão ao Tribunal de Contas do estado, motivo de uma intensa guerra de forças que tem agitado a política local no último ano.
Blog do Gilberto Léda

A política maranhense viveu mais um capítulo tenso nesta quarta-feira (15), com a repercussão do caso das gravações envolvendo conversas de bastidores que envolvem dinistas e aliados do governo estadual.
Chamou atenção, neste episódio, a tentativa de aliados de se posicionarem em defesa de um dos protagonistas, o deputado Rubens Júnior (PT), que na realidade, ficou exposto.
O deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB), em pronunciamento contundente, destacou que Rubens Júnior teria sido o único entre os citados a tentar pacificar a situação.
Quando os deputados da bancada de oposição subiram na tribuna para defender os aliados, apenas Rubens foi citado.
Na visão de Yglésio, “só apareceu para falarem em suposta defesa do Rubens Júnior, mas esse artifício é muito bom do ponto de vista da concepção retórica, porque ele na verdade é uma defesa que na verdade está entregando para os lobos, o Rubens Júnior”.
Ele ressaltou ainda que, diante do uso político do Judiciário e das pressões externas, “tem situações que não dão para pacificar mais. Isso não dá, porque eles sobem pedindo para se jogar na democracia, nas regras do jogo, mas eu queria que me apresentassem em que manual de democracia está utilizar o Judiciário como ferramenta de troca de posições políticas no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.”.
Durante a sessão, outros deputados também se manifestaram.
Fernando Braide, ao se posicionar, trouxe solidariedade a Rubens Júnior, Márcio Jerry e Diego Galdino, afirmando que “se isso aconteceu com Rubens Júnior, outros aliados também podem ser alvo de ações semelhantes”, mas sem enfrentar diretamente o conteúdo da gravação ou as acusações que ela poderia revelar.
Carlos Lula citou a necessidade de respeitar as prerrogativas parlamentares e criticou a espionagem, mas sem considerar o contexto de quem realizou a gravação ambientalmente, como alguém presente na conversa.
Rodrigo Lago, por sua vez, concentrou-se em ataques ao aparato estatal, mencionando servidores e empresas, mas sem questionar os elementos centrais que envolvem Rubens Júnior e Márcio Jerry.
O episódio evidencia que, embora os discursos de defesa pareçam proteger Rubens Júnior, na prática deixam o parlamentar vulnerável aos dois grupos políticos: dinistas e brandonistas.
Como salientou Yglésio, a suposta proteção de aliados acabou funcionando como uma exposição adicional: “suposta defesa, mas na verdade está entregando para os lobos”.
Fonte:Acarta Politica
Ajude o Blog do Sidnei Costa
Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.
Chave Pix: 72412763372 Chave Pix copiada com sucesso!






