Aprovado PL que incentiva o turismo acessível e inclusivo para pessoas com autismo no Maranhão

Aprovado PL que incentiva o turismo acessível e inclusivo para pessoas com autismo no Maranhão

O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta terça-feira (21), o Projeto de Lei nº 636/2023, de autoria do deputado Wellington do Curso (Novo), que estabelece diretrizes para o estímulo ao turismo acessível e inclusivo voltado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. A proposição vai à sanção.

O objetivo é garantir que pessoas com TEA possam usufruir das atividades turísticas com autonomia, segurança e dignidade, promovendo inclusão e respeito aos direitos fundamentais dessa população. A matéria propõe a adequação de espaços turísticos, como meios de hospedagem, atrações e transportes, além da capacitação de profissionais do setor para o atendimento especializado.

Entre as diretrizes previstas estão o fomento à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias assistivas voltadas ao turismo, bem como a realização de campanhas de sensibilização e conscientização para incentivar a inclusão das pessoas com autismo e seus familiares no segmento turístico maranhense.

A proposta também prevê que o Governo do Estado desenvolva campanhas de promoção das atrações turísticas do Maranhão, destacando locais que atendam aos critérios de acessibilidade e inclusão. Essas ações poderão incluir publicidade em diferentes mídias, eventos promocionais, feiras de turismo e distribuição de materiais informativos.

Para Wellington do Curso, é um avanço importante na construção de uma sociedade mais preparada para acolher a diversidade. “O turismo deve ser para todos. Garantir condições adequadas para que pessoas com autismo e suas famílias possam viajar e vivenciar experiências de lazer é também promover cidadania, respeito e inclusão social”, destacou.

Advogado desde os 22 anos e empresário desde cedo, sempre gerando oportunidades, Rui Jorge decidiu ampliar sua forma de servir ao povo, colocando-se como pré-candidato a deputado estadual.

Algumas famílias constroem legados que resistem ao tempo, e a história de Rui Jorge é um exemplo marcante disso.

Ele carrega em sua trajetória a inspiração de quem sempre esteve a serviço do povo.
É neto de uma das primeiras prefeitas mulheres do Maranhão, Dona Raimundinha, de Lago da Pedra.
Sua mãe, Maura Jorge, atualmente em seu quarto mandato como prefeita de Lago da Pedra, já foi Deputada por quatro mandatos, sempre pontuando entre os primeiros mais bem votados do Maranhão, e chegou a disputar para Governadora do

Estado, sempre movida por coragem, fé, serviço prestado e muita determinação.
Seu pai, Rui Filho, foi prefeito por dois mandatos da cidade de Arari.

Essa é uma família marcada pelo serviço prestado, autenticidade, pelo respeito com todos e pelo carinho que conquistou em cada lugar por onde passou.

Com raízes tão sólidas, Rui Jorge desponta como a esperança de um novo tempo, com verdade na fala e compromisso em batalhar por aqueles que sempre foram esquecidos pelo poder público.

 

Durante fiscalização, flagramos uma caçamba contratada pela gestão Preto saindo da fazenda do ex-prefeito Carlinhos Barros, onde há denúncia de que está sendo construído um aeroporto particular com máquinas e mão de obra pagas pela prefeitura.

Repudiamos essa prática criminosa e cobramos ação imediata do MP, TCE, MPC, Secor e PGJ. É hora de dar um basta aos abusos e ao uso indevido da máquina pública! 💪✊

Aliados do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino discutem, nos bastidores, a possibilidade de ele deixar o tribunal para retomar sua trajetória política. A hipótese ganha força em um cenário no qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja reeleito em 2026, criando uma abertura para Dino disputar a Presidência da República — cargo que sempre foi uma ambição pessoal do ministro.

A informação é da revista Veja.

Segundo a publicação, pessoas próximas ao magistrado afirmam que, ao aceitar o convite para o STF em 2024, Dino se comprometeu a se afastar de disputas eleitorais. No entanto, fontes revelam que ele não descartou por completo a possibilidade de retornar à política.

A avaliação é de que, em um cenário político favorável, o ministro poderia deixar o Supremo antes de atingir a aposentadoria compulsória, que ocorre aos 75 anos.

Embora Dino tenha negado publicamente qualquer intenção política a curto prazo, setores dentro do PT ainda o veem como uma figura potencialmente central em futuras eleições. Sua indicação por Lula para o STF foi motivada, entre outros fatores, por seu perfil político alinhado e a fidelidade ao governo, especialmente após o enfraquecimento da Operação Lava Jato e a anulação de processos que envolvem membros do partido.

Blog do Gilberto Léda 

O Prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, entregou nesta sexta-feira (17) o 9º Polo EducaPaço do Mocajutuba, consolidando mais um importante equipamento voltado ao fortalecimento da educação e da inclusão social no município.
A cerimônia contou com a presença da primeira-dama Maedja Campos, do secretário municipal de Educação, professor Fábio Henrique, coordenadores do EducaPaço, vereadores, lideranças comunitárias e moradores da região, que celebraram a chegada de mais um espaço estruturado para atendimento de crianças e adolescentes.

O Polo dispõe de uma moderna sala de informática com 29 computadores, com capacidade de atender 58 alunos por hora/aula, beneficiando tanto os estudantes atendidos pelo projeto quanto toda a rede municipal das comunidades do Porto do

Mocajutuba e Cumbique.

Além disso, o espaço conta com: 1 sala de ballet; 3 salas de aula climatizadas, com capacidade para 30 alunos cada; Cantina e cozinha; Banheiros equipados com vestiários e acessibilidade; Sala da coordenação; Espaço voltado para crianças com TEA; Playground; Área de vivência; Chuveiros externos; Jardinagem e paisagismo; Programa “Educando com Beleza” e Aplicação de flúor, reforçando o cuidado com a saúde bucal.

As modalidades esportivas ofertadas no polo incluem: futebol society, beach soccer, vôlei de areia, ballet, judô, natação e capoeira.
Já as atividades pedagógicas abrangem arte e cultura, música e recomposição de aprendizagem em português e matemática.

Durante a solenidade, o prefeito destacou que os polos do EducaPaço fazem parte de uma política pública pensada para além do ensino tradicional, oferecendo formação integral, acolhimento, esporte, cultura, desenvolvimento emocional e social.

Durante a cerimônia, o estudante Carlos Daniel, de 10 anos, morador da região, falou emocionado sobre a alegria de receber o novo espaço perto de casa. “Eu estou muito feliz porque agora aqui tem informática, música e até natação. Eu sempre quis aprender no computador e agora vou poder estudar mais e fazer novas atividades. Tá tudo muito bonito, eu amei esse lugar”, disse o estudante.

“Estamos entregando um espaço que gera oportunidade, dá novas perspectivas e ajuda a construir um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes. Cada investimento como esse é um passo a mais na transformação do nosso município”, afirmou o Prefeito Fred Campos.

Com a inauguração do Polo EducaPaço Mocajutuba, a Prefeitura reafirma o compromisso com uma educação acessível, inclusiva e moderna, aproximando a comunidade de um projeto que já se tornou referência em formação cidadã e qualidade no ensino.

A sonda se encontra na locação do poço e a perfuração está prevista para ser iniciada imediatamente, com a duração estimada de cinco mesesPresidenta da Petrobras Magda Chambriard, e a margem equatorial

A Petrobras recebeu nesta segunda-feira (20/10) a licença de operação do Ibama para a perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-059, localizado em águas profundas do Amapá, a 175 km da costa, na Margem Equatorial brasileira. A sonda se encontra na locação do poço e a perfuração está prevista para ser iniciada imediatamente, com a duração estimada de cinco meses. Por meio desta pesquisa exploratória, a companhia busca obter mais informações geológicas e avaliar se há petróleo e gás na área em escala econômica. Não há produção de petróleo nessa fase.

“A conclusão desse processo, com a efetiva emissão da licença, é uma conquista da sociedade brasileira e revela o compromisso das instituições nacionais com o diálogo e com a viabilização de projetos que possam representar o desenvolvimento do país. Foram quase cinco anos de jornada, nos quais a Petrobras teve como interlocutores governos e órgãos ambientais municipais, estaduais e federais. Nesse processo, a companhia pôde comprovar a robustez de toda a estrutura de proteção ao meio ambiente que estará disponível durante a perfuração em águas profundas do Amapá. Vamos operar na Margem Equatorial com segurança, responsabilidade e qualidade técnica. Esperamos obter excelentes resultados nessa pesquisa e comprovar a existência de petróleo na porção brasileira dessa nova fronteira energética mundial”, disse Magda Chambriard, presidente da Petrobras.

A Petrobras atendeu a todos os requisitos estabelecidos pelo Ibama, cumprindo integralmente o processo de licenciamento ambiental. Como última etapa de avaliação, a companhia realizou, em agosto, um simulado in loco, denominado Avaliação Pré-Operacional (APO), por meio do qual o Ibama comprovou a capacidade da Petrobras e a eficácia do plano de resposta à emergência.

A companhia segue comprometida com o desenvolvimento da Margem Equatorial brasileira, reconhecendo a importância de novas fronteiras para assegurar a segurança energética do país e os recursos necessários para a transição energética justa (com Agência Petrobras).

Ajude o Blog do Sidnei Costa

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: 72412763372
Publicidade