Veja a folha de pagamento da Câmara e Prefeitura de Palmeirândia; existem salários acima e R$ 50 mil!

Prefeito eleito Edilson da Alvorada, tem a missão de não deixar a família Garcia voltar – G7 MA -

O princípio da transparência pública, garantido por leis como a Lei de Acesso à Informação (LAI), exige que a administração municipal preste contas claras aos cidadãos. No entanto, o que deveria ser um exercício de clareza no município de Palmeirândia (MA) se transformou em uma fonte de fortes questionamentos.

O blog do Sidnei Costa obteve, com exclusividade, o que seria a folha de pagamento da Prefeitura e da Câmara Municipal, e o conteúdo divulgado é, no mínimo, alarmante e sugere a perpetuação de um problema histórico na gestão da cidade.

Sinais vvermelhos na Folha de Pagamento: vencimentos que ultrapassam R$ 50 mil

A análise da lista de pagamentos levanta uma série de suspeitas que demandam investigação urgente. A relação de nomes chama a atenção não apenas pelos valores — classificados como “mega salários” em um município de porte modesto — mas principalmente pela gritante falta de informações básicas. *Os valores chegam a ser ainda mais chocantes com a constatação de que foram encontrados salários que ultrapassam a marca dos R$ 50 mil.*

Em desacordo com a legislação de transparência, o documento não apresenta dados essenciais como:

  • Cargo e função dos servidores;
  • Carga horária de trabalho;
  • Nível de escolaridade.

Essa omissão impede a fiscalização mínima por parte da sociedade e dos órgãos de controle, criando um ambiente propício para a ocultação de irregularidades, como a suspeita de inclusão de servidores fantasmas.

“Servidores” de outra cidade e a herança do desgoverno

As suspeitas se aprofundam com as informações obtidas por fontes locais. É relatada a existência de um número significativo de “servidores” em cargos comissionados oriundos do município vizinho, Pinheiro. Ou seja, parte do quadro de pessoal estaria lotada em Palmeirândia, mas residiria em outro município, todos supostamente recebendo salários vultosos.

A situação ganha contornos ainda mais graves quando a fonte afirma que a grande maioria desses nomes levantados é suspeita de ser composta por funcionários fantasmas, pessoas que recebem sem prestar o devido serviço à população.

Essa conjuntura, segundo a apuração, não é um fato isolado da gestão atual do prefeito Edilson Alvorada (PL). A fragilidade e a opacidade na administração da folha de pagamento colocam em evidência uma “chaga antiga” do município, que, conforme relatos, vem sendo governado “à distância” desde gestões anteriores ligadas à Família Garcia.

Os “mega salários” – incluindo os acima de R$ 50 mil – e a ausência de dados básicos em um documento que deveria ser público e detalhado sugerem um uso irresponsável, senão ilegal, do dinheiro do contribuinte. A prefeitura e a câmara devem, imediatamente, esclarecer os fatos e cumprir a lei, fornecendo a folha completa e auditável, sob pena de reforçar a percepção de que a administração municipal segue priorizando interesses particulares em detrimento do bem-estar de Palmeirândia.

Uma estranha onda de boataria tem provocado terror em alguns bairros de São Luís desde o início desta semana.

Sobretudo em grupos de WhatsApp, mas também pelo Instagram, anônimos espalham notícias falsas sobre uma suposta invasão a uma escola, em meio a um onda de violência na área da Cidade Operária.

Tudo isso obrigou a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) a emitir uma nota, para tranquilizar a população.

“A Secretaria de Estado da Segurança pública informa que não há registro de ocorrência de crime em escolas da Cidade Operária e região. Esclarece que a presença de equipes policiais nas unidades de ensino faz parte da rotina de patrulhamento do Batalhão Escolar, vinculado ao Comando de Segurança Comunitária, com o objetivo de prevenir e reprimir ocorrências dentro e no entorno das escolas”, diz o comunicado oficial da Segurança.

Apesar disso, afirma a SSP, o policiamento ostensivo foi reforçado “na Cidade Operária e região, com a presença de forças especializadas, como a Rotam, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e o Batalhão de Choque (BPChoque)”.

“As equipes atuam de forma integrada com o Centro de Inteligência da SSP, com o objetivo de prevenir crimes, identificar suspeitos e prender autores de delitos”, completa.

Mera coincidência?

A mobilização de anônimos nas redes divulgando boatos do tipo chama atenção por dois motivos: primeiro, porque ocorre em meio à chamada “crise dos áudios” – que expôs aliados do ministro do STF Flávio Dino pressionando o governo Carlos Brandão (PSB) desde 2024 por acordos eleitorais (saiba mais) -, no que parece ser uma cortina de fumaça para o caso; depois, porque estamos há um ano das eleições de 2026.

Neste segundo caso, não há como não lembrar da onda de terror que tomou conta de São Luís em 2014, meses antes do pleito daquele ano.

Até hoje, há quem veja digitais políticas no caso, embora nada tenha sido confirmado.

Por todo o contexto, é imperioso que a Segurança Pública esteja atenta: seja para evitar uma nova onde de terror na cidade – e, assim, proteger o cidadão comum, que é quem sofre de fato com esse tipo de ação -; seja para garantir que quem espalha esse tipo de boato – afetando até mesmo o comércio – seja responsabilizado pelos seus atos.

 

Blog do Gilberto Léda

Presidentes do Brasil e dos EUA se encontram na Cúpula da Asean para discutir tarifas e tensões regionaisDonald Trump e Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terão um encontro neste domingo, 26 de outubro, em Kuala Lumpur, na Malásia. A reunião ocorrerá durante a 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o encontro ainda não foi oficialmente confirmado nem pelo governo brasileiro nem pela Casa Branca. O Itamaraty, no entanto, já havia deixado “janelas abertas” na agenda de Lula, sinalizando que o encontro estava em planejamento. O presidente brasileiro está em viagem pela Ásia e deve retornar a Brasília no dia 28.

Local neutro e agenda estratégica

O encontro foi marcado em um local considerado neutro pelas duas partes, um gesto diplomático importante diante das diferenças entre os dois países em temas comerciais e políticos. Esta será apenas a segunda vez que Lula e Trump se reúnem pessoalmente. O primeiro contato foi breve, durante a Assembleia-Geral da ONU, em Nova York.

Posteriormente, ambos conversaram por telefone, ocasião em que Lula teria pedido a revisão da sobretaxa de 40% imposta por Washington sobre determinados produtos brasileiros.

Diplomacia em andamento

Após o diálogo inicial, o chanceler Mauro Vieira se reuniu em Washington com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. “O encontro foi auspicioso”, declarou Vieira na ocasião, destacando o tom amistoso das conversas entre os dois governos. O Brasil vê o encontro em Kuala Lumpur como uma oportunidade para estreitar relações com Washington, especialmente no campo econômico, em meio a um cenário global de crescente competição comercial e política.

A expectativa é de que as discussões abordem, além das tarifas sobre exportações brasileiras, as recentes tensões entre os Estados Unidos e países latino-americanos, como Venezuela e Colômbia. Fontes do Itamaraty afirmam que o governo brasileiro pretende adotar uma postura diplomática equilibrada, evitando confrontos diretos, mas sem abrir mão da defesa dos interesses nacionais.

Justiça cansou da enrolação e mandou bloquear R$ 330 mil da Prefeitura de Rosário na gestão do prefeito Jonas Magno (PDT) por descumprir uma decisão judicial que exige a realização de concurso público/2023 e a demissão de contratados irregulares.
Mesmo com várias ordens e prazos, o município continua fazendo vista grossa, mantendo servidores contratados sem concurso, o que é totalmente ilegal.
O Ministério Público foi duro: a gestão está tentando enganar o Judiciário, alegando acordos com o Tribunal de Contas que não têm validade para suspender a sentença.
A Promotora de Justiça Maria Cristina Lobato foi clara: o município continua descumprindo a ordem judicial e deve pagar multa diária de R$ 10 mil, que já acumula R$ 330 mil. O valor deve ser bloqueado imediatamente via SISBAJUD, conforme pedido do Ministério Público.
A Justiça também determinou que o município apresente a lista completa de contratados, comprovando se realmente desligou os servidores irregulares, algo que, até agora, não aconteceu.
Blog do Carlos Martins 

 

Afirma Rui Jorge, pré-candidato a Deputado Estadual.

Enquanto muitos preferem prometer pra encantar,
Acredito em criar oportunidades reais.
Em abrir caminhos pra quem só precisa de uma chance.

Não busco holofotes, nem vaidade, até porque já nasci no meio público e entendo o peso da responsabilidade.

O que busco é propósito.
Resultados.
Gerar oportunidades pra quem nunca teve vez nem voz.

Meu nome é Rui Jorge,
e o que me move é servir com verdade, entrega e respeito por todos, sem distinção.

#RuiJorge #Maranhao #MauraJorge

A educação luminense segue avançando com investimento em tecnologia e infraestrutura. Nesta terça-feira (21), o Prefeito Fred Campos inaugurou o mais novo Núcleo Tecnológico Municipal de Informática, instalado na Avenida 14 do Maiobão.
O ambiente conta com mais de 30 computadores, é totalmente climatizado e possui uma estrutura moderna, pensada para garantir conforto, inclusão digital e novas oportunidades aos estudantes.

A cerimônia de entrega contou com a presença da primeira-dama Maedja Campos, do Secretário Municipal de Educação Professor Fábio Henrique, vereadores, estudantes e moradores da comunidade.
Com este novo núcleo, já são 8 salas de informática entregues em menos de 1 ano de gestão, distribuídas em diversas regiões do município.

Já foram contempladas: Núcleo Tecnológico Vila São José; Núcleo Tecnológico Cafeteira; Núcleo Tecnológico Mocajutuba; Sala de informática da Escola Municipal José Maria Ramos Martins; Sala de informática da Escola Municipal Maria de Lourdes; Sala de informática da Escola Municipal Gov. Luiz Rocha; Sala de informática do Núcleo EducaPaço Fogo e Glória; E agora, o Núcleo Tecnológico da Avenida 14 do Maiobão.

Durante a inauguração, a estudante Laís Caldas, de 10 anos, falou com entusiasmo sobre a novidade. “Eu achei tudo muito lindo! Antes a gente não tinha um lugar assim, com tantos computadores pra todo mundo usar. Aqui tá fresquinho, organizado e dá vontade de estudar mais. Eu tô muito feliz e não vejo a hora de começar as aulas”, disse ela.

O Prefeito Fred Campos destacou a importância do investimento “Esse é mais um investimento importante que fazemos para fortalecer a educação em Paço do Lumiar. Quando entregamos um espaço moderno como este, damos aos nossos alunos as ferramentas para sonhar mais alto e se preparar para o futuro. A tecnologia é caminho para oportunidade, e enquanto formos gestão, vamos continuar levando estrutura e dignidade para nossas escolas”, pontuou Fred.

Ajude o Blog do Sidnei Costa

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: 72412763372
Publicidade