O rendimento mensal real domiciliar per capita no Brasil chegou, no ano passado, ao maior valor da série histórica iniciada em 2012: R$ 2.020. A alta foi de 16,8% acima da inflação em relação a 2022, quando era de R$ 1.730 a preços de hoje. Todas as unidades da Federação tiveram incremento real no período 2022-2024, e em 19 delas houve recorde. As informações são do módulo anual PNAD Contínua: Rendimento de Todas as Fontes, divulgado no último dia 8 de maio pelo IBGE.
O Maranhão foi uma das UFs que alcançaram recorde histórico em 2024. No estado da região Nordeste, o rendimento mensal real domiciliar per capita chegou, no ano passado, a R$ 1.078, alta de 20,2% em relação a 2022, quando era de R$ 897 a preços de hoje.
REGIÕES
A Região Sul foi a que apresentou o maior rendimento mensal real domiciliar per capita em 2024 (R$ 2.499), seguida pela Sudeste (R$ 2.381), a Centro-Oeste (R$ 2.331), a Norte (R$ 1.389) e a Nordeste (R$ 1.319). Entre as unidades da Federação, o Distrito Federal (R$ 3.276) liderava, com São Paulo (R$ 2.588) e Santa Catarina (R$ 2.544) a seguir. O menor valor foi do Maranhão (R$ 1.078), seguido por Ceará (R$ 1.210) e Amazonas (R$ 1.231).
RECORDES
Outros indicadores alcançaram seus maiores valores reais desde 2012: o rendimento habitualmente recebido em todos os trabalhos (R$ 3.225) é o mais alto da série histórica, assim como o rendimento de programas sociais do governo (R$ 836). A desigualdade de renda, medida pelo Índice Gini (0,506), também atingiu o nível mais baixo da série histórica na renda real domiciliar per capita, em expressiva redução comparada com 2023 (0,518) e ainda mais com o período pré-pandemia, em 2019 (0,544).
Também recorde, a população no Brasil com algum tipo de rendimento em 2024 chegou a 143,4 milhões. Já a população que recebe benefícios provenientes de programas sociais do governo cresceu de 18,6 milhões em 2023 para 20,1 milhões em 2024.
MAIS SOBRE A PESQUISA
A PNAD Contínua: Rendimento de Todas as Fontes (2024) traz dados de rendimentos provenientes de trabalho e de outras fontes, como aposentadoria, pensão e programas sociais. Entre os indicadores de destaque, estão a massa de rendimento médio mensal real domiciliar per capita, o rendimento médio real de todas as fontes, o rendimento médio de outras fontes e o Índice de Gini do rendimento médio mensal real domiciliar per capita. Há dados para Brasil, grandes regiões e unidades da federação.
LINK: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias-regionalizadas/pnad/renda-dos-maranhenses-cresce-20-2-entre-2022-e-2024-alcancando-recorde-historico

No município de Tuntum, pesquisa para o governo do Estado, realizada pelo Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão), mostra liderança do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), com 50% das intenções de voto.
O segundo colocado, em um cenário estimulado, é o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), que aparece com 20%. Em seguida, empatados com 10% das intenções de voto, estão o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) e o vice-governador Felipe Camarão (PT). Um total de 10% não sabe ou não respondeu.
A pesquisa também traz uma avaliação do prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa. De acordo com os dados, 90% aprovam as medidas da gestão municipal e apenas 10% desaprovam.
Em cenário estimulado para o Senado, o levantamento da Inop Previsão mostra o governador Carlos Brandão em primeiro, com 65%. Na sequência, aparecem o senador Weverton Rocha (20%), o deputado estadual Dr. Yglésio (5%) e o ministro dos Esportes, André Fufuca (5%). O total dos que não souberam ou não opinaram foi de 5%.
![]()
Larga o osso, camaradas. A mesma intensidade que os comunistas têm para fazer oposição ao governo Brandão, eles têm para se apegarem a cargo público. Mesmo com todas as observações ao governo, os comunistas do PCdoB não entregam seus cargos que, em prática, significa que aprovam de certa maneira a gestão do governador Carlos Brandão.
Diante disso fica a dúvida: será barganha eleitoral? Os camaradas que chegaram até o poder tiveram êxito na empreitada por ter justamente muito cabide de emprego no governo Flávio Dino e o medo maior desta turma é não ter os mesmos espaços conquistados com o discurso de mudança estrutural da política maranhense.
Pura balela. A maior preocupação dos seguidores de Flávio Dino é a manutenção do poder. Querem a todo custo (e a custo da população) renovar seus mandatos, além de abrir a porteira para outros camaradas. Mas 2026 se aproxima e o movimento deve ser o contrário: o esvaziamento deles na Assembleia e Câmara dos Deputados.
Se os camaradas não entregam suas secretárias e cargos comissionados, fica a pergunta do motivo do governador Carlos Brandão não os colocá-los para fora do Executivo. Será uma estratégia para a turma do Che Guevara não ter os votos nem de quem eles empregaram?
A reportagem apurou que os ‘conspiradores’ seriam os vereadores Dr. Joel (PSD), André Campos (MDB), Aldir Júnior (PL) e Marquinhos (União), que é um dos pré-candidatos à presidência da Casa
O vereador Fábio Macedo Filho revelou, em pronunciamento na sessão desta terça-feira, 24, uma suposta conspiração de colegas na Câmara de São Luís, para cassar os mandatos do Podemos no Legislativo ludovicense.
Ao comemorar a decisão da Justiça Eleitoral que garantiu a permanência dele e dos demais parlamentares do partido no mandato, Macedo Filho apontou que grupo ligado a um dos pré-candidatos à presidência da Casa conversou com os suplentes que poderiam ascender se a ação por suposta fraude na cota de gênero fosse julgada procedente.
“Dentro de todo esse processo que terá de presidência da Câmara, um pequeno grupo de três ou quatro vereadores, já estavam vindo a sentar com suplentes, com os suplentes que almejavam sentar na nossa cadeira. Cadeira essa legitimada pelo povo”, revelou.
Segundo o blog apurou com três fontes no Palácio Pedro Neiva de Santana, os ‘conspiradores’ seriam os vereadores Dr. Joel (PSD), André Campos (MDB), Aldir Júnior (PL) e Marquinhos (União), que é um dos pré-candidatos à sucessão do presidente Paulo Victor (PSB).
O quarteto, de acordo com as informações, já tinha garantias de pelo menos dois dos três votos dos suplentes que herdariam as vagas: Matheus do Beiju, do PL, de Aldir Júnior; e Severino Sales, do PSD, de Dr. Joel. Para atrair a terceira beneficiada, Josélia, do DC, André Campos, seria o parlamentar escalado para tratativas junto ao governo.
Em seu pronunciamento, Fábio Macedo Filho apontou a falta de respeito dos parlamentares em não respeitar o processo. Segundo ele, a postura dos ‘conspiradores’ reforça o descrédito da Casa junto à opinião pública.
“Muitas das vezes, lá fora desta casa, a gente não é respeitado da forma que nós merecemos, exatamente porque falta aqui dentro. A gente tem que se respeitar e respeitar o processo. Respeitar o processo”, desabafou.
Primeiro colocado, com percentual de 41,18%, o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), tem a preferência do eleitorado do município de Barreirinhas. É o que confirma a pesquisa do Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão), que foi divulgada nesta segunda-feira (23).
No levantamento, Orleans é seguido pelo prefeito de São Luis, Eduardo Braide (PSD), segundo colocado, com 29,41%. Logo após, aparecem empatados o vice-governador Felipe Camarão (PT) e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), ambos com 11,76%. Além disso, 5,88% disseram não saber ou não opinaram.
No cenário espontâneo, os moradores de Barreirinhas também apontaram a preferência por Orleans Brandão, que soma 32,35%. Em segundo, novamente aparece Eduardo Braide, com 11,76%. Também nesse recorte, Felipe Camarão e Lahesio Bonfim estão empatados, ambos com percentual de 5,88%.
Um dado relevante é que muitos dos entrevistados citaram o governador Carlos Brandão (PSB) que, mesmo sem poder se candidatar ao cargo, pontuou 2,94% na pesquisa. Um percentual de 41,18% não soube responder ou não opinou.
Carlos Brandão aparece como o preferido em Barreirinhas para o Senado, com percentual de 47,06%, no cenário estimulado. Na sequência, aparecem o deputado estadual Dr. Yglésio (17,65%), o ministro dos Esportes, André Fufuca (11.76%), os senadores Eliziane Gama (8,82%) e Weverton Rocha (5,88%), o deputado federal Pedro Lucas (2.94%). Foi de 2,94% o percentual dos que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados e dos que não souberam ou não opinaram.
Aprovação
A pesquisa também mediu o nível de aprovação da gestão do prefeito de Barreirinhas, Vinícius Vale. De acordo com o levantamento, 82,35% aprovam as ações e medidas do gestor municipal.
O som contagiante das matracas, dos pandeirões e dos sotaques tradicionais tomou conta da noite desta segunda-feira (23) na sede do Boi da Maioba, no Viva Maioba, às margens da Estrada da Maioba. O motivo foi o batizado oficial do Boi da Maioba para a temporada 2025, que reuniu uma multidão e lotou completamente o espaço.
O prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, foi um dos padrinhos da temporada e participou ativamente da cerimônia, acompanhado de sua esposa, Maedja Campos. Também marcaram presença a vice-prefeita Mariana Brandão, o Secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Feitosa, além de vereadores, secretários municipais e centenas de luminenses, que fizeram da noite uma verdadeira celebração à cultura.
Símbolo de resistência, tradição e orgulho para Paço do Lumiar e para todo o Maranhão, o Boi da Maioba é considerado um dos mais tradicionais grupos de bumba meu boi do estado, com reconhecimento que ultrapassa fronteiras. O batizado marcou oficialmente o início da temporada 2025, mantendo viva uma tradição que atravessa gerações e expressa a força da cultura popular maranhense.
A cerimônia, embalada pelo som forte das matracas, pandeirões e pelo coro da comunidade, emocionou os presentes e reforçou o compromisso da gestão municipal com a preservação e valorização das manifestações culturais de Paço do Lumiar.
“O Boi da Maioba é mais do que um grupo, é resistência, é amor pela cultura, é a alma do nosso povo. Receber o prefeito Fred Campos como padrinho e de tantas lideranças que aqui estão, mostra que nossa cultura é respeitada, valorizada e tem o apoio de quem faz a diferença por Paço do Lumiar. Esse batizado é mais uma prova de que, quando o povo se une pela tradição, nada nos para. Viva o Boi da Maioba, viva nossa cultura”, destacou Zé Inaldo, Presidente do Boi da Maioba.
O prefeito Fred Campos falou emocionado.”Ser padrinho do Boi da Maioba é uma honra imensa e, mais do que isso, é um compromisso com a nossa história, com a nossa cultura e com cada luminense. O Boi da Maioba não pertence apenas a Paço do Lumiar, ele é patrimônio do Maranhão e motivo de orgulho para todo o nosso estado. A nossa gestão tem o compromisso de apoiar e fortalecer as manifestações culturais, porque entendemos que cultura é identidade, é pertencimento e é desenvolvimento. Que venha uma temporada de muita alegria, resistência e amor pela nossa tradição. Viva o Boi da Maioba, viva Paço do Lumiar e viva o nosso Maranhão”, finalizou o prefeito.
O batizado foi mais uma demonstração de que a cultura luminense pulsa forte, resiste e se renova a cada geração, mantendo viva a essência do Maranhão.
Ajude o Blog do Sidnei Costa
Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.
Chave Pix: 72412763372 Chave Pix copiada com sucesso!

