
Imperatriz recebeu, na última terça-feira (22), o primeiro mutirão de devolução de celulares recuperados por meio do programa Meu Celular de Volta, iniciativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública. No total, 240 aparelhos foram devolvidos pela Polícia Civil do Maranhão aos seus verdadeiros donos.
No primeiro semestre deste ano, conforme o secretário Maurício Martins, o Maranhão registrou uma queda de aproximadamente 29% nas ocorrências de roubo de celular, em comparação com o mesmo período do ano passado. O número de casos caiu de 10.859 para 7.799. Em Imperatriz, a redução foi de 21%, com 92 aparelhos a menos roubados. Em toda a região Tocantina, a queda foi de 22%, com uma redução de 441 para 349 casos.
O secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, acompanhou a ação no Centro de Convenções da cidade. “O programa vem dando certo, a Polícia Civil tem intensificado as suas ações na recuperação de aparelhos de telefones celulares e isso aponta a redução dos índices de criminalidade. Os registros mostram que na cidade de Imperatriz houve redução de subtração de aparelhos, assim como em toda a região Tocantina, seguindo uma tendência observada em todo o estado”, ressaltou.
Os celulares devolvidos neste primeiro mutirão em Imperatriz foram recuperados ao longo de investigações e cruzamento de dados que permitiram rastrear aparelhos em circulação irregular. Com a devolução, o programa reforça seu papel central na quebra do ciclo da receptação e na reparação de prejuízos causados por crimes patrimoniais.
“Estamos com ações intensificadas para recuperar cada vez mais celulares e seguir reduzindo os índices de furto e roubo de celulares em nosso estado. Esta é uma determinação do secretário Maurício Martins e do governador Carlos Brandão”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida.
A entrega dos aparelhos nesta etapa aconteceu após disparo de intimações por meio de um WhatsApp verificado. Toda uma logística foi montada para atender os intimados a receberem seus celulares de volta, conforme explicou o coordenador do programa Meu Celular de Volta, o delegado Luigi Conte Neto.
“Organizamos a entrega para que ela pudesse acontecer de forma rápida e sem intercorrências. O atendimento foi realizado de forma simultânea em 15 computadores, visando entregar todos no período de 8h as 12h”, destacou. Maria Betânia foi uma das que compareceu ao mutirão para receber o celular que lhe foi tomado durante um assalto. “Eu fiquei muito feliz em receber [meu celular de volta]. Já tem dois anos [do assalto], nem esperava mais”, contou.
Karoliny Miranda também compareceu ao mutirão para receber o celular do namorado, que foi assaltado enquanto trocava mensagens com ela durante a ida para o cursinho onde estudava. Hoje, ele reside no Paraguai e pediu que ela fosse até o Centro de Convenções representá-lo.
“Ele recebeu a mensagem de que o celular dele foi recuperado e ele ficou muito feliz e mandou mensagem na hora para eu poder vir buscar o telefone aqui para ele. Esse serviço é muito importante”, declarou a jovem.
Implantado pelo Governo do Maranhão para coibir o comércio ilegal de eletrônicos, o Meu Celular de Volta já possibilitou a recuperação de mais de 2.500 aparelhos em diferentes regiões do estado, com destaque para a Grande Ilha e a Região Tocantina. Nas próximas semanas seguirá expandido e chegará a Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses, e em Caxias, na região dos Cocais.
Antes disso, outra etapa, novamente de recuperação de aparelhos furtados ou roubados acontecerá em Imperatriz, nesta quarta-feira (23). Cerca de 220 intimações para quem está com celular com restrição policial já foram disparadas. Todos que a tiverem recebido devem comparecer ao Centro de Convenções, também de 8h às 12h. Quem não comparecer poderá responder por desobediência.

O prefeito Fred Campos recebeu nesta terça-feira (22), a comitiva do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em mais uma edição da caravana Chegando Junto. A visita reforça o protagonismo de Fred na articulação com o Governo Federal e consolida Paço do Lumiar como referência na retomada de obras educacionais e na entrega de equipamentos públicos de qualidade.
Ao lado do secretário municipal de Educação, professor Fábio Henrique, e de sua equipe de governo, Fred Campos conduziu a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, e sua equipe técnica por diversos pontos estratégicos do município. O subsecretário estadual de Educação, Antonio Heluy, também integrou a agenda.
A primeira parada foi no bairro Pirâmide, onde há anos uma escola se encontrava com obras paralisadas. Agora, sob a liderança do prefeito Fred Campos e com apoio do FNDE, a construção será retomada, devolvendo à comunidade a esperança de uma educação de qualidade, com estrutura digna.
No bairro Mocajutuba, a comitiva visitou a Escola Municipal Vereador Francisco Oliveira Dias. Fred destacou que a obra da quadra poliesportiva será retomada com força total, beneficiando diretamente os estudantes da região com mais esporte e lazer.
Na sequência, a visita seguiu para a Vila Cafeteira. Além da quadra poliesportiva já reformada, os visitantes conheceram de perto o Polo EducaPaço, projeto inovador criado pela atual gestão para ampliar o acesso à educação, com salas de informática e estrutura moderna para atender jovens e crianças.
A presidente do FNDE também conferiu algumas das mais de 200 obras executadas nos primeiros seis meses de gestão de Fred Campos. Entre elas, a Feira da Cafeteira, a Praça Amorim Filho, a Praça da Avenida 01, a Praça do Sol, a Praça do Paranã e a reforma do antigo prédio conhecido como Titanic.
Durante a visita, Fred Campos reforçou o compromisso de sua gestão com a educação e agradeceu a parceria com o Governo Federal:
“Quero agradecer à presidente Fernanda do fundo do coração. Essa parceria com o FNDE e com o Governo Federal é fundamental para transformar a realidade do nosso município. Podem ter certeza de que vamos entregar tudo da melhor forma possível. Paço do Lumiar vai seguir avançando”, declarou o prefeito.
A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, elogiou a atuação do prefeito e a execução das obras no município:
“Eu que agradeço. É uma honra ser recebida pelo senhor e, mais do que isso, ver as coisas acontecendo. Temos um plano com recursos garantidos pelo presidente Lula e pelo ministro Camilo Santana. E eu fico muito feliz de chegar aqui e ver obra pronta. Com certeza, vou voltar para inaugurarmos juntos”, disse.
Com mais uma visita de impacto, Fred Campos reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de Paço do Lumiar e mostra que, com gestão, diálogo e trabalho, a educação do município avança de verdade.
Manoel Santos Neto, depois de estudante da antiga Escola Técnica Federal do Maranhão, conquistou o diploma de bacharel em Comunicação Social na UFMA, no início dos anos 90Minha mais antiga lembrança do Jornal Pequeno data do tempo em que, aluno novato do Liceu Maranhense, passei a freqüentar a Biblioteca Pública Benedito Leite. Recordo que sobre a imensa mesa de leitura, onde eram expostos os jornais para a consulta e a leitura diária, havia sempre o Jornal Pequeno com suas manchetes garrafais.
Até então, o JP tinha ainda a fisionomia que lhe impusera o fundador, o saudoso José Ribamar Bogéa (1921-1996). Nessa época, o jornal dava prevalência, nas suas manchetes diárias, a fatos da crônica policial que provocavam grande impacto na cidade.
Confesso que eu não gostava da grotesca narrativa dos crimes e, da mesma forma, eu saltava os anúncios, que não me interessavam, e ia diretamente às páginas dos artigos, crônicas e editoriais. O que eu gostava mesmo era de ler as cartas, os comentários, as reminiscências, os atos e fatos da vida maranhense.
Anos depois, nas leituras de meu tempo de adolescente, encontrei o Jornal Pequeno, surpreendentemente, em um dos romances mais elogiados de Josué Montelo (1917-2006): “Um beiral para os bem-te-vis”. Neste livro, Montello desenvolve uma romântica narrativa com várias referências ao Jornal Pequeno que, segundo ele, “sabe de tudo quanto se passa em São Luís”. Ribamar Bogéa, na pele do velho Zé Pequeno, aparece numa das cenas capitais da trama, quando Venâncio Sezefredo reage, irado, à publicação da foto de sua neta, completamente nua, na garupa de uma motocicleta, na capa do jornal.
Como se vê, o JP está alicerçado em profundas raízes maranhenses. Por isso mesmo eu, particularmente, acho que não há como ignorar a importância deste jornal no contexto da história da Imprensa no Maranhão. Acho também que, na história do JP, três figuras humanas se impõem, de forma obrigatória: o saudoso José Ribamar Bogéa (1921-1996), o fundador; Josilda Bogéa Anchieta (1959- 2011) e Dona Hilda, a matriarca da família Bogéa.
Vale ressaltar que, após a morte do pai, foi Josilda, de corpo e alma, a dedicação quase exclusiva de toda uma vida, consagrada ao Jornal Pequeno.
Com a morte de Josilda, no dia 10 de janeiro de 2011, senti a perda irreparável. Afinal, foi ela que, no começo de junho de 2002, me deu uma alegria inesquecível, ao me receber de braços abertos para trabalhar na Redação do Jornal Pequeno. E este seu gesto teve ainda a plena aprovação de seu irmão, o querido amigo Lourival Bogéa, diretor geral do JP.
Nestes 60 anos, não é demais assinalar que passaram pela Redação do Jornal Pequeno levas sucessivas de grandes colaboradores, de grandes profissionais. Alguns, perto de meu convívio, deixaram-me saudades como José Ribamar Sousa dos Reis, Bo Korsak, Walter Rodrigues e Ray Santos, com aquela inesquecível coluna “Tintim por Tintim”.
Jamais imaginava que um dia eu seria repórter e redator deste jornal (onde estou desde junho 2002) e, nesta condição, seria testemunha presencial tanto dos fenômenos culturais, quanto da vida cotidiana como também das lutas políticas mais importantes travadas ao longo dos últimos anos no Maranhão.
Nos guardados de minha memória, consigo rever aquele menino que eu fui, vivamente interessado pelos jornais que eram colocados na mesa de leitura da Biblioteca Pública Benedito Leite.
Entre angústias e alegrias resolvi escrever esta breve reflexão sobre os caminhos que me coube percorrer até aqui. Minha gratidão a Deus por estes 62 anos que completo hoje, nesta quarta-feira (23). E dou graças a Deus também por ter tido a chance de chegar à Redação do Jornal Pequeno.
Afinal, foi aqui que tive a honra de estreitar os laços de amizade com grandes mestres, entre os quais o professor Alberico Carneiro Filho, Ademário Cavalcante, Cunha Santos, Walter Rodrigues, Oswaldo Viviani, Herbert de Jesus Santos e Wellington Rabelo (a quem saúdo em nome de todos os bravos das novas gerações). São todos eles profissionais por quem sempre tive grande carinho, apreço e admiração!
Por: Manoel Santos

Entrega de obras e assinatura de ordens de serviço marcaram a visita do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, ao município de Axixá, segunda-feira, ao lado da prefeita Roberta Barreto e dos secretários estaduais de Saúde, Tiago Fernandes, e de Esporte e Lazer, Celso Dias. Representando o governador Carlos Brandão, Orleans reafirmou o compromisso do governo estadual em continuar trabalhando para levar obras e serviços e melhorar a vida de quem mais precisa.
“Hoje 400 pessoas foram atendidas e serão encaminhadas para cirurgias de catarata e pterígio, para voltar a enxergar. Por todo o Maranhão, nossa equipe da saúde está batendo recordes de cirurgias oftalmológicas e eletivas. Inauguramos a Estação Tech, com foco em formação digital e qualificação profissional. Além disso, entregamos cinco equipamentos esportivos completamente revitalizados, parte do programa Sedel Revitaliza que está sendo ampliado e vai chegar a todos os municípios da região do Munim”, afirmou Orleans Brandão.
Graças à parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, foram entregues à população de Axixá os ginásios poliesportivos dos povoados Santa Rosa, Burgos e Veneza, a Arena Esportiva do Centro e o Ginásio Poliesportivo José Pedro Ferreira Reis. O município também ganhou a Estação Tech, para a formação digital dos jovens.
As ordens de serviço assinadas por Orleans Brandão também vão garantir a construção de dois portais da cidade, a reforma da Praça da Família e implantação da Casa TEA 12+. “O Governo do Estado, junto com a prefeitura, está garantindo estrutura de verdade, na educação, no lazer, no esporte, na saúde e na formação digital. Seguimos acompanhando de perto as entregas e ações que o Governo do Maranhão tem realizado em cada canto do estado, sempre com responsabilidade e compromisso com a população”, destacou o secretário de Assuntos Municipalistas.
O pré-candidato ao Senado, Dr. Hilton Gonçalo, tem se destacado como um dos nomes mais competitivos para a disputa do próximo ano. Segundo os dados da mais recente pesquisa do Instituto EPO, Hilton aparece com 7,5% das intenções de voto como primeira opção e 9,2% como segunda — desempenho que o coloca tecnicamente empatado com os demais pré-candidatos, quando se considera a margem de erro do levantamento.
Com a possibilidade concreta de a ex-governadora Roseana Sarney, que lidera com 30,1% na primeira opção, não disputar o pleito de 2026, o cenário eleitoral tende a se reconfigurar drasticamente. Sem Roseana, a liderança se pulveriza, e nomes como Weverton Rocha (17,1% na 1ª opção e 14,8% na 2ª), André Fufuca (13% e 9,8%) e Eliziane Gama (10,5% e 10,8%) entram em empate técnico com Hilton Gonçalo, o que reforça seu crescimento e aceitação junto ao eleitorado maranhense.
Hilton vem construindo uma trajetória sólida no interior do estado, com forte atuação em áreas estratégicas como saúde, infraestrutura e habitação. O reconhecimento de sua gestão à frente da Prefeitura de Santa Rita reflete-se agora em sua viabilidade eleitoral em todo o Maranhão.
Outro dado relevante é o alto índice de eleitores indecisos ou que rejeitam os nomes tradicionais. Segundo a pesquisa, votos nulos, brancos ou em “nenhum deles” somam 13,5% na primeira opção e impressionantes 23,9% na segunda. Já os que não souberam ou preferiram não responder chegam a 19,5% na segunda escolha.
Registrada sob os números 8618 e 8532 no CONRE (Conselho Regional de Estatística), a pesquisa EPO segue as normas da ABEP e tem margem de erro de 1,96%.
Com esse cenário, Dr. Hilton Gonçalo se fortalece como uma alternativa real e competitiva, ocupando um espaço estratégico e com grande potencial de crescimento.
Desde que assumiu a Prefeitura de Paço do Lumiar, o prefeito Fred Campos tem mostrado que gestão de verdade se faz com trabalho, planejamento e resultados. Com um ritmo acelerado de obras e um ambiente favorável aos negócios, o município vem se destacando como um dos principais polos de crescimento da Grande Ilha.
Um dos maiores símbolos dessa nova fase é a chegada do Supermercado Mateus, que já está em construção na Estrada da Maioba. A obra, além de movimentar a economia com empregos diretos na construção, abrirá novas vagas quando o supermercado entrar em operação. É mais renda e oportunidade para os luminenses.
Outro destaque é a recém-inaugurada Arena Moove, um moderno centro esportivo no Maiobão, que oferece aulas de futebol, vôlei, beach tênis e diversas outras atividades. O espaço já virou referência para quem busca esporte, lazer e qualidade de vida.
Além disso, novos empreendimentos imobiliários estão sendo erguidos em várias regiões da cidade. Condomínios de casas e apartamentos estão em pleno andamento, sinal claro de que a confiança no município aumentou — e com ela, a geração de empregos no setor da construção civil.
Esses investimentos privados caminham junto com um grande volume de obras públicas. Em menos de seis meses de gestão, Fred Campos já entregou mais de 200 obras, entre escolas climatizadas, ruas pavimentadas, UBSs reformadas, praças revitalizadas e muito mais. Cada uma dessas ações também gera empregos e fortalece a economia local.
“O que estamos fazendo em Paço é um trabalho sério, com planejamento e parceria. Criamos um ambiente seguro para quem quer investir, ao mesmo tempo em que levamos obras para todos os cantos do município. O resultado é esse: geração de emprego, crescimento urbano e qualidade de vida para a nossa população. Aqui o progresso é real, e veio pra ficar”, finalizou o Prefeito Fred Campos.
Ajude o Blog do Sidnei Costa
Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.
Chave Pix: 72412763372 Chave Pix copiada com sucesso!




