Ele destacou a qualidade da estrutura dos espaços criados para proporcionar todas as condições de ensino e aprendizagem aos estudantes
O deputado estadual Neto Evangelista destacou, em pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (16), a importância do novo prédio do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que abriga o Complexo de Ciências da Saúde do Curso de Medicina do Campus Paulo VI da Uema, inaugurado na segunda-feira (15), em São Luís. Segundo o parlamentar, trata-se de uma verdadeira revolução no ensino superior do estado.
De acordo com o parlamentar, a qualidade da estrutura entregue supera, inclusive, a de cursos de Medicina particulares já existentes no Maranhão.
“O governador Carlos Brandão entrega para a sociedade uma universidade que vai formar bons profissionais de Medicina para o nosso país, em um cenário no qual, infelizmente, muitos cursos foram abertos de forma açodada, sem a devida condição de preparar médicos para a grande responsabilidade de cuidar de vidas”, afirmou Evangelista.
O deputado pontuou que o espaço é formado por três segmentos. O prédio Educacional contém oito salas de aula, doze salas de tutoria, duas salas de simulação realística, dois laboratórios morfofuncionais, dois laboratórios de habilidades médicas, dez consultórios práticos, salas de atendimento ao aluno, estudos e professores. Abriga ainda o Núcleo Psicopedagógico (NEXO), diretórios acadêmicos, laboratório de informática, cantina e os setores administrativos dos cursos.
O prédio ambulatorial (Clínica-Escola) é um espaço destinado à prática clínica dos estudantes, equipado com 15 consultórios, sala de eletrocardiograma, sala de reunião e ambientes de apoio. E o prédio do Laboratório de Anatomia Humana possui duas salas de aula prática, sala de preparo de peças anatômicas e sala de paramentação, proporcionando um ambiente adequado para os estudos fundamentais da medicina.
Neto Evangelista também destacou a relevância da aprovação, pela Assembleia, da regulamentação que garante 50% das vagas da UEMA para alunos oriundos da rede pública, medida enviada pelo Executivo. Antes, no curso de Medicina, apenas 10% das vagas eram ocupadas por egressos da escola pública. “Com essa conquista, vamos permitir uma competitividade justa”, disse.
Investimento
O parlamentar afirmou que, em breve, será formada a primeira turma de Medicina da UEMA em São Luís, citando o exemplo de Patrícia, jovem autista presente na turma inaugural. Ele reforçou ainda que o Governo do Estado vem fortalecendo também a educação básica, investindo em tecnologia e ampliando políticas de inclusão na universidade.
“Com o curso de Medicina completamente equipado, a UEMA entregará profissionais de qualidade. Não posso deixar de parabenizar a equipe do governador Carlos Brandão, em especial o secretário Aparício, responsável pela execução da obra, e o próprio governador, que assumiu a responsabilidade de, pela primeira vez na história, garantir esse curso em São Luís”, concluiu.
Na tarde desta terça-feira, 16 de setembro, o Prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, inaugurou duas importantes obras na Avenida Principal da Comunidade Pau Deitado: a Quadra Poliesportiva Vereador Miércio Roberth Martins, em homenagem ao parlamentar que faleceu em 2023, e uma moderna sala de informática na Escola Municipal Governador Luiz Rocha.
As solenidades também contaram com a presença da Primeira-dama Maedja Campos, da Vice-prefeita Mariana Brandão, do Secretário Municipal de Educação, Professor Fábio Henrique, do Secretário Adjunto de Esportes Thiego Diniz, do Presidente da Câmara de Vereadores Fernando Feitosa, além de vereadores, secretários, familiares do vereador Miércio, estudantes e toda a comunidade local.
A Quadra Poliesportiva Vereador Miércio Roberth Martins foi construída em uma área estratégica, entre três escolas: Governador Luiz Rocha, Maria do Perpétuo Socorro e Vereador José Ribamar Coelho. O espaço conta com cobertura, arquibancada e piso em epóxi, proporcionando conforto e segurança para práticas esportivas e eventos comunitários.
Já a Sala de Informática da Escola Governador Luiz Rocha foi entregue com 17 computadores, beneficiando diretamente centenas de alunos e reforçando o compromisso da gestão municipal com a inclusão digital e a modernização do ensino.
Encerrando a agenda do dia, o Prefeito Fred Campos lançou mais uma frente de obras do Programa Pavimenta Paço, desta vez na Rua Pericumã, no bairro Sítio Grande, que receberá pavimentação asfáltica. A iniciativa é fruto da parceria com o
Governador Carlos Brandão, e vai garantir mais qualidade de vida e mobilidade para os luminenses.
Emocionada, Dona Leutres Martins, mãe do vereador homenageado, destacou a importância do momento. “Hoje é um dia de muita emoção para mim e para toda a minha família. Ver o nome do meu filho Miércio sendo lembrado nesta quadra é a certeza de que ele deixou um legado de amizade, compromisso e amor pela comunidade. Agradeço ao Prefeito Fred Campos e a todos que tornaram essa homenagem possível. Meu coração está cheio de gratidão e saudade”, disse ela.
Visivelmente emocionado, o Prefeito Fred Campos também deixou registrada sua mensagem. “Homenagear meu amigo Miércio com essa quadra é, ao mesmo tempo, motivo de alegria e emoção. Alegria porque sei que este espaço vai transformar a vida de muitas crianças e jovens, assim como era o sonho dele; e emoção porque lembro do grande homem, vereador e amigo que ele foi. Miércio estará para sempre em nossos corações, e hoje deixamos marcada na história da nossa cidade a importância do seu legado”, pontuou Fred.
Recentemente, o vice-governador Felipe Camarão (PT) lançou um desafio aos seus concorrentes.
“Um deles mostre uma foto ao lado do presidente Lula”, desafiou. Para o vice de Brandão, uma foto ao lado de Lula habilita um candidato a governar o Maranhão.
O deputado federal Rubens Pereira Júnior parece que aceitou o desafio, em silêncio.
Na semana passada, Rubinho foi além do proposto. Ele transformou uma foto com Lula em camisa e mostrou, também, proximidade com o presidente Lula.
Rubens é hoje vice-presidente nacional do PT e a cada dia ganha mais espaço no partido de Lula. Rubens Jr tem seguido determinações partidárias, sobretudo orientações de Lula. Diferente de Camarão que disse que não vai retroceder do seu desejo pessoal de ser governador.

A revelação de que a Fênix Serviços e Construção Ltda, empresa adquirida por Caetano Barroso, filho do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), fechou contrato com a prefeitura de São José de Ribamar justamente após o envio de volumosas emendas-pix do parlamentar. A informação foi revelada pelo jornalista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Esse fato escancara um padrão cada vez mais preocupante no Brasil: a simbiose entre poder político, repasse público e negócios privados de familiares. Tudo que o deputado federal Márcio Jerry finge combater no Maranhão.
Os documentos apresentados por Cláudio Humberto mostram que o enredo é quase didático. A empresa muda de dono em abril de 2023, passando para as mãos do herdeiro de Jerry.
Poucos meses depois, a prefeitura de Ribamar é contemplada com uma emenda-pix de R$1 milhão, enviada pelo deputado. No mesmo ano, a empresa do filho passa a receber pagamentos que superam em R$540 mil o valor originalmente previsto em contrato.
Em 2024, o ciclo se repete: mais duas emendas em sequência (R$750 mil e R$601 mil), mais pagamentos para a Fênix — inclusive depois do fim do contrato aditivo, encerrado em fevereiro. Uma “coincidência” que não cheira nada bem.
Aqui, não se trata apenas de discutir legalidade, mas de questionar legitimidade e moralidade. O problema não é só Caetano Barroso ter uma empresa que presta serviços de jardinagem, capina ou até montagem de palcos.
O problema é essa empresa prosperar justamente onde as emendas do pai desembarcam. A fronteira entre interesse público e interesse privado se dissolve.
É evidente que Márcio Jerry domina a lógica das emendas como instrumento de poder político. Mas quando os recursos públicos parecem se entrelaçar com os negócios familiares, o debate sai da esfera técnica e entra no campo ético.
A quem serve a “nova política” das emendas-pix? À população de São José de Ribamar ou ao círculo de aliados e familiares que orbitam os gabinetes de Brasília?
Seus adversários já apontam o dedo, lembrando que Jerry e Flávio Dino são aliados históricos, e o ministro do STF, Dino, tem justamente combatido os malefícios destas emendas no Brasil. É preciso entender quando as emendas de Jerry serão alvo de apuração e investigação.

O vice-governador petista Felipe Camarão reagiu indiretamente sobre uma pacificação na sucessão do Palácio dos Leões liderada pelo presidente Lula, do PT.
“Lembrei hoje de um grande filme (estilo Sessão da Tarde) que eu gostava muito em minha infância e juventude: “Retroceder nunca; rende-se jamais”. Isso vale demais para a atual fase da minha vida”, disse o Camarão.
Se Lula optar por escolher que o PT fique com a vaga do Senado, como já demonstrou em vários momentos este interesse, Felipe Camarão tem duas opções: ir impossivelmente contra a vontade do dono do PT ou escolher outra legenda para se candidatar.
Agora, por qual partido?
Nesta segunda-feira (15), o governo do Maranhão deu início a uma nova etapa de expansão da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com a inauguração do prédio do Centro de Ciências da Saúde, no Campus Paulo VI da universidade, em São Luís, que abriga o curso de Medicina.
Durante a solenidade de inauguração do prédio, o governador Carlos Brandão destacou que a entrega é um marco histórico para a Uema, o que vai refletir na formação de novos profissionais de saúde para atender a população do estado.
“Hoje, a gente inaugura um complexo educacional na área da saúde. Já temos o curso de Medicina, ano que vem teremos também o de Psicologia e vamos poder oferecer outros cursos da área. É um prédio moderno e nosso objetivo é que este curso se torne referência no estado. Então, é um momento histórico que vai contribuir para reduzir o déficit de médicos para atender a população do Maranhão”, assinalou Brandão.
Por ano, 80 alunos do curso de Medicina ingressarão no centro, que também abrigará outras graduações da área da saúde. O governador do estado informou que 50% das vagas são reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas.
Segundo o reitor da Uema, Walter Canales, a nova estrutura representa um avanço significativo na consolidação da formação em saúde da universidade.
“Este espaço moderno, bem equipado e integrado fortalece de forma decisiva as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Aqui teremos 80 novos alunos de Medicina por ano. A partir de 2026, também já teremos a primeira turma de psicologia, e em breve outros cursos da saúde, de modo que possamos ocupar de forma plena essas instalações, propiciando o desenvolvimento de metodologias específicas de ensino e aprendizagem modernas”, afirmou Walter Canales.
O diretor do CCS, Af Ali Uthant, parabenizou a determinação do governo do Maranhão e da Uema em entregar o prédio. “A implantação deste complexo educacional vai formar com responsabilidade profissionais nas áreas de Medicina e Psicologia, voltados às necessidades da população maranhense, e isso representa um avanço na prestação dos serviços de saúde pública no estado”, avaliou.
Centro de Ciências da Saúde do Curso de Medicina
A construção do Centro de Ciências da Saúde do Curso de Medicina, da Uema, em São Luís, foi executada pelo governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), e teve um investimento de R$ 26.279.153,45.
O espaço oferece oportunidade de formação na área da saúde, com ensino de alta qualidade.
O complexo possui um total de 3.960,37 metros quadrados de área construída. Além do curso de Medicina, o local abrigará o curso de Psicologia, previsto para ser iniciado em 2026.
O espaço é formado por três segmentos principais: o prédio educacional, o prédio ambulatorial (clínica-escola) e o prédio do laboratório de anatomia humana, além de anexos que incluem setores técnicos e operacionais.
O prédio educacional conta com oito salas de aula, 12 salas de tutoria, duas salas de simulação realística, dois laboratórios morfofuncionais, dois laboratórios de habilidades médicas, 10 consultórios práticos, três salas de atendimento aos alunos, uma sala de estudos e uma sala destinada aos professores.
O espaço ainda terá a sala do Núcleo Psicopedagógico (NEXO), uma sala para diretórios acadêmicos, uma sala de reunião, um laboratório de informática, além de gráfica, cantina e ambientes administrativos, como direção de centro, secretaria, departamentos e direções dos cursos de Medicina e Psicologia.
O prédio ambulatorial (clínica-escola) será destinado à prática clínica e conta com 15 consultórios, sala de eletrocardiograma e sala de reunião de clínica médica, além de ambientes de apoio administrativo e operacional.
O prédio do laboratório de anatomia humana conta com duas salas de aula prática, uma sala de preparo das peças anatômicas e uma sala de paramentação, compondo um ambiente adequado para o estudo das disciplinas básicas da área médica.
UPA
Também será construída uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atender a população do entorno do Campus Paulo VI, ampliando os serviços de saúde a todos, além de garantir a prática dos alunos e tornar a formação mais completa.
Uma parceria com o Hospital dos Servidores (HSE) vai permitir residência médica aos formandos e aumentar a oferta de serviços médicos ao funcionalismo público estadual.
Alunos comemoram a conquista
O curso Medicina do Campus Paulo VI foi iniciado em setembro de 2024. Com a entrega do novo Complexo Educacional do Centro de Ciências da Saúde (CCS), os 80 alunos que já estão cursando a graduação passam a contar com toda a estrutura necessária para a sua formação.
Amiel Alencar, 21 anos, disse que o Centro vai garantir uma melhor prática acadêmica durante a formação. “É fundamental que a gente tenha esse tipo de contato prático que só uma clínica-escola pode oferecer. Pois é por meio dela que vamos nos adaptar à realidade que enfrentaremos depois de formados. A gente estava muito no aguardo desse prédio, desde que iniciamos o curso e ficamos muito satisfeitos com toda essa estrutura”, contou.
Asafe da Costa, 22 anos, falou sobre os espaços construídos no Centro. “Aqui a gente tem uma biblioteca completa, laboratórios, sala de prática com as estruturas específicas. Isso tudo vai impactar na melhora das nossas avaliações, fazendo que a gente avance os períodos com maior qualificação até o fim do curso”, disse.
Participaram da solenidade de entrega do Centro de Ciências da Saúde (CCS), além do governador Carlos Brandão, o reitor da Uema, Walter Canales; o vice-reitor da Uema, Paulo Catunda; o diretor do CCS, Af Ali Uthant; os secretários de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira; de Administração, Guilberth Garcês; de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; deputados federais, estaduais, vereadores, além de estudantes e professores do curso de Medicina do Campus Paulo VI, na capital.
Ajude o Blog do Sidnei Costa
Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.
Chave Pix: 72412763372 Chave Pix copiada com sucesso!

