Brandão vistoria obras estruturantes na Baixada Maranhense

O governador Carlos Brandão vistoriou duas importantes obras de infraestrutura que vão transformar a mobilidade e impulsionar o desenvolvimento da Baixada Maranhense: a Travessia da Baixada e a implantação da estrada que liga São Bento a Bequimão. As intervenções integram o conjunto de investimentos do governo do Maranhão voltados à melhoria da infraestrutura viária e à integração das regiões do estado.

A estrada entre Bequimão e São Bento conta com 27 quilômetros de extensão e vai reduzir em mais de 50 quilômetros o trajeto até o Cujupe, principal ponto de ligação entre a Baixada e a capital. Incluindo a sede do município, de Três Marias a São Bento, são mais 24 quilômetros, totalizando 80 quilômetros de recapeamento asfáltico.

O projeto garante mais mobilidade, segurança e conforto para motoristas, produtores e trabalhadores da região. Atualmente, os serviços avançam na etapa de terraplanagem e sub-base. Em seguida, será executada a base com revestimento primário e, por fim, o revestimento superficial duplo, que confere maior resistência e durabilidade ao asfalto.

Brandão também acompanhou o andamento da Travessia da Baixada, considerada um dos maiores desafios de engenharia em execução no estado. A primeira etapa do projeto, com cerca de 30 quilômetros, parte da sede de São João Batista até a margem do rio Mearim, que marca a divisa natural com Anajatuba. A segunda, com 14 quilômetros, segue da margem oposta do rio até a sede do município de Anajatuba. Quando concluída, a obra vai reduzir em mais de três horas o tempo de deslocamento até a Baixada Maranhense, além de facilitar o escoamento da produção local e impulsionar o turismo na região.

Durante a vistoria, o governador destacou a importância da obra para a integração da Baixada e para o escoamento da produção agrícola e pesqueira, reforçando o compromisso do governo com o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

“Esta obra é um verdadeiro desafio da engenharia. A implantação dessa obra é bastante complexa — muitos não tiveram a coragem de fazer — e hoje nós encaramos esse projeto como uma realidade, reduzindo em mais de três horas o acesso à Baixada Maranhense e garantindo mais conforto, segurança, mobilidade e valorização para a população. Um verdadeiro sonho que está se tornando realidade”, comemorou o governador.

As duas frentes de trabalho representam um marco na infraestrutura do Maranhão, conectando cidades, gerando emprego e renda e promovendo desenvolvimento com sustentabilidade. O governo do estado segue investindo na pavimentação e recuperação de rodovias estratégicas, ampliando o acesso a serviços, educação, saúde e mercados, e melhorando a mobilidade em todas as regiões.

O atraso no envio do Projeto de Lei (PL) que regulamenta a destinação do precatório do Fundef em Rosário tem causado insatisfação entre os profissionais da educação. Até o momento, a Prefeitura não encaminhou a proposta à Câmara Municipal, o que mantém indefinida a forma de aplicação dos recursos.

O valor do precatório refere-se a complementações da União destinadas ao antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef). A expectativa dos professores é de que parte desses recursos seja utilizada para o pagamento de abonos, como forma de reconhecimento pelo serviço prestado ao longo dos anos.

Sem o PL, não há previsão de pagamento, nem definição de percentuais ou beneficiários. A ausência de transparência tem gerado cobranças de sindicatos, servidores e da sociedade, que exigem posicionamento oficial da gestão municipal.

Nas redes sociais e em manifestações, educadores pedem que a Prefeitura apresente um cronograma claro para o uso dos recursos e assegure que o valor seja aplicado conforme previsto na legislação. Enquanto isso, permanece o clima de incerteza e frustração entre os profissionais da rede de ensino.

A Baixada Maranhense recebeu mais investimentos do governo estadual segunda-feira (03), quando o governador Calos Brandão e o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, estiveram nos municípios de Turilândia e Cururupu para inaugurar obras, anunciar mais realizações e incluir famílias no programa Maranhão Livre da Fome.

“O que nos motiva a trabalhar cada vez mais é saber que estamos melhorando a vida das pessoas, principalmente as que mais precisam. O governador Carlos Brandão está realizando obras impossíveis, mas o seu maior legado é ser humano”, afirmou Orleans Brandão, ao destacar que o governo enfrenta problemas históricos da Baixada Maranhense, onde também está ampliando o combate à pobreza extrema.

Orleans lembrou que, em parceria com a gestão municipal, o Governo do Estado já realizou importantes obras em Turilândia, como a reforma completa do hospital municipal e a implantação do Restaurante Popular. E agora os investimentos estaduais estão sendo ampliados para promover o desenvolvimento da cidade e melhorar as condições de vida da população. Foram 650 famílias incluídas no programa Maranhão Livre da Fome, e anunciadas obras de pavimentação asfáltica e de construção do cais da cidade.

Em Cururupu, outras 715 famílias foram incluídas no programa Maranhão Livre da Fome. No município foram entregues as obras reforma do Colégio Estadual Joana Batista, incluindo a quadra poliesportiva, e autorizados 06 quilômetros de pavimentação asfáltica, a implantação de Estação Tech e do Colégio Militar 2 de julho na Unidade Integrada Municipal Herculana Vieira II, além da construção da quadra poliesportiva no Centro de Ensino Gervásio Protásio e da reforma do Mercado Municipal.

“O Maranhão está no caminho certo, e esse grande trabalho tem que continuar. Político comprometido diz o que pode fazer pela população e cumpre, e não faz promessas que não saem do papel. Por isso o governador Carlos Brandão e o secretário Orleans têm todo o respeito e a gratidão da população de Cururupu”, afirmou o prefeito Aldo Lopes.

Em apenas 10 meses de gestão, o prefeito Fred Campos entregou mais um grande avanço para a saúde de Paço do Lumiar. Nesta terça-feira (04), foi inaugurado o Centro de Especialidades e Diagnósticos Luminense, localizado na Avenida 10 do Maiobão.

O espaço representa uma das maiores conquistas da história do município, oferecendo, pela primeira vez, exames de imagem e diagnósticos de média e alta complexidade dentro do próprio território luminense.

O Centro conta com equipamentos de última geração e serviços como: Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Mamografia, Densitometria Óssea, Raio-X Digital e Exames Cardiológicos, como: Eletrocardiograma (ECG), Teste Ergométrico, Holter 24h, MAPA e Ecocardiograma.

Com essa estrutura, serão realizados quase 1.000 exames por semana, garantindo diagnósticos mais rápidos, tratamentos no tempo certo e mais dignidade para a população luminense.

O agendamento para realizar os exames será feito presencialmente na Secretaria Municipal de Saúde. Para isso, é necessário apresentar: Solicitação médica do exame e cópia dos principais documentos pessoais.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Fred Campos, da primeira-dama Maedja Campos, da vice-prefeita Mariana Brandão, da secretária municipal de saúde Ana Lúcia, além da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, e dos deputados estaduais Antonio Pereira, Ana do Gás e Helena Duailibe.

O presidente da Câmara Municipal, Fernando Feitosa, vereadores e a comunidade também prestigiaram a inauguração — muitos moradores aproveitaram a oportunidade e já realizaram seus primeiros exames no local.

Maria do Amparo, dona de casa e moradora do Maiobão, realizou um exame de raio-x e aprovou a nova estrutura. “Fui atendida rápido, o lugar é lindo, organizado e todo mundo me tratou com carinho. Agora a gente não precisa mais sair de Paço pra fazer exame. Isso é uma bênção pra nós”, disse ela.

Encantada com a estrutura, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão destacou. “Paço do Lumiar dá hoje um exemplo para o Maranhão. Este Centro de Imagens entrega modernidade, dignidade e cuidado com a vida das pessoas. É um avanço que fortalece não só a saúde do município, mas de toda a região”, ressaltou Iracema Vale.

Emocionado, o prefeito reforçou a importância histórica do momento. “Esse centro é um marco na história de Paço do Lumiar. A partir de hoje, o nosso povo não precisa mais sair do município para fazer seus exames de imagem. Aqui, perto de casa, com respeito, tecnologia e amor pela nossa gente. É por isso que trabalhamos todos os dias”, finalizou Fred Campos.

O Centro de Especialidades e Diagnósticos Luminense chega para somar a uma série de entregas realizadas em apenas 10 meses de gestão, como: Mais de 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) reformadas e entregues; Reativação do SAMU; além da ampliação dos serviços de saúde e atendimentos especializados em diversas áreas.

A sessão plenária desta terça-feira (4), na Assembleia Legislativa foi marcada por falas de deputados destacando ações do governo do Estado em diversas regiões do Maranhão.

“Onde você for, não tem uma cidade no Maranhão que não tenha a obra do Governo do Estado e, diga-se de passagem, obras de grande relevância que mudam a característica, principalmente da qualidade social das pessoas, levando mais dignidade e respeito”, afirmou Fred Maia.

Ao parabenizar o governador Carlos Brandão, o parlamentar ressaltou a sensibilidade do gestor e o trabalho do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, em atender às demandas dos municípios. “Dá todo esse apoio, atendendo os prefeitos para que essas obras sejam cada vez mais ágeis”, afirmou.

O deputado Fred Maia também elogiou serviços como o da estrada que vai ligar Urbano Santos a Barreirinhas. “Vai trazer dignidade para todo aquele povo e vai ligar a região central do Maranhão, a região sul do Maranhão, o Médio Mearim todo com o Apolo turístico de Barreirinhas, onde as pessoas vão poder fazer o turismo, gerar emprego”, observou.

Investimento na malha viária
Júnior Cascaria destacou o trabalho que vem sendo realizado por Carlos Brandão no estado, ressaltando o investimento na malha viária.

“Hoje, ele vem priorizando tanto as MAs como as vicinais”, disse.

O parlamentar também assinalou ações do governo no combate à criminalidade. “Unificaram na hora certa e correram para a rua na hora certa para dar mais paz e mais tranquilidade ao nosso povo, que muito precisa”, disse.

Auxílio
Na mesma linha, a deputada Daniella (PSB) abordou a importância da proposição que institui o Projeto Órfãos do Feminicídio, já encaminhado pelo governador Carlos Brandão à Assembleia Legislativa.

“Um projeto que assegura mais direitos para as nossas crianças e adolescentes que são vítimas também desse bárbaro crime que acomete mulheres”, atestou, ressaltando a parceria do Ministério Público na ação.

A parlamentar pediu apoio dos colegas e urgência na votação do projeto. “Quem precisa do auxílio, quem precisa do suporte não só financeiro, mas também todo o suporte social, psicossocial, não pode esperar”, ressaltou.

Gaeco está cumprindo mandados de busca e apreensão

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 5, a Operação Acqua Alta, em cumprimento a dez mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Os mandados estão sendo cumpridos em São Luís, Imperatriz, Buriticupu, Presidente Dutra e Cantanhede.

Mandados estão sendo cumpridos em cinco municípios

A investigação apura indícios de irregularidades na contratação da empresa Veneza Construções e Locações Eireli pela Prefeitura de Buriticupu, com supostos indícios de inexecução contratual e desvio de recursos públicos.

De acordo com o Gaeco, a empresa teria sido contratada para executar obras já realizadas na gestão municipal anterior. As apurações apontam que valores pagos pela Prefeitura teriam sido repassados a servidores públicos, familiares dos envolvidos e à empresa Alpha Construções e Serviços Ltda., ligada ao atual prefeito de Buriticupu. O prejuízo estimado é superior a R$ 7 milhões.

Operação tem apoio das polícias Civil e Militar

Os investigados já respondem a uma Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa, proposta pelo promotor de justiça titular da Comarca de Buriticupu, Felipe Rotondo.

A operação contou com a participação de promotores de justiça integrantes dos núcleos do Gaeco de São Luís e Imperatriz, com apoio das Polícias Civil e Militar do Maranhão, além dos promotores de justiça de Cantanhede e da 3ª Promotoria de Justiça Especializada de Açailândia. A Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (CAEI-MPMA) também auxiliou na execução das medidas.

Os documentos e equipamentos eletrônicos apreendidos serão analisados pelo Gaeco e pelo Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), para subsidiar eventual oferecimento de Denúncia.

ORIGEM DO NOME DA OPERAÇÃO

A operação recebeu o nome Acqua Alta em referência ao fenômeno de enchentes periódicas que ocorre na cidade de Veneza (Itália), quando a elevação anormal da maré faz com que o Mar Adriático invada a cidade. A denominação foi escolhida em razão do nome da empresa Veneza Construções e Locações Eireli, contratada pelo Município de Buriticupu.

Ajude o Blog do Sidnei Costa

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: 72412763372
Publicidade