O jornalista Walter Rodrigues faleceu em São Luís, no dia 18 de maio de 2010
No domingo passado (dia 18 de maio), completaram-se 15 anos do falecimento de um grande jornalista: Walter Rodrigues. Ele nasceu em Belém (PA) e, ao chegar em São Luís, trabalhou em diversos jornais e periódicos. Foi diretor de Redação do jornal O Estado do Maranhão e também trabalhou em O Imparcial, O Debate e Jornal Pequeno.
Com textos polêmicos e controvertidos, Walter Rodrigues tornou-se uma referência no jornalismo político. Ele foi o primeiro blogueiro do Maranhão, quando passou a assinar o “Blogue do Colunão”, uma inovadora página na internet que tratava sobre fatos políticos e relacionados a temas de direitos humanos, além de outros assuntos de repercussão nacional.
O blog era uma versão online do informativo impresso “O Colunão”, idealizado e produzido por ele em São Luís, e que circulava aos domingos encartado no Jornal Pequeno. Admirado por colegas de profissão, Walter ganhou respeito e prestígio por sua forte atuação na imprensa maranhense.
Houve uma fase em que ele deixou de encartar sua coluna política no JP. Criou o “Colunão” apenas na versão eletrônica, tornando-se o primeiro blog do Maranhão.
Conheci Walter em novembro de 1992, quando comecei a trabalhar na Assembleia Legislativa. Nessa época, houve uma acirrada disputa pela Mesa Diretora da Alema. Foi a ocasião em que Nagib Haickel venceu a eleição para a presidência da Casa, impondo dura derrota a seu adversário, o então deputado Roberto Rocha.
Nas tardes de sábado, eu, Walter Rodrigues e Ademário Cavalcante tínhamos o hábito de nos reunir informalmente no antigo Abrigo do Largo do Carmo para conversar sobre as notícias dos jornais. Nessa época, Ademário, muito bem informado, escrevia diariamente os editoriais do Jornal Pequeno e Walter Rodrigues, com seu “Colunão”, colecionava muitos desafetos, principalmente pelo seu estilo de escrever.
Fazia o dever de casa como bom jornalista: apurava a informação, ouvia as partes, formava seu juízo, escrevia o seu artigo e publicava denúncias. Acho que foi até hoje o jornalista que mais respondeu a processos na Justiça do Maranhão em razão dos textos que publicava. Mas ele tinha a seu favor um brilhante profissional: o advogado Abdon Marinho.
Para Walter Rodrigues, o maior patrimônio do jornalista era a sua credibilidade perante a opinião pública, o respeito perante suas fontes e a correção da informação. Ele abominava a picaretagem que começava a se alastrar no jornalismo. Infelizmente, com o passar dos anos, percebe-se que o cenário piorou muito.
Hoje, supostos jornalistas envolvem-se em práticas anti-éticas, como trair suas fontes, fazer print de conversas privadas e enganar seus leitores. Os supostos jornalistas agridem cada vez mais a dignidade da profissão.
Walter Rodrigues morreu em São Luís na noite de 18 de maio de 2010. Deixou uma lição de vida e um imenso vazio no jornalismo autêntico e verdadeiro.
Por: Manoel Santos
O Prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, entregou nesta segunda-feira, 19, a nova estrutura da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Tambaú, completamente reformada, ampliada e equipada para atender melhor a população do bairro. A cerimônia de entrega foi conduzida pelo prefeito Fred, que celebrou mais um avanço na área da saúde. Esta é a sexta UBS entregue em apenas cinco meses de gestão.
A unidade, que antes enfrentava limitações estruturais, agora oferece uma estrutura moderna, com três consultórios médicos, três consultórios de enfermagem e, pela primeira vez, atendimento odontológico, um serviço muito aguardado pelos moradores.
Além das melhorias na estrutura física, a UBS ganhou um espaço de vivência comunitário ao lado da unidade, com bancos, árvores e área de lazer, oferecendo mais conforto e bem-estar para quem frequenta o local.
Para o prefeito Fred Campos, o novo espaço representa mais do que uma obra concluída — é a materialização de um compromisso com a saúde pública. “Estamos investindo na base do sistema de saúde, valorizando as UBSs e garantindo que o cidadão seja bem atendido perto de casa, com estrutura, dignidade e respeito.”
Moradores como Maria de Jesus, que vive há mais de 20 anos no Tambaú, destacaram a importância da transformação. “A UBS ficou linda, moderna, e agora tem até dentista! A comunidade precisava muito disso.”
Com a reforma da UBS do Tambaú, a gestão municipal segue fortalecendo a atenção primária à saúde, garantindo mais acesso, qualidade no atendimento e promovendo ambientes públicos que cuidam das pessoas de forma integral.

Deputados Dinistas resolveram quebrar o silêncio sobre o ataque sexista sofrido pela deputada Mical Damasceno, em um print de conversa no WhatsApp, atribuída ao vice-governador Felipe Camarão.
De forma precipitada e sem qualquer prova técnica, os seis parlamentares Dinistas recorreram às redes sociais, neste sábado, manifestando total apoio ao vice-governador Felipe Camarão, sustentando a narrativa de que ele teria sido vítima de fake news.
A estratégia dos oposicionistas é equivocada por dois motivos. Primeiro que saíram em defesa de Camarão e esqueceram da deputada Mical, que teve sua dignidade atingida, seja verdade ou não a tal conversa. Nenhuma linha foi dada defendendo a parlamentar.
A outra questão é que se realmente estes deputados acreditam se tratar de fake news, por que ainda não solicitaram que seja feita perícia no celular do vice-governador para comprovar?
Apenas fazer a defesa de Camarão, insistindo na mesma narrativa, não será suficiente. É preciso comprovar que essa conversa de WhatsApp não existiu. A opinião pública precisa ser convencida disso e a única forma é apresentando as provas. Afinal, quem não deve, não teme!

O ex-senador Francisco Escórcio, em texto, faz uma sugestão para esclarecer de vez o caso dos prints de mensagens de cunho misógino contra a deputada Mical Damasceno, supostamente escritas pelo vice-governador Felipe Camarão, e que repercutiu bastante na mídia.
“A melhor e definitiva forma de Felipe Camarão resolver rapidamente e de uma vez por todas esta polêmica desgastante é disponibilizar, enfim, entregar, imediatamente, todos os seus aparelhos de telefonia celular à perícia das autoridades competentes”, disse o ex-senador. Confira a seguir a íntegra do texto:
”Essa é a minha sugestão
Tenho acompanhado com muita atenção os desdobramentos do caso envolvendo o nome do vice-governador Felipe Camarão e da deputada Mical Damasceno. Além da atenção redobrada, mantenho o necessário ceticismo em relação às acusações de que Felipe Camarão teria usado palavras, conteúdo e tido comportamento misógino, sexista e machista ao se referir a Mical Damasceno em mensagens trocadas pelo aplicativo WhatsApp, segundo prints divulgados nas redes sociais.
Há de se desconfiar, e muito, da veracidade destas informações. Afinal, o vice-governador Felipe Camarão tem longa, ilibada e inteiramente bem-sucedida trajetória como servidor e homem público. E de resultados expressivos e inequívocos. Felipe Camarão, ao longo de sua vida, foi aprovado em concursos públicos para escrivão de Polícia Civil; analista judiciário do Tribunal de Justiça do Maranhão e procurador federal, já tendo chefiado o escritório de representação da Advocacia-Geral da União e nomeado procurador-chefe da Procuradoria Federal no Maranhão.
Aos 24 anos, dirigiu o Procon-MA e voltou a ocupar o cargo em 2011. Em 2015, a convite do então governador Flávio Dino, assumiu a Secretaria de Estado da Gestão e Previdência, em seguida a Secretaria de Estado da Cultura, a Secretaria de Governo e, em 2016, foi nomeado como secretário de Estado da Educação. Simplesmente o conteúdo chulo, baixo e ofensivo dos prints divulgados não combinam com nada da grandiosa biografia do vice-governador Felipe Camarão.
Até que todas as dúvidas e questionamentos sobre o caso que envolve o nome do vice-governador Felipe Camarão e da deputada Mical Damasceno sejam totalmente esclarecidos, são compreensíveis a revolta e a indignação da parlamentar com as ofensas mostradas em prints de conversas no WhatsApp divulgados na internet. Mical Damasceno está com todo o direito de manifestar sua indignação.
Afinal, naquelas conversas pelo aplicativo, Mical Damasceno foi atacada como mulher e como cristã, conforme ela mesmo expôs em vídeo, também na Internet, quando ainda afirmou não ter dúvidas de que houve um crime, embora não se saiba até o momento exatamente quem foi o autor.
Com toda a minha experiência de 75 anos de vida, marido, pai e avô, vasto currículo de trabalho na iniciativa privada e no setor público, no Congresso Nacional, no Poder Executivo e assessor de 4 presidentes da República, acredito que já que a principal acusação é de que as conversas envolvendo o nome do vice-governador teriam sido realizadas pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, a melhor e definitiva forma de Felipe Camarão resolver rapidamente e de uma vez por todas esta polêmica desgastante é disponibilizar, enfim, entregar, imediatamente, todos os seus aparelhos de telefonia celular à perícia das autoridades competentes. É o que eu faria, e já. Para terminar, e logo, com todo esse disse me disse”.
Ex-senador Francisco Escórcio
O município de Penalva recebeu, neste sábado (17), uma série de ações do Governo do Estado nas áreas de infraestrutura, saúde, segurança pública e cidadania. A agenda, que contou com a presença do governador Carlos Brandão, do secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e do prefeito Henrique Guerra, teve destaque para a gestão municipalista adotada pelo governo estadual.
Durante a programação, foram entregues importantes equipamentos públicos como o Viva Procon, a Delegacia de Penalva, a entrega da nova ambulância, além de serem iniciadas frentes de trabalho no município com a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação da Estrada do Jacaré e a execução da segunda etapa das obras do Beira Rio.
Com forte atuação municipalista, o secretário Orleans Brandão tem sido um elo fundamental entre o Governo do Estado e os municípios maranhenses. Em Penalva, sua presença reforçou o compromisso de garantir que os investimentos estaduais cheguem de forma efetiva à população.
A atuação do secretário foi reconhecida pelos presentes. “Orleans tem sido um grande amigo de Penalva, reforçando os nossos pedidos e as nossas demandas junto ao governador Brandão. Ele faz parte desse novo tempo de desenvolvimento que tem chegado à nossa cidade,” enfatizou o prefeito Henrique Guerra.
Ciente do seu papel frente a Secretaria de Assuntos Municipalistas (Seam), Orleans garantiu que continuará trabalhando pelo progresso das cidades maranhenses.
“O municipalismo é a base de um governo que escuta, que está atento às necessidades do povo e que deseja transformar a vida das pessoas. Nosso trabalho é garantir que as demandas dos municípios tenham vez, voz e resposta. Aqui em Penalva, assim como diversos municípios que temos passado, estamos trabalhado para transformar a realidade das pessoas”, destacou Orleans Brandão.
As ações em Penalva integram uma série de investimentos do Governo do Maranhão que visam melhorar a qualidade de vida da população e promover o desenvolvimento das cidades maranhenses, com diálogo permanente e parceria com as gestões municipais.
O prefeito Fred Campos protagonizou, nesta sexta-feira (16), a emocionante cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Luminenses – JELS 2025, marcando o início de uma nova era para o esporte escolar em Paço do Lumiar. O evento foi realizado na quadra da Escola José Maria Ramos Martins, que foi inaugurada oficialmente como Quadra Jorge Maru, em homenagem ao ex-vereador e grande incentivador do esporte local.
“Foi uma cerimônia linda, carregada de simbolismo e emoção. Ver nossos jovens empolgados, representando suas escolas, com brilho nos olhos e esperança no coração, é a prova de que estamos no caminho certo. O esporte transforma, une, educa e cria oportunidades. Os JELS 2025 são um marco dessa transformação que estamos construindo juntos”, afirmou o prefeito.
O ponto alto do evento foi a chegada da tocha olímpica e o tradicional acendimento da pira olímpica, conduzido por Fred Campos. O momento celebrou os valores que norteiam os jogos: superação, união e espírito esportivo.
Com mais de 40 escolas participantes e mais de 2 mil estudantes-atletas inscritos, os JELS 2025 já se consolidam como a maior edição da história do evento, reunindo modalidades individuais e coletivas e promovendo a integração entre alunos, educadores e a comunidade.
A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Mariana Brandão, do presidente da Câmara Municipal Fernando Feitosa, além de secretários, vereadores e representantes estaduais. O secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, representou o governador Carlos Brandão. Também estiveram presentes o secretário municipal adjunto de Esporte, Thiego Diniz, e o secretário municipal da Educação, professor Fábio Henrique.
O nadador Gabriel Mouzinho, um dos jovens talentos dos jogos, falou em nome dos atletas:
“Participar dos JELS é uma chance incrível de mostrar nosso talento, fazer novas amizades e crescer como pessoas e como atletas. Ver esse apoio da prefeitura e da comunidade nos motiva ainda mais. É um privilégio estar aqui.”
Transmitidos ao vivo pelo canal Planeta Esportivo, os jogos contam com a parceria da Federação Maranhense de Desporto Escolar (FEMADE) e já estão alcançando milhares de espectadores em todo o Maranhão.
Mais do que uma competição, os JELS 2025 representam o compromisso firme da atual gestão em fazer do esporte um pilar essencial de desenvolvimento social e educacional. Em Paço do Lumiar, a chama olímpica está acesa – e com ela, a esperança de um futuro melhor para toda a juventude luminense.
Ajude o Blog do Sidnei Costa
Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.
Chave Pix: 72412763372 Chave Pix copiada com sucesso!

