Maura Jorge entrega Centro de Segurança e anuncia novos investimentos.

A prefeita Maura Jorge realizou, nesta segunda-feira (30), uma grande solenidade que marcou a inauguração do Centro de Segurança do Município de Lago da Pedra, uma obra histórica e que representa um marco na estrutura da segurança pública da região. O espaço passa a abrigar a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, o comando da Guarda Civil Municipal (GCM), o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), a base dos Agentes de Trânsito (AGT), um posto avançado do Detran, a Defesa Civil, a Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI) e o moderno Centro de Segurança e Inteligência (CSI).

Durante a solenidade, a prefeita destacou o trabalho contínuo que sua gestão vem realizando na área da segurança, com a integração de ações e tecnologias que garantem mais proteção à população. O município agora conta com rondas ostensivas da equipe ROMU, sistema de videomonitoramento no centro comercial, viaturas equipadas com carros e motocicletas, além de drones de vigilância que fortalecem a atuação preventiva das forças de segurança. “Esse centro é muito mais que um prédio. Ele representa o nosso compromisso com a paz, a ordem e a vida do nosso povo”, afirmou Maura Jorge.

Na ocasião, foram entregues uma nova viatura para reforçar o patrulhamento e uma ambulância que amplia a capacidade de atendimento da saúde municipal. Além disso, Maura Jorge assinou ordens de serviço para a implantação do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB), uma conquista para a educação e a disciplina dos jovens da cidade, e para a construção de três portais nas entradas do município, que reforçarão a identidade visual e a valorização do território lagopedrense.

O evento contou com a presença do secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, que elogiou a gestão da prefeita e destacou a importância da parceria entre município e estado para trazer melhorias reais à população. A solenidade reafirmou o protagonismo de Maura Jorge como uma gestora comprometida, que segue transformando Lago da Pedra com trabalho, seriedade e visão de futuro.

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, neste sábado (28), da solenidade de lançamento do programa “Terra para Elas”, realizada no Quilombo Bela Vista, no município de Rosário. A iniciativa é coordenada pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e integra a política estadual de fortalecimento da agricultura familiar e da autonomia feminina no campo.

O evento contou com a presença do governador Carlos Brandão; do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; do prefeito de Rosário, Jonas Magno; de deputados estaduais; além de representantes do Consórcio da Amazônia Legal, da ONU Brasil e da embaixada do Canadá.

Durante a cerimônia, Iracema Vale destacou a importância do projeto como ferramenta de transformação social e valorização das mulheres do campo. “Entregar títulos às mulheres é um belíssimo trabalho realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e do Iterma. Um passo importante para garantir dignidade, segurança e empoderamento às trabalhadoras rurais”, afirmou a parlamentar.

O governador Carlos Brandão também celebrou o momento. “Realizar sonhos é algo que me inspira e faz bem para a alma. Ver a alegria do povo quilombola me deixa profundamente feliz, pois sabemos o quanto esse projeto transformará vidas”, disse.

O programa “Terra para Elas” prevê a emissão de 2.500 títulos de terra para mulheres maranhenses, além da capacitação de 5.000 trabalhadoras em manejo agrícola integrado à bioeconomia, empreendedorismo e gestão de recursos naturais. A iniciativa também visa fomentar o acesso ao crédito rural, apoiar a geração de renda, implantar sistemas de monitoramento fundiário, capacitar agentes comunitários e fortalecer a fiscalização ambiental com uso de tecnologia.

“O governador Carlos Brandão colocou a regularização fundiária como uma das prioridades do seu governo. Hoje, o Maranhão escreve um capítulo histórico, e esse capítulo tem o nome delas”, afirmou o presidente do Iterma, Anderson Ferreira.

O reajuste anunciado nesta segunda-feira (30) pelo governador Carlos Brandão (PSB) para todos os níveis da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMA), que chega a 20%, garante ganho salarial significativo às forças de Segurança. Com esse aumento, o subsídio do soldado passa a ser o 3⁰ maior do Brasil e o 1⁰ do Nordeste.

A remuneração do quadro de praças (de soldado a subtenente) passa a ocupar, na média, a 6ª posição nacional e a 2ª posição no Nordeste. Já o subsídio do quadro de oficiais (aspirante a coronel) passa a ocupar, na média, a 13º posição no ranking nacional e a 3ª no ranking do Nordeste. E o Maranhão passa de 17º para 11º no ranking nacional e para 3º no ranking do Nordeste.

Com base no subsídio de 2022, o reajuste acumulado corresponde a 26,07%, sendo que 5,1% já foram implantados em 2024, em duas parcelas: uma em janeiro e outra em julho daquele ano.

Vale destacar que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de janeiro de 2023 a maio de 2025 foi de cerca de 12,69%, o que representa, além da reposição inflacionária, um ganho real de aproximadamente 13,38%. Em março de 2022 foi concedido o último reajuste linear aos servidores militares, no valor de 7%.

O reajuste salarial ocorrerá em duas etapas: uma em julho e a outra em dezembro de 2025. O reajuste terá um impacto na folha de pagamento estadual de mais de R$ 36 milhões por mês e 483 milhões ao ano.

Proposta
De acordo com o governador Carlos Brandão, a proposta será enviada nesta terça-feira (1°/7) para a Assembleia Legislativa do Maranhão para análise e votação dos deputados.

“Esse é um passo importante na valorização de quem cuida da segurança do Maranhão”, afirmou o governador Carlos Brandão sobre o aumento.

Apaixonado pela cultura popular maranhense, não é de hoje que o governador Carlos Brandão (PSB) trabalha para incentivar as manifestações do setor no estado. Como deputado federal, é dele a Lei n° 12.103/2009, que instituiu o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, comemorado hoje, 30 de junho.

“Essa paixão me motivou a apresentar um projeto de lei para a instituição do Dia Nacional do Bumba Meu Boi, exatamente 30 de junho. À época, eu era deputado federal. A ideia foi aprovada pelo Congresso e sancionada pela Presidência da República, sob a Lei n°12.103/2009, que significa o reconhecimento da importância dessa manifestação popular para a cultura brasileira, considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como ‘Patrimônio Cultural do Brasil’”, afirmou Brandão em artigo sobre o assunto.

A lei reforça nacionalmente a relevância da data, já marcada como Dia de São Marçal e do Encontro de Bumba Meu Boi de Matraca, que reúne uma multidão no bairro João Paulo, em São Luís.

“Quando propus a instituição da data comemorativa em alusão ao Bumba Meu Boi, que aliás é dia de São Marçal, não pensei apenas em homenagear a dança, o enredo. Pensei em valorizar as pessoas que fazem rodar essa grande máquina. Uma máquina de produzir beleza, alegria, satisfação e histórias que levaremos para tantas e tantas gerações. Uma homenagem àqueles que se dedicam em manter muito vivo esse elemento tão forte de nossa história, de nossa cultura”, assinalou o governador, que em 2025 também assegurou o ponto facultativo na data, para que todos pudessem celebrar o bumba-boi.

No município de São Domingos do Maranhão, pesquisa do Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão) aponta que o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB) tem a preferência do eleitorado, com 40% das intenções de voto.

Os dados da pesquisa, em cenário estimulado, mostram que o segundo colocado é o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), com 25%. Na sequência, aparecem o vice-governador, Felipe Camarão (PT), que tem 20%; e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), com 15%.

Já para o Senado Federal, a pesquisa em cenário estimulado mostra que Carlos Brandão (PSB) lidera, com 45%. Logo em seguida aparecem empatados, com 10%, o senador Weverton Rocha (PDT) e o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP).

Na sequência, também empatados com percentual de 5%, estão o deputado federal Pedro Lucas (União) e o ex-prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo. Além disso, 10% afirmaram não votar em nenhum dos pré-candidatos apresentados e 15% não sabem ou não opinaram.

De acordo com a pesquisa, 95% aprovam a gestão do prefeito de São Domingos do Maranhão, Kleber Tratorzão, e somente 5% desaprovam. O governo de Carlos Brandão é aprovado por 70%. Um total de 20% desaprova e 10% não sabem ou não responderam. Ainda de acordo com os dados, 55% aprovam a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 40% desaprovam e 5% não sabem ou não opinaram.

No último sábado (28), o prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, entregou oficialmente à população a nova Praça Amorim Filho, no coração do Maiobão. A solenidade contou com a presença da primeira-dama Maedja Campos, das filhas do prefeito, Júlia e Sofia, da vice-prefeita Mariana Brandão, do presidente da Câmara Municipal Fernando Feitosa, vereadores, secretários do município e uma grande participação da comunidade luminense, que celebrou a entrega de mais um espaço público de qualidade.
A nova Praça Amorim Filho passou por uma ampla e moderna revitalização, transformando-se em um verdadeiro centro de lazer, esportes e convivência social. Como forma de reconhecimento à trajetória de contribuição e dedicação à cidade, o espaço foi nomeado em homenagem a Amorim Filho, agora eternizado na história de Paço do Lumiar.
O novo complexo conta com estacionamento, quadra de basquete, área para pódio, espaço de academia ao ar livre com chuveiros, além de arquibancada com mosaico artístico que une conforto e valorização da identidade local. A praça também dispõe de uma arena esportiva de beach soccer, três arenas multiuso com sistema de drenagem, além de um espaço para praça de alimentação com dois quiosques decorados, playground infantil e paisagismo completo. A acessibilidade foi prioridade, com rampas, guarda-corpos e passarelas planejadas para garantir a inclusão de todos.
Outro destaque foi a revitalização da Pracinha da Avenida 13, um anexo da Praça Amorim Filho, localizada em frente à escola IEMA. O local agora conta com playground, balanço interativo, caramanchão com bancos e mesas, área de piquenique, paisagismo renovado, nova parada de ônibus, iluminação moderna e equipamentos urbanos que promovem segurança e bem-estar para a população.
Joseane Amorim, viúva de Amorim Filho esteve presente da entrega da praça e falou da homenagem ao esposo. “Hoje é um dia de emoção e gratidão. Ver o nome do meu esposo eternizado nesse espaço tão bonito e significativo é uma grande honra para toda a nossa família. Amorim Filho sempre acreditou no poder da comunidade e na importância de espaços como esse para unir, acolher e transformar vidas. Agradeço ao prefeito Fred Campos e a toda a gestão por esse reconhecimento tão especial e por esse presente à população luminense”, disse ela.
Em apenas seis meses à frente da gestão municipal, Fred Campos já entregou 10 praças totalmente revitalizadas: Jaguarema, Paranã, Manaíra, Renê Duarte, Avenida 01, Praça do Sol, Luiz André Souza, Jorge Marú, além da recém-inaugurada Praça Amorim Filho e da Pracinha da Avenida 13. Outras praças já estão em construção e serão entregues nos próximos meses, reforçando o compromisso da atual gestão com a requalificação dos espaços públicos de Paço do Lumiar.
“Cada praça que entregamos é mais do que uma obra; é um símbolo do nosso respeito pelo povo de Paço do Lumiar. Quando investimos em lazer, esporte, acessibilidade e convivência, estamos cuidando da saúde física e emocional das famílias luminenses. E ver as crianças brincando, os idosos caminhando e a juventude praticando esportes nos espaços que entregamos é a maior recompensa do nosso trabalho. Já são 10 praças entregues em apenas 6 meses de gestão, e vamos seguir avançando, levando dignidade e qualidade de vida para cada bairro da nossa cidade”, finalizou o Prefeito Fred Campos.

Ajude o Blog do Sidnei Costa

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: 72412763372
Publicidade