Presidente da Assembleia Legislativa destacou a importância da exposição e da união entre os poderes para o fortalecimento do setor agropecuário no Maranhão
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, neste domingo (31), da abertura oficial da 65ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), um dos maiores eventos do setor agropecuário do estado.
Realizada de 31 de agosto a 7 de setembro, no Parque Independência, no bairro São Cristóvão, a Expoema promete movimentar a economia, gerar oportunidades de negócios e valorizar o trabalho dos produtores rurais maranhenses. A feira também reforça a tradição do agronegócio no estado e celebra conquistas recentes, como o título de “Maranhão Livre de Aftosa sem Vacinação”.
Durante a solenidade, Iracema Vale ressaltou a importância da união entre os poderes para o fortalecimento do setor. “Nesta época, as famílias vêm para se confraternizar, trazer as crianças para brincar, e ainda têm os shows para a juventude. É um ambiente de negócios e de exposição do setor agropecuário. Além de gerar renda para pequenos, médios e grandes empreendedores, o evento também divulga as ações que estão sendo realizadas no setor agropecuário do Maranhão”, destacou a parlamentar.
O senador Weverton Rocha também destacou a relevância da Expoema para o estado. “Quero parabenizar o governo pela realização deste grande evento, que já é uma tradição passada de geração em geração. Espero ver o Maranhão cada vez mais como grande protagonista no cenário nacional”, afirmou.

Livre da febre aftosa
Já o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, lembrou a importância da feira para o setor produtivo e para as famílias maranhenses. “A Expoema, além de ser um espaço de grandes negócios, é um ambiente para a família. Quero parabenizar o governo pela realização dessa grande exposição, que reúne atrações culturais e nacionais. Reforço, ainda, que, recentemente, na gestão do governador Carlos Brandão, o Maranhão conquistou o título de livre de aftosa sem vacinação, um marco para o nosso estado”, disse.
Com uma programação diversificada, a 65ª edição da Expoema reúne exposição de animais, leilões, palestras técnicas, feira gastronômica, shows e atrações culturais, tornando-se um espaço de negócios, lazer e integração para toda a família maranhense.
O evento também contou com a presença do presidente da Famem, Roberto Costa (MDB); do Ministro do Esporte, André Fufuca (PP); dos deputados estaduais, Antônio Pereira (PSB), Arnaldo Melo (PP) e Ariston (PSB), além de outras autoridades.

A 65ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) já começou com grandes novidades — e uma das mais celebradas é a inédita participação de Paço do Lumiar com stand próprio. Sob a gestão do Prefeito Fred Campos, o município marca presença pela primeira vez em 65 anos de evento, com um espaço que tem se destacado como um dos mais visitados da feira.
Inaugurado com a presença de autoridades e lideranças políticas, o stand de Paço do Lumiar já recebeu mais de mil visitantes apenas no primeiro dia, consolidando-se como um dos polos de maior interesse do público no Parque Independência, onde ocorre a Expoema.
O espaço reúne o melhor da cultura e da identidade luminense: mostra e venda de artesanato local, comidas típicas e apresentações culturais, além de exibição de vídeos institucionais com as principais obras entregues e em andamento pela gestão municipal. Até o dia 7 de setembro, o stand continuará aberto ao público, oferecendo uma verdadeira imersão nas ações, projetos e oportunidades desenvolvidas em Paço.
Para o Prefeito Fred Campos, o momento é histórico e de grande significado.
“Pela primeira vez em 65 anos de Expoema, Paço tem um stand próprio no evento. É uma oportunidade ímpar para conhecer nossa culinária, as ações que estamos desenvolvendo no município e nossas potencialidades”, afirmou o gestor, que aproveitou para convidar todos a visitarem o espaço.
O reconhecimento à estrutura e à proposta do stand veio também de autoridades estaduais. A Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Deputada Iracema Vale, destacou:
“Paço do Lumiar é diferenciado”, elogiando a organização e a proposta do espaço.
Entre as personalidades que já passaram pelo stand estão o Senador Weverton Rocha, o Presidente da FAMEM, Roberto Costa, o Deputado Estadual Antônio Pereira, além de vereadores luminenses e secretários estaduais, como Sebastião Madeira (Casa Civil) e Orleans Brandão (Assuntos Municipalistas).
Mais do que um espaço de visitação, o stand de Paço do Lumiar representa o esforço contínuo da gestão em aproximar a população da administração pública, divulgando de forma transparente o que tem sido feito para transformar a realidade do município.
Uma pesquisa realizada pela Vox Brasil em Lajeado Novo revelou a alta aprovação da gestão do prefeito Itaires Tratorzão, que chega a 89,71% entre os moradores do município. Segundo os dados, 22,54% classificaram a administração como “ótima” e 49,53% como “boa”, enquanto 17,64% avaliaram como “regular”. Apenas 9,31% consideraram a gestão “ruim” ou “péssima”.
O resultado reflete o impacto positivo das diversas obras realizadas pela atual administração, muitas delas em parceria com o Governo do Estado, que vêm transformando a realidade local em áreas como infraestrutura, saúde, educação e mobilidade urbana.
A pesquisa também avaliou a corrida eleitoral para o Governo do Maranhão e mostrou que o pré-candidato Orleans Brandão já aparece em primeiro lugar no município, com 35,81% das intenções de voto. Ele é seguido por Lahesio Bonfim (20,58%), Eduardo Braide (16,17%) e Felipe Camarão (4,90%).
O desempenho de Orleans em Lajeado Novo é atribuído, principalmente, ao apoio do prefeito Itaires, que tem levado o nome do aliado durante sua atuação política e fortalecido sua presença em todas as comunidades.
Com quase 90% de aprovação popular e grande capilaridade política, o prefeito Itaires Tratorzão se consolida como uma das lideranças mais influentes da região, reforçando o favoritismo de Orleans Brandão no município.
O trio ternura de comunistas – Othelino Neto, Leandro Bello e Rodrigo Lago – foram longe demais.
A denúncia do pneu furado virou piada entre a classe política, no Instagram e redes sociais. Brandão foi acusado de furar o pneu dos três deputados.
Eles, é verdade, estavam desacostumados a pegar as estradas do Maranhão e não sabem como elas sempre foram.
O passado recente dos três era andar de avião ou nos helicópteros do governo, a exemplo da aeronave da Polícia Militar.
O mais bizarro de tudo foi o dinheiro público gasto para a bizarrice.
Tudo foi gravado, claro, por um iPhone última geração. Quem gravava? Um assessor. O motorista estava como iluminador, utilizando a luz do automóvel para iluminar os vagalumes. Outro assessor ficou responsável por sujar a mão de graxa e trocar o pneu.
É, porque Othelino, Leandro e Rodrigo não iam colocar a mão na massa para resolver a situação e seguir viagem. Não faz parte da vida deles, o perrengue diário do trabalhador brasileiro. Seja em BRs, MAs ou mesmo na cidade. A verdade é que com esse tipo de material eles não sujam as mãos.

Xuxa fez uma live após problemas com jato alugado pela Heringer Táxi Aéreo
A apresentadora Xuxa Meneghel tenta, agora no Superior Tribunal de Justiça (STJ), reverter acórdão da 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que lhe condenou a pagar uma indenização de R$ 46 mil à Heringer Aviação, empresa de táxi aéreo com sede em Imperatriz. O agravo em recurso especial, atuado no dia 14 deste mês, tem como relator o ministro Humberto Martins, conforme ata de distribuição em anexo. Eis a íntegra ( PDF – 14 KB).
A batalha judicial tramita desde dezembro de 2018. Contudo, somente em 2022, a Justiça do Maranhão condenou Xuxa em duas instâncias ao pagamento da indenização por difamação.
Em novembro de 2018, a artista estava em um aeroporto de Fortaleza quando abriu uma live em suas redes sociais para reclamar que não conseguiria embarcar para o Rio de Janeiro.
Na ocasião, ela alegou que sua equipe havia contratado o serviço da Heringer para o transporte até a capital fluminense, mas que o vôo teria sido vetado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e o avião apreendido pelo órgão. A artista, então, acusou a empresa maranhense de oferecer serviços irregulares, e sugeriu que algo poderia acontecer durante o voo.

“Esse avião poderia ter… não sei, acontecido alguma coisa com a gente lá em cima, porque não estava certo (…). E o avião vai ficar preso até segunda-feira aqui. Porque em Brasília disse que já estavam buscando, olha só, procurando esse avião. Estava à procura porque, tipo assim, totalmente errado. Essa Heringer Taxi Aéreo não pode alugar aviões”, disse a apresentadora em sua rede social, segundo a decisão condenatória.
Na sentença, obtida pelo blog do Isaias Rocha, a Heringera aponta que a atitude de Xuxa prejudicou seus negócios. Além disso, a empresa comprovou na ação que não era a proprietária do avião irregular apreendido pela Anac e apresentou provas de que possui a habilitação necessária para realizar legalmente atividades de táxi aéreo.
Ao analisar o caso, o juiz Thiago Henrique Oliveira de Ávila, da 3ª Vara Cível de Imperatriz, entendeu que a atitude da apresentadora prejudicou a imagem da Heringer, tendo em vista os milhões de seguidores que Xuxa tem nas redes sociais, condenando-a à retratação e ao pagamento de indenização. Eis a íntegra ( PDF – 56 KB).
A apresentadora recorreu, mas a decisão foi confirmada em 2ª instância. Com isso, ela foi condenada a pagar uma indenização por danos morais, além de 15% adicionais para cobrir os custos do processo e os honorários advocatícios. Com juros e correção monetária, o valor ultrapassa os R$ 50 mil. Eis o acórdão ( PDF – 24 KB).
AREsp Nº 2987964 – MA
Blog do Isaías Rocha

Spoiler: será o mesmo de sempre. Rodrigo Lago, em mais um momento de catarse pública, deve subir à tribuna para repetir pela enésima vez as suas três coisas que tem tirado o seu sono: a “missão de Brandão na Europa”, a compra de tablets para alunos e, claro, seu incômodo com pautas sociais que buscam reduzir vulnerabilidade no Maranhão, a exemplo do Maranhão Livre da Fome.
É o chamado jus esperneandi em sua forma mais pura: o direito sagrado de espernear. Rodrigo Lago tem exercido esse dom com disciplina exemplar, transformando cada sessão em uma terapia coletiva — onde suas lágrimas encontram eco em apartes solidários.
E quando a tribuna não basta, o deputado recorre ao Judiciário, como quem procura um ombro amigo para enxugar as mágoas. Afinal, se não dá para convencer no plenário, sempre resta a esperança de uma sentença para limpar as lágrimas.
No fim, não é discurso parlamentar, é novela repetida: as mesmas falas, os mesmos exageros e a mesma indignação performática. O roteiro já está escrito, e o público já conhece o desfecho. Ninguém mais ouve.
Ajude o Blog do Sidnei Costa
Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.
Chave Pix: 72412763372 Chave Pix copiada com sucesso!

