Uma pesquisa realizada pelo Instituto Três Pesquisas entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro indica a vitória de Vinicius Vale (MDB) na disputa pela prefeitura de Barreirinhas.
O estudo divulgado nesta sexta-feira (4) foi contratado pela Rádio e TV Difusora e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-03978/2024.
No levantamento estimulado, quando apresentam os nomes dos candidatos, Vinicius aparece com 61,78% das intenções de voto, enquanto Léo Costa (Pode) apresenta 25,11%.
Os eleitores que não sabem em quem votar ou não responderam ao levantamento, somam 11,33%. Votos em branco ou nulo totalizam 1,78%. A margem de erro da pesquisa é de 4,6% para mais ou para menos, enquanto o nível de confiança é de 95%. Ao todo, 450 pessoas foram entrevistadas durante o estudo.
Espontânea
No cenário de resposta espontânea, quando não apresentam os nomes dos candidatos aos eleitores, Vinicius Vale aparece com 58,44%, enquanto Léo Costa tem 22,22%.
Os eleitores que não souberam ou não responderam correspondem a 16,67% dos entrevistados. Votos em branco ou nulo somam 2,67%.
Votos Válidos
Com relação aos votos válidos, ou seja, aquelas excluindo os votos em branco e nulos, Vinicius Vale também aparece com ampla vantagem na liderança: ele tem 71,10% contra 28,90% do candidato Léo Costa.
Os votos válidos são destinados para candidatos (nominais) ou para um determinado partido (legendas). São esses votos que definem o resultado da eleição.
Expectativa da Vitória
A pesquisa perguntou ainda quem os eleitores acham que ganhará a eleição, independente de quem eles votarão.
Nesse cenário, Vinicius Vale também leva vantagem: 68% das pessoas ouvidas disseram acreditar na vitória dele, enquanto 17,11% acham que Léo Costa ganhará.
Ademais, os eleitores que não souberam responder ou não opinaram representam 14,67%, enquanto os que declararam voto em branco ou nulo totalizam 0,22%.
Rejeição
Para medir a rejeição dos candidatos, o Idealize perguntou ‘em qual deles o sr(a) NÃO votaria de jeito nenhum?’ A essa pergunta, 54% disseram não votar em Léo Costa, enquanto 21,56% disseram não votar em Vinicius Vale.
Ademais, 4% disseram votar em branco ou nulo; 20,44% não souberam ou não quiseram responder.