Vereador quer criar Cultura oceânica e portuária em São Luís
O vereador Álvaro Pires (PMN), apresentou um Projeto de Lei que cria a Cultura Oceânica e Portuária em São Luís, a proposta visa garantir a inclusão da promoção da transversalidade do oceano e portuária.
De acordo com a proposta, o município de São Luís deverá garantir viabilidade para a implantação de estudos de acordo com estrutura curricular da Secretaria Municipal de Educação, e ou, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, por meio do curso de oceanografia e seus laboratórios, demais instituições de ensino superior, por meio de componentes curriculares já pré-existentes, desde a educação infantil até o ensino fundamental, bem como, a educação de jovens e adultos, nas instituições de educação da rede municipal de São Luís.
O objetivo é criar uma integração destes conhecimentos que são de fundamental importância em curto, médio e longo prazo.
“São Luís precisa viver a região portuária do Itaqui, o porto é de São Luís, a nossa Capital precisa desvirar as costas para o Porto e nosso Oceano. Negar a existência da região portuária do Itaqui é negar investimentos, negar oportunidades, negar arrecadação, negar o emprego e renda”, afirma o vereador.
Desde que foi criado em 1960, no governo José Sarney, as gestões municipais da Capital, nunca se interessaram pelo assunto e o porto sempre foi administrado por terceiros e pelo governo do estado.
De acordo com o vereador, São Luís tem um atraso de 42 anos que vira as costas para a região do Porto do Itaqui, abrindo mão do gerenciamento, abrindo mão de gerar novas oportunidades e novos negócios para os ludovicenses.
“Com este nosso projeto que cria a cultura oceânica e portuária, quero começar uma cultura de conhecimento e pertencimento em nossas crianças e adolescentes que serão o futuro da nossa São Luís”, finalizou o vereador.