Prefeito de Estreito, Léo Cunha, desafia Ministério Público e despeja dinheiro público em autopromoção.

Descaso com o erário público e desafio à justiça: Prefeito Léo Cunha ignora a lei e insiste em autopromoção

Estreito, Maranhão – Em meio a denúncias de desvio de recursos públicos e desrespeito às recomendações do Ministério Público, o prefeito de Estreito, Léo Cunha, está no centro de uma polêmica que coloca em xeque a legalidade e ética de suas ações à frente da administração municipal.

Desde que assumiu o cargo, Léo Cunha tem utilizado os perfis oficiais do Governo Municipal para uma intensa campanha de autopromoção, desrespeitando claramente o preceito constitucional que proíbe a utilização de recursos públicos para promoção pessoal de autoridades. Fotos, vídeos e até pinturas em locais públicos destacam o nome de Léo Cunha em detrimento da impessoalidade que a gestão pública exige.

Mesmo após recomendações formais e a instauração de um inquérito civil, o prefeito Léo Cunha desafiou o Ministério Público e continuou com a prática condenável. Em setembro de 2022, o gestor foi “recomendado” a cumprir as disposições constitucionais, mas as postagens e ações de promoção pessoal persistiram, incluindo o uso de tratores e sementes doados pelo governo estadual para autopromoção, conforme denúncias recebidas pela ouvidoria do Ministério Público Estadual.

Além das práticas de autopromoção, denúncias apontam que o prefeito utilizou recursos públicos para doação de abadás, camisas para enduros e times de futebol, tudo estampado com seu nome em letras garrafais. Os relatos também incluem a utilização de máquinas da prefeitura em eventos particulares e até mesmo a promoção pessoal em eventos financiados integralmente pelo erário municipal.

Ao utilizar a máquina pública para fins pessoais, Léo Cunha desrespeita os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade e publicidade. O Ministério Público requer medidas urgentes para coibir as práticas, incluindo multa diária em caso de descumprimento das determinações judiciais.

ACP-AUTOPROMOÇÃO-LEO CUNHA_assinado_compressed_compressed_compressed

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *