
A Assembleia Legislativa do Maranhão manifesta irrestrita solidariedade ao deputado estadual Yglésio Moisés, ao delegado de Polícia Civil Pedro Adão e ao jornalista Domingos Costa, diante das ameaças de morte que vêm sofrendo por parte de integrantes de grupo investigado na Operação Dinheiro Sujo.
Os três atuam em pleno exercício de funções essenciais à democracia: o parlamentar, no cumprimento do mandato que lhe foi conferido pelo povo; o delegado, no dever constitucional de garantir a aplicação da lei; e o jornalista, no compromisso com a informação e a liberdade de imprensa.
É inadmissível qualquer forma de intimidação ou violência contra agentes públicos e profissionais que exercem seu papel em defesa da legalidade e do interesse coletivo. Não se pode tolerar a tentativa de silenciar, constranger ou coagir aqueles que atuam com responsabilidade e compromisso com a sociedade.
Reafirmamos nosso absoluto repúdio a atos de violência e reiteramos o compromisso da Assembleia Legislativa do Maranhão com a democracia, o respeito às instituições e a proteção aos direitos fundamentais.
Iracema Vale
Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão
Plenário conta, agora, com sistemas eletrônicos e biométricos, novos painéis de votação, terminais interativos e outros avanços para os parlamentares

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) retomará, na próxima terça-feira (5), às 9h30, os trabalhos legislativos referentes ao segundo período da sessão legislativa de 2025. A sessão ordinária ocorrerá no Plenário Deputado Nagib Haickel, marcando o encerramento do recesso parlamentar regimental, que teve vigência de 18 a 31 de julho.
Durante o período de recesso, a Comissão de Recesso Parlamentar assegurou o andamento de matérias urgentes e o cumprimento de funções essenciais do Legislativo. A comissão foi formada pelos deputados Enos Ferreira (Podemos), Adelmo Soares (PSB), Rodrigo Lago (PCdoB), Dra. Helena Duailibe (PP) e Pará Figueiredo (PL).
O segundo semestre legislativo terá início com uma grande novidade: o plenário da Casa passou por uma modernização completa, fruto de investimentos realizados pela presidência da Alema para garantir mais eficiência, segurança, transparência e agilidade aos trabalhos parlamentares.
Entre as melhorias implementadas, destacam-se a instalação de sistemas eletrônicos e biométricos, novos painéis de votação, terminais interativos para uso dos parlamentares, câmeras com resolução 4K e controle automático, além de aprimoramentos no sistema de som e na automação do plenário.
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), ressaltou a importância da modernização para fortalecer a atuação parlamentar e o diálogo com a sociedade.
“O plenário é o coração dos nossos trabalhos legislativos. Esse avanço tecnológico representa o nosso compromisso com a valorização do parlamento, dos servidores e, sobretudo, com a transparência e o atendimento às demandas da população maranhense”, afirmou Iracema Vale.
Com a retomada das atividades, os deputados e deputadas iniciam um novo ciclo de debates, votações e proposições que visam o desenvolvimento do Maranhão e a melhoria da qualidade de vida da população.
Em um gesto político de peso no cenário maranhense, os prefeitos Ary Menezes (Nova Olinda do Maranhão) e Zé Ricardo (Junco do Maranhão) declararam apoio à pré-candidatura de Dr. Hilton Gonçalo ao Senado Federal. O anúncio ocorreu nesta sexta-feira, 1 de agosto, reforçando a articulação em torno do nome do médico e ex-prefeito de Santa Rita para a disputa de 2026.
Além dos dois prefeitos, estiveram presentes na reunião Emílio Weba — irmão do ex-deputado estadual Hemetério Weba e segundo colocado na eleição municipal de 2024 em Presidente Médici — e o presidente do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo.
A adesão de Ary Menezes e Zé Ricardo é considerada estratégica. Ambos são gestores bem avaliados em seus municípios e exercem forte influência na região oeste do estado. Ao manifestarem apoio a Dr. Hilton Gonçalo, sinalizam uma convergência em torno de um projeto político voltado ao desenvolvimento regional, à descentralização de recursos e à valorização dos pequenos e médios municípios maranhenses.
Durante o encontro, os líderes destacaram a trajetória de Hilton Gonçalo como prefeito de Santa Rita, onde se destacou por ações nas áreas de saúde, infraestrutura, habitação e abastecimento de água. Sua gestão é vista como modelo por diversos prefeitos do interior, o que tem impulsionado sua pré-candidatura ao Senado.
A presença de Emílio Weba, liderança tradicional na região de Presidente Médici, fortalece ainda mais o movimento de apoio a Hilton Gonçalo, consolidando uma base política diversificada e representativa do interior maranhense.
Com o apoio declarado de prefeitos e lideranças regionais, a pré-candidatura de Dr. Hilton Gonçalo mostra força nas articulações políticas.
Alexandre de Moraes denuncia trama antidemocrática e acusa organização bolsonarista de traição nacional
Durante a sessão de reabertura do ano judiciário, nesta sexta-feira (1º), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes fez um contundente pronunciamento contra os ataques à Corte, classificando como “milicianos do submundo do crime” os envolvidos em atos de sabotagem institucional. Em sua fala, o magistrado afirmou que essas ações são promovidas por uma “organização criminosa” que, de maneira “covarde e traiçoeira”, tenta subjugar o STF a interesses estrangeiros e pressionar o Poder Judiciário por meio de ameaças.
“Temos visto recentemente as ações de diversos brasileiros que estão sendo ou processados pela PGR ou investigados pela PF”, afirmou Moraes. Segundo ele, trata-se de um grupo que age de forma dolosa, consciente, articulada e jamais vista no país. “Esses brasileiros ‘pseudopatriotas’ encontram-se foragidos e escondidos fora do território nacional. Não tiveram coragem de continuar aqui”, declarou.
Segundo ele, essas ações têm um objetivo claro: gerar uma crise econômica que provoque instabilidade social e pressione o STF e o Congresso Nacional. “A insistência dessa organização criminosa na implementação de medidas nocivas ao Brasil visa criar uma grave crise para pressionar politicamente o Judiciário e o Legislativo”, alertou Moraes.
Segundo ele, a intenção é clara: “obter uma inconstitucional anistia ou a abertura de impeachment de ministros do STF”. Moraes destacou que as tentativas de coação são voltadas também à Procuradoria-Geral da República e à Polícia Federal, com o objetivo de alcançar um “espúrio arquivamento imediato” de ações penais.
Ameaças a ministros e suas famílias – O ministro fez um grave alerta sobre a escalada das ameaças, que já atingem familiares dos magistrados. “Esses réus não estão apenas ameaçando ministros do STF, mas também — e fazem isso diariamente nas redes sociais — ameaçando as famílias dos ministros”, denunciou. Segundo ele, esse tipo de prática revela “uma atitude costumeiramente afeta a milicianos do submundo do crime”.
Moraes citou ameaças explícitas dirigidas aos ministros Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin, incluindo menções nominais às esposas dos magistrados. “Demonstra não existir limites para a ousadia e covardia dessa organização criminosa, que será integralmente responsabilizada”, assegurou.
“A soberania nacional não pode, não deve e jamais será vilipendiada, negociada ou extorquida”, afirmou. “O STF será absolutamente inflexível na defesa da soberania nacional e em seu compromisso com a democracia, os direitos fundamentais e o Estado de Direito”.
Defesa da independência judicial como direito da cidadania – Em seu encerramento, Alexandre de Moraes recorreu à memória de Abraham Lincoln, 16º presidente dos Estados Unidos, para reforçar o valor da independência do Judiciário. “‘Os princípios mais importantes podem e devem ser inflexíveis’. A independência judicial é um desses princípios”, declarou. Segundo ele, essa independência não é um privilégio do magistrado, mas um direito fundamental do cidadão.
“A sociedade tem o direito a uma tutela judicial efetiva, a um processo e julgamento por um tribunal independente e imparcial. Não se concebe em lugar nenhum do mundo um verdadeiro Estado Democrático de Direito sem um Judiciário autônomo”, concluiu o ministro.
Presidente da Assembleia Legislativa participou do ato de adesão do PSDB à candidatura do secretário Orleans Brandão e criticou a postura dos deputados ligados ao ex-governador Flávio Dino
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), elevou o tom contra os deputados Rodrigo Lago (PCdoB) e Carlos Lula (PSB), eleitos como membros da base governista, mas que se comportam como oposição ao governo Carlos Brandão (PSB).
Sem citar nomes, Iracema criticou a postura dos dois deputados como advogados;
Lago e Lula são autores de diversas ações judiciais contra o governo Brandão.
“Lugar de advogado é no tribunal. Não é na política o lugar de perseguidor”, afirmou a presidente do Legislativo, principal aliada de Brandão e cabo eleitoral de Orleans.
O ato do PSDB reuniu prefeitos e parlamentares do partido, capitaneado pelo chefe da Casa Civil Sebastião Madeira.
“Aproveitamos o momento para declarar nosso apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão a governador do Maranhão. Tenho plena convicção de que dará continuidade ao legado de Carlos Brandão, marcado por muito trabalho e diálogo em prol do nosso estado”, afirmou Madeira.
O PSDB elegeu oito prefeitos nas eleições de 2024;
Todos eles seguem a orientação de apoio a Orleans.
Além do PSD, Orleans já recebeu adesão oficial do Republicanos, do União Brasil e do PP.
Fonte:Blog do Isaías Rocha
Paço do Lumiar viveu um marco histórico nesta quinta-feira (31). O prefeito Fred Campos inaugurou o primeiro Núcleo Tecnológico Municipal, um espaço inovador que promete mudar a forma como alunos da rede municipal aprendem e se preparam para o futuro.
Instalado na Vila São José, o núcleo é moderno, climatizado e equipado com tecnologia de ponta. Nele, os estudantes terão acesso a aulas de informática, palestras e cursos de capacitação, garantindo oportunidades que antes pareciam distantes da realidade luminense.
“Esse espaço é top! A gente nunca teve um lugar assim pra aprender informática e outras coisas que vão ajudar muito no nosso futuro. Tô muito feliz de fazer parte desse momento”, celebrou a aluna Alana Silva, representando o entusiasmo de toda a comunidade escolar.
A inauguração contou com a presença da primeira-dama Maedja Campos, do secretário municipal de Educação, professor Fábio Henrique, do presidente da Câmara Municipal, Fernando Feitosa, e dos vereadores Bianca Mendes, Kamilla Belfort, Ellen do Bigode, Geovanne Abreu, Fernandinho, Joel do Churrasco, Welingthon Sousa, Carmem Aroso e Rafael Neves, além de professores, estudantes e moradores da região.
Com emoção e orgulho, Fred Campos destacou que esse é só o começo. “Hoje entregamos o primeiro Núcleo Tecnológico de Paço do Lumiar e posso garantir que não vai parar por aqui. Outros bairros também vão receber centros como este, porque acreditamos que a tecnologia é uma porta para o futuro das nossas crianças e jovens. Estamos construindo uma nova história para a educação luminense”, disse Fred.

Ajude o Blog do Sidnei Costa
Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.
Chave Pix: 72412763372 Chave Pix copiada com sucesso!

