O vereador Dr. Junior Castro (Republicanos) apresentou na Câmara Municipal uma Indicação ao governador do Maranhão, Carlos Brandão, solicitando a construção de uma Policlínica no município de Vargem Grande. A proposta tem como objetivo fortalecer e ampliar a rede de saúde local, oferecendo à população atendimentos especializados, exames e consultas de forma mais eficiente.
Segundo o parlamentar, a medida é urgente e necessária para desafogar o Hospital Municipal Benito Mussoluni de Sousa, que atende sozinho — e com dificuldades — uma população de mais de 50 mil habitantes.
“A construção de uma Policlínica é essencial para garantir um serviço de saúde mais humanizado, acessível e eficaz para os vargem-grandenses”, destacou Dr. Junior.
Qual é o papel das Policlínicas?
As Policlínicas têm como missão ampliar e qualificar o acesso à Atenção Especializada em Saúde. Elas funcionam como uma extensão da Atenção Primária, oferecendo aos pacientes serviços mais específicos, como consultas com especialistas e exames de média complexidade, a partir de encaminhamentos realizados nas unidades básicas de saúde.
Como funcionam as Policlínicas?
* Acesso facilitado à Atenção Especializada: As Policlínicas conectam a atenção básica à especializada, atendendo pacientes encaminhados por médicos da rede primária.
* Serviços de apoio diagnóstico: Oferecem exames de imagem, laboratoriais e outros procedimentos que auxiliam no diagnóstico preciso e no tratamento adequado.
* Descentralização da saúde: Contribuem para tornar os serviços médicos mais acessíveis, especialmente em municípios onde há escassez de profissionais especialistas.
* Equipe multidisciplinar: Contam com profissionais de diversas áreas da saúde, permitindo uma abordagem integral e personalizada do paciente.
* Redução da demanda hospitalar: Ao absorverem os atendimentos de média complexidade, ajudam a diminuir a sobrecarga nos hospitais, que podem focar em casos de alta complexidade.
Com essa iniciativa, Dr. Junior reafirma seu compromisso com a saúde pública de Vargem Grande e espera contar com o apoio do Governo do Estado para tornar esse projeto uma realidade.

Na tentativa de atacar o governador Carlos Brandão e diminuir as ações realizadas pelo governo na área da educação, o deputado Leandro Bello (Podemos) acabou se atrapalhando e criticando o próprio aliado Felipe Camarão, vice-governador e que foi secretário da pasta durante a maior parte da atual gestão.
A trapalhada de Leandro Bello ocorreu em aparte à fala do deputado Glalbert Cutrim (PDT), que apontava iniciativas governamentais de destaque na área educacional, e não passou despercebida, causando até certo mal-estar entre os oposicionistas presentes à sessão plenária desta quinta-feira (14), na Assembleia Legislativa.
“Todos sabem que a educação deixou de avançar nos três anos atuais do governador”, disse Bello, englobando o período em que Camarão era o manda-chuva na Secretaria de Educação.
Glalbert Cutrim foi direto ao ponto: “Vossa excelência veio dizer dos últimos três anos, 2023, 2024, até o início deste ano. V. Exa. sabe quem era o secretário. Então, V. Exa. quer dizer que ele retroagiu também fazendo parte – uma coisa até que eu ainda não tinha ouvido da sua boca, falar que retroagiu durante a gestão do meu professor Felipe Camarão”.
Ao que parece, os oposicionistas querem tanto criticar, e têm feito um esforço gigante para isso, que até esquecem que recentemente seguiam junto com o governo.

Em dezembro de 2019, o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão consagrou-se como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O reconhecimento veio após reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Bogotá, capital da Colômbia.
Nesta quinta-feira (14), quase seis anos depois, solenidade realizada na Capela de São Pedro, em São Luís (MA), selou a comemoração da conquista com a entrega oficial do certificado emitido pela Unesco, mas desta vez o documento foi entregue em solo maranhense.
A entrega da certificação em terras maranhenses foi um pedido do governador do Maranhão, Carlos Brandão, para que a população também pudesse participar de um momento tão importante para a história do estado.
A cerimônia foi marcada por uma grande festa popular e contou com a presença da diretora da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, que entregou nas mãos do governador o certificado expedido pela organização, em reconhecimento à singularidade cultural do Bumba Meu Boi maranhense.
O ato, que ratificou o título do Bumba Meu Boi do Maranhão como Patrimônio Cultural da Humanidade, também contou com a presença do secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Laudemar Aguiar, e do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass.
A festa começou na Casa das Minas, no bairro Madre Deus, e continuou com um cortejo de grupos de Bumba Meu Boi que percorreram a Rua São Pantaleão em direção à Capela de São Pedro, para sacramentar a celebração.
Em entrevista coletiva no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), o governador Carlos Brandão destacou a importância cultural e econômica do título conquistado por essa que é uma das maiores expressões folclóricas do estado
“Eu sou um entusiasta da cultura, um entusiasta do turismo. No nosso governo, o turismo no estado subiu 44%, segundo dados do IBGE, e isso me deixa muito feliz, pois o turismo gera emprego, renda e mostra nossas belezas: o nosso Centro Histórico, que é Patrimônio Histórico e Cultural. Nosso projeto é fortalecer e valorizar cada vez mais o Bumba Meu Boi, inovando e dando mais oportunidades”, destacou o governador.
*Investimentos federais no patrimônio cultural*
A programação continuou na Capela de São Pedro com apresentação da Companhia Barrica e o show de encerramento ficou por conta do músico maranhense Betto Pereira. Para a representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, a entrega do certificado de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, conferido ao Bumba Meu Boi, é o reconhecimento internacional a uma das mais genuínas formas de expressão popular em atividade no Brasil.
“O Patrimônio Imaterial reconhece todos os aspectos da riqueza do Bumba Meu Boi, tanto os aspectos religiosos, quanto históricos, culturais, os diferentes sotaques, os mestres, mestras e brincantes. É com grande alegria que a gente faz a entrega desse título hoje, em São Luís”, pontuou Marlova Jovchelovitch Noleto.
O secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Laudemar Aguiar, definiu como um motivo de imensa alegria participar da solenidade e ter visto o trabalho conjunto do governo brasileiro, governo maranhense e Unesco para a salvaguarda desse bem cultural.
“Essa cerimônia qualifica todo o folclore do Bumba Meu Boi como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O Maranhão está de parabéns pelos três Patrimônios da Humanidade, nas três categorias da Unesco, e o Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores, bem como o governo federal está extremamente contente e feliz por ter participado dessa articulação para esse título”, destacou.
O presidente nacional do Iphan, Leandro Grass, afirmou que o governo federal terá cada vez mais carinho e cuidado para garantir a preservação dos patrimônios culturais. Ele lembrou que no Maranhão existem mais de R$ 60 milhões investidos pelo governo Lula para a preservação dos bens culturais, com 11 obras em andamento e importantes parcerias com a gestão estadual.
“A importância do Bumba Boi é imensa para o povo do Maranhão e para o povo brasileiro, mas agora também para o mundo. Na figura destas pessoas, dos mestres e mestras, nós temos também uma série de oportunidades sendo geradas, uma série de trabalhos, empregos e muita renda circulando no Maranhão. Isso é cidadania!Então, o patrimônio é também uma ferramenta do desenvolvimento”, observou.
*Singularidade e tradição do Bumba Meu Boi*
O Bumba Meu Boi maranhense foi o sexto bem brasileiro a integrar a lista da Unesco, figurando ao lado da Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), do Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), do Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife (2012), do Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013) ,da Roda de Capoeira (2014) e o Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal (2024).
O reconhecimento do Bumba Meu Boi do Maranhão como patrimônio imaterial mundial reafirma a unicidade da riqueza cultural maranhense e a importância da preservação dessa manifestação popular.
“É um momento único com essa celebração. Estamos aqui fortalecendo a cultura, porque o Bumba Meu Boi é a grande fortaleza cultural do Maranhão e faz com que as pessoas conheçam muito mais, se identifiquem, e isso faz com que essa cultura se torne viva todo tempo”, ressaltou a Secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Já o secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda, acredita que o título agrega valor aos grupos culturais envolvidos com a tradição do Bumba Meu Boi e amplia a sensação de “pertencimento” da manifestação entre a população.
“O Bumba Meu Boi é mais que uma festa, ele é um símbolo de resistência, identidade, fé e pertencimento”, frisou.
Profundamente enraizado no catolicismo popular, o Bumba Meu Boi do Maranhão envolve a devoção aos chamados santos juninos: São João, São Pedro, Santo Antônio e São Marçal, que mobilizam promessas de milhares de brincantes e marcam algumas das datas comemorativas da festa.
“O Boi deixa de ser patrimônio dos maranhenses e do Brasil e passa a ser um patrimônio do mundo. Isso nos deixa muito felizes porque isso “abre as porteiras”, vamos dizer assim, o Boi começa a ficar salvaguardado na sua maior essência. Estou muito feliz! É um momento ímpar para a cultura do Maranhão”, opina o presidente do Boi Brilho da Ilha, Claúdio Sampaio, que há 40 anos dedica boa parte da sua vida à perpetuação da manifestação.
Participei da XI Conferência Municipal de Assistência Social, um momento de diálogo e construção coletiva para fortalecer as políticas públicas que protegem e cuidam dos icatuenses.
A união de autoridades, trabalhadores do SUAS, entidades e comunidade mostra que, juntos, fazemos a diferença. 💙
#Icatu2025 #WalaceAzevedo
Deputados do grupo de oposição estão ficando sem argumentos diante dos avanços alcançados pelo governo de Carlos Brandão. Prova disso foi o que ocorreu com Rodrigo Lago na sessão desta quinta-feira (14), na Assembleia Legislativa. Sem argumentos, o parlamentar partiu para o ataque pessoal contra a deputada Ana do Gás, inclusive a familiares, após ela discursar elencando ações exitosas do governo.
No afã de diminuir o impacto das palavras da colega na tribuna, Lago foi deselegante e fez uso de inverdades. Ao falar que a deputada apoiou os últimos três governadores do Maranhão, ele insinuou que a parlamentar trairia seus aliados.
Atenta, Ana do Gás rebateu e assinalou que a afirmação de Rodrigo Lago não era verdadeira porque ela nem pensava em ser candidata à época do governo de Jackson Lago. Ela também reforçou que recebeu convite dos governadores Roseana Sarney e Flávio Dino para compor a base de governo.
Atacada, Ana do Gás expôs realidades vividas no partido comunista, ressaltando a validação de integrantes que traem e enganam.
“Ter passado pela escola do PCdoB, do governador Flávio Dino, me trouxe essa mulher que sou hoje. Algumas aulas eu faltei… essa da validação de alguns componentes desse grupo que trai, que engana, que Vossa Excelência sabe, como o vosso deputado Othelino, que fez o que fez do lado desse grupo, e hoje é a cereja do bolo. Eu não queria trazer à memória e à tona aqui realidades que eu vivi internamente nessa sigla partidária, mas V. Exa. faz com que a gente traga”, escancarou a deputada.
A deputada estadual Mical Damasceno usou suas redes sociais para afirmar que a decisão recente do Tribunal de Justiça não declarou a inocência de criticar o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT). Segundo ela, o caso foi encerrado apenas por uma questão processual.
“Felipe Camarão, pare de mentir, rapaz. Você é uma vergonha para o povo do Maranhão”, disse Mical.
A deputada destacou que o processo não apagou os fatos, nem negou a autoria das mensagens com conteúdo machista, misógino e violento.
Mical também questionou o motivo das ações tramitarem em segredo de justiça. “O que você quer esconder da sociedade maranhense?”, indagou.
Para a parlamentar, Camarão tenta transformar uma decisão processual em atestado de inocência. “Isso não é vitória, isso é narrativa. Isso não é absolvição, isso é impunidade”, afirmou.
Mical encerrou dizendo que não vai se calar diante do caso. “Quando querem silenciar uma, levantam a voz de todas nós. Porque a voz que te incomoda é a voz que clama no parlamento. Não vou permitir que você tente enganar o povo do Maranhão.”
Ajude o Blog do Sidnei Costa
Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.
Chave Pix: 72412763372 Chave Pix copiada com sucesso!

