A Polícia Civil do Maranhão(PC-MA), dando continuidade as ações da ‘Operação Protetor dos Biomas”, deflagrou, nesta quarta-feira (4), duas ações de fiscalização com objetivo de reprimir crimes ambientais nas cidades de Santa Quitéria do Maranhão e Pastos Bons.
Na cidade de Santa Quitéria, os policiais estiveram em uma localidade da zona rural para averiguar uma denúncia anônima de desmatamento e porte ilegal de madeira eucalipto.
Ao chegar ao local, a equipe constatou a presença de vários trabalhadores envolvidos no corte de madeira e no carregamento de caminhões. Durante a vistoria, o responsável pelo empreendimento apresentou uma licença ambiental expedida pela SEMA. Dois responsáveis pelo empreendimento foram ouvidos na sede da Delegacia de Chapadinha sobre a referida denúncia e liberados posteriormente.
Já na cidade de Pastos Bons, mas especificamente no Polo Parque Estadual do Mirador, investigadores estiveram no Quilombo Jacu, para averiguar uma denúncia de supressão de vegetação nativa sem autorização legal.
Na comunidade, os policiais orientaram os moradores a respeito do decreto estadual que proíbe o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais. A orientação consistiu no esclarecimento a respeito do conteúdo do decreto e da data em que vigora o referido ato normativo.
Operação Protetor dos Biomas
Desde o mês de abril, a Polícia Civil do Maranhão, junto com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, vem intensificando as ações de combate aos crimes ambientais no âmbito da “Operação Protetor dos Biomas”, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A missão da operação é prevenir e combater, de forma constante, crimes ambientais praticados por particulares, pessoas jurídicas ou organizações criminosas, principalmente, aqueles que causam danos de maior monta no contexto ambiental.