Os números da pesquisa do instituto Completa Pesquisa de Opinião são muito parecidos com os do instituto EPO (ex-Escutec) divulgados exatamente um mês antes. Não é possível comparar com a pesquisa do Econométrica, que cometeu o grave o erro de excluir o nome do ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior, o que afetou muito o resultado.
Os números de Eduardo Braide, Duarte Júnior e Edivaldo Holanda Júnior são praticamente os mesmos. O atual prefeito lidera na casa dos 30%, o segundo colocado segue sendo Duarte Júnior na casa dos 18% e o terceiro é Edivaldo próximo dos 14%. Neto Evangelista gira os 9% e Wellington do Curso 5%.
A grande diferença está nos números do presidente da Câmara Municipal, Paulo Victor, que tem intensificado as ações para massificar o seu nome e se posicionar na disputa. Na pesquisa EPO, Paulo Victor tinha 2,5%, já na Completa ele aparece com 5,2%. Um crescimento de mais de 100%.
Vale ressaltar que não existe evolução cientificamente falando na comparação com institutos de pesquisa diferentes, já que cada um tem sua metodologia. Mas tratamos como crescimento apenas porque os números dos demais candidatos são muito parecidos e é possível inferir que o cenário está estável para os demais pré-candidatos pelas movimentações dos demais candidatos. O presidente da Cãmara tem, de fato, se movimentado muito no último mês.
É o dado mais relevante deste momento da corrida eleitoral.
Blog do Clodoaldo Corrêa