Mateus Mota, jovem líder da oposição de Pastos Bons, que foi derrotado mas duas últimas eleições que concorreu ao cargo de prefeito, resolveu lançar sua pré -candidatura a deputado estadual, já um pouco tarde, de acordo com os observadores da política estadual.
De cara, Matheus já terá o primeiro desafio que é o de concorrer em um partido com poucos nomes conhecidos, sendo os mais conhecidos o ex-presidente da câmara de Barra do Corda e Inácio Melo, esposo da senadora Eliziane Gama, sem contar que Matheus está em um partido da base de Brandão, mas, hoje, é aliado de Weverton.
Seus principais concorrentes na região, é o veterano Arnaldo Melo, que sempre foi bem votado na região, e também Othelino Neto, presidente da ALEMA, que deverá ser apoiado por pelo menos 6 prefeitos da região, e vai disputar votos com Daniella Tema, que tem vários apoios na região, e também com o deputado Ariston que será apoiado por 4 prefeitos e demais lideranças políticas da região e vai disputar também com seu companheiro de partido Inácio Melo, que já coleciona o apoio de 3 prefeitos no médio sertão.
Outros grande desafio de Matheus Mota, é convencer o eleitorado sobre seu projeto e também, correr contra o tempo, tendo em vista que seus concorrentes já fazem pré-campanha há mais de ano.
Apesar de ser um jovem conhecido em Pastos Bons e Nova Iorque, nos demais municípios do Maranhão, ainda não é conhecido, e o mesmo terá que ter jogo de cintura e ver se os demais companheiros de chapada lhe darão votos para alcançar o coeficiente eleitoral suficiente para elege-lo e também eleger Inácio Melo.