O prefeito Eduardo Braide visitou, no último sábado (20), o drive-thru de vacinação contra Covid-19 na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e acompanhou o atendimento aos idosos de 74 anos. Em São Luís, o Plano Municipal de Imunização tem avançado à medida que novas doses de vacina são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Na próxima semana, começam a ser vacinados os idosos de 73 anos.
“Aqui no drive-thru montado na Universidade Federal do Maranhão, o atendimento tem sido ágil e todos os idosos cadastrados na plataforma Vacina São Luís estão sendo imunizados. À medida que novas doses forem disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, vamos vacinando mais pessoas. Para agilizar este trabalho, a Prefeitura de São Luís aderiu a um consórcio nacional para a compra de vacinas. Garanto que com paciência e organização vamos conseguir vacinar todos”, destacou o prefeito Eduardo Braide.
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em São Luís, mais de 87 mil pessoas já foram atendidas. Deste total, 64.045 mil tomaram a primeira dose e 23.074 já tomaram as duas doses. O público-alvo do sábado (20) eram os idosos de 74 anos.
Eustáquio Pereira, 74 anos, não perdeu tempo e foi um dos atendidos no local. “Vim tomar a primeira dose hoje. Agora estou um pouco mais tranquilo, sabendo que estou mais perto de ficar totalmente seguro contra esta doença”, comemorou logo após a aplicação do imunizante.
Na sexta-feira (19), data em que o Município completou dois meses de campanha contra a Covid-19, foram recebidas mais 10.190 doses de CoronaVac. Com a chegada das novas doses, a Prefeitura fez o chamamento para a vacinação dos idosos de 74 anos, nascidos de janeiro a junho.
O calendário
Nesta segunda (22), de acordo com cronograma atual estabelecido pela Semus – por meio da Coordenação de Imunização – serão vacinadas as pessoas com 73 anos de idade, sendo que, pela manhã, podem ir aos locais de vacinação idosos nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março. Na parte da tarde, as equipes atenderão aos nascidos em abril, maio e junho.
O calendário segue no dia 23, com idosos na mesma faixa etária, divididos nos turnos matutino (data de nascimento em julho, agosto e setembro) e vespertino (outubro, novembro e dezembro). Mais informações da imunização na capital podem ser obtidas nas redes sociais oficiais (Instagram e Twitter) da Prefeitura de São Luís.
Para vacinar basta que o idoso esteja cadastrado na Plataforma “Vacina São Luís”, disponível no site da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br).
O drive-thru de vacinação contra Covid-19, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e o Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae, funcionam das 8h às 17h.