Articulado por Álvaro Pires, secretários de Segurança e da SMTT firmam compromisso para integrar o Sistema de Bilhetagem ao CIOPS.

O vereador Álvaro Pires (PSDB), apresentou recentemente na Câmara Municipal de São Luís, um Requerimento de Urgência, para que o novo Sistema de Bilhetagem Automática – SBA, do transporte coletivo da Capital seja integrado de forma ‘On Line’ com o Centro Integrado de Operações de Segurança – CIOPS, da Secretaria de Segurança do Maranhão.

O Requerimento foi visto com bons olhos pelo Secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Ribeiro, e pelo Secretário Municipal de Trânsito e Transporte, Diego Rodrigues. Que articulado pelo vereador, ambos firmaram o compromisso para os sistemas possam funcionar em conjunto.

Durante a reunião, que ocorreu no final da manhã desta terça-feira (9), na Secretaria de Segurança, o secretário Maurício Ribeiro delegou ao Diretor do CIOPS, Coronel Wallace de Sousa, para que realizasse toda a operacionalização do CIOPS ao Sistema de Bilhetagem Automática. A expectativa é que antes do final deste mês de agosto, o monitoramento por câmeras já esteja integrado.

“Uma vez que o Novo Sistema de Bilhetagem, que compõe câmeras com biometria facial estejam interligados ao CIOPS, eu não tenho dúvidas que iremos coibir assaltos e demais crimes cometidos dentro do nosso transporte coletivo”, afirmou o vereador.

No Requerimento, Álvaro Pires solicitou também, que todas as empresas e consórcios coloquem a numeração do veículo, na parte de cima (teto), dos ônibus, para que possa facilitar a identificação aérea em eventuais ações policiais.

“Solicitamos também, que todas as empresas e consórcios, disponibilizem a numeração do veículo na parte de cima, no teto, para que em havendo algum crime dentre do veículo, ele possa ser prontamente identificado por vias aéreas, tal como o helicóptero da Polícia Militar ou por meio de drones, dentre outros”, finalizou o vereador.

Ao final da reunião, o secretário de segurança, Maurício Ribeiro, garantiu que será encaminhado ao Centro Tatico Aéreo – CTA, informações na qual os ônibus serão numerados na parte superior, para facilitar o monitoramento e garantiu que as câmeras dos Terminais de Integração também serão interligadas em tempo real ao CIOPS. Tanto o secretário da SMTT, quanto o da Segurança Pública elogiaram a iniciativa e vão por em prática o Requerimento do vereador Álvaro Pires.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *