ALÔ, MP! invés de pagar reajuste a professores, prefeito de Icatu incha folha de pagamento com funcionários fantasmas

Invés de pagar reajuste a professores, prefeito de Icatu incha folha de pagamento com funcionários fantasmas.

Invés de respeitar e valorizar os Professores de 20h, fazendo com que se cumpra a Lei Nacional do Piso do Magistério Nª 11.738, de 16 de julho de 2008, o prefeito de Icatu-MA, Wallace Azevedo, prefere inchar a folha de pagamento com funcionários fantasmas.

Segundo denúncias enviadas ao Blog , o prefeito vem usando o dinheiro público do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de forma eleitoreira e criminosa, na tentativa de pavimentar o caminho para sua reeleição em 2024.

Enquanto isso, professores de 20h aguardam por um reajuste salarial de 20% referente ao ano de 2022, que até agora não foi concedido.

Optando seguir pelo caminho da improbidade administrativa, o número de contratados vai muito além do que diz a Lei Municipal aprovada pela Câmara de vereadores, que dispõe sobre contratação 285 profissionais da educação através de um Seletivo. Veja abaixo:

Ainda segundo a denúncia, atualmente o número de pessoas pagas com às verbas do Fundeb chega a mais de 500. Lista completa abaixo, veja:

Desde o início da atual gestão em 2021, a rede pública municipal de ensino tem sido negligenciada pelo prefeito, que vão desde fala de valorização dos profissionais à escolas sucateadas e falta de transporte escolar. Alunos são obrigados a conviver sendo transportados ainda nos chamados ‘paus de arara’.

A razão para tanto descaso tem ligação direta com os gastos exorbitantes envolvendo pagamento e altos salários à funcionários fantasmas, além do forte esquema de venda de notas frias com dinheiro que deveria ser destinado a merenda e transporte escolar.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão-(SINPROESEMMA) está monitorando o caso.

E MAIS

Ainda segundo apurou a reportagem do Blog, o prefeito Wallace Azevedo possui dividas quase que impagáveis com a turma da agiotagem, e estaria ’sangrando’ os cofres do munícipio para tentar quitá-las. Este e outros assunto, no entanto, serão abordados em detalhes nas próximas matérias.

Blog do Maldine vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *