Na reta final da corrida eleitoral para a Prefeitura de Balsas, o empresário e ex- deputado estadual Alan da Marissol (PRD) dispara nas preferências eleitorais e amplia a vantagem sobre o segundo colocado, o atual vice-prefeito Celso Henrique (Progressistas). A última pesquisa do pleito mostrou que Alan tem 13 pontos percentuais de vantagem sobre o progressista. A pesquisa feita pelo Instituto Qualitativa está registrada sob o número MA-6239/2024, e foi realizada por encomenda do Jornal Pequeno, entre 27 e 29 de setembro, com 800 entrevistados, com margem de erro de 3,45%, e intervalo de confiança de 95%.
Esse resultado é sustentado pelas respostas quando foi perguntado aos entrevistados sobre quem eles acreditam que ganhará a eleição neste domingo (6), independente do voto. Para 48,4% dos entrevistados as urnas darão vitória an Alan da Marissol. Para outros 30,6%, Celso Henrique é a opção de voto no domingo, e 21% não souberam responder.
A pesquisa espontânea também mostrou liderança de Alan da Marissol, que aparece com 46,4% das intenções de voto, enquanto Celso Henrique fica em segundo lugar com 37,9% e o professor Francisco Cunha aparece 0,3%. Outros nomes da política local ficaram com 2,3% das respostas. Brancos e nulos somam 2,6%, enquanto os indecisos somam 10,7% das respostas.
REJEIÇÃO
A liderança entre a rejeição dos eleitores balsenses que disputam essa eleição continua com o candidato do Novo, professor Francisco Cunha. Ele ficou com 42,1% das respostas, enquanto Celso Henrique permaneceu em segundo lugar com 23%. Já Alan da Marissol é o menos rejeitado com 19%. Já 3,8% dos entrevistados responderam que não rejeitam nenhum dos candidatos e 11,8% não souberam responder.
Um dado novo revelado por essa pesquisa é a possibilidade do eleitor mudar o voto até o dia da eleição. De acordo com o levantamento, 81,6% dos eleitores entrevistados disseram que a sua escolha é definitiva e 15,8% informaram que ainda podem mudar a sua escolha. Outros 2,6% não souberam responder.