Planalto estuda pacote de medidas para reduzir a inflação e aumentar o crédito, além de uma ofensiva nas redes sociais contra ataques da oposição
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara um plano de reação diante da queda na popularidade do governo registrada em pesquisas nas últimas semanas. O Planalto prepara um pacote de anúncios que envolvem medidas sociais para contornar a inflação e uma ofensiva nas redes sociais contra os ataques da oposição. As informações são do jornalista Gustavo Uribe, da CNN Brasil.
A ideia do governo é recuperar a popularidade do eleitorado que deixou de avaliar a gestão de Lula como ótima ou boa. Segundo os últimos levantamentos, a queda também ocorreu entre eleitores de baixa renda no Norte e no Nordeste, tradicional base de apoio do presidente.
Na comunicação, a estratégia envolve colocar a equipe ministerial mais em evidência para defender o presidente, principalmente os ministros de centro. A ideia é tentar “furar a bolha” petista e fazer com que as políticas públicas cheguem também ao eleitorado moderado, que não segue perfis de esquerda.
Caravanas – Lula também tem sido aconselhado a retomar as chamadas “caravanas da cidadania”, realizadas por ele nos anos 90. Viagens pelo interior do país ajudariam a popularizar a imagem do presidente e ganhar apoio junto ao eleitorado de baixa renda.
Nessas caravanas, Lula seria acompanhado de lideranças locais, tanto de esquerda, como de centro. Foi o que ocorreu na viagem do presidente a Macapá, quando foi acompanhado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).