Com 70 anos, Bolsonaro só poderia voltar às urnas aos 105 anos de idade
O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quinta-feira (11) a fixação das penas de Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus no processo da tentativa de golpe de Estado. A decisão impôs ao ex-presidente 27 anos e três meses de prisão, sendo 24 anos e nove meses em regime fechado.
Juristas consultados pelo jornal O Globo explicam que, além da reclusão, a condenação pode ter efeitos de longo prazo sobre sua carreira política: a inelegibilidade até 2060. Jair Bolsonaro tem 70 anos de idade e uma inelegibilidade até 2060 significaria que ele só poderia voltar às urnas aos 105 anos
Pelas regras atuais da Lei da Ficha Limpa, quem é condenado criminalmente fica proibido de se candidatar por oito anos após o cumprimento da pena. No caso de Bolsonaro, isso significaria décadas afastado das urnas, já que a contagem só começa após o fim de toda a pena aplicada. O Congresso, no entanto, aprovou recentemente uma alteração para limitar a inelegibilidade a oito anos contados a partir da condenação. Caso seja sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a mudança poderia reduzir o prazo de afastamento político de Bolsonaro para 2033.