
O Ministério Público do Maranhão realizou na noite desta terça-feira, 19, a audiência pública de instalação da Promotoria de Justiça Itinerante na comunidade Alto da Esperança, localizada na região do Itaqui-Bacanga.
Coordenada pelo titular da Promotoria Itinerante, Vicente de Paulo Martins, a solenidade, que ocorreu na Igreja Assembleia de Deus, contou com a participação do subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Orfileno Bezerra Neto, que representou o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, e do diretor-geral da PGJ, Paulo Arrais.

Esta é a 43ª vez que a Promotoria de Justiça se instala em uma comunidade desde que foi criada. Durante três meses, a partir do dia 26 de agosto, serão recebidas as demandas dos moradores da região, que abrange os bairros Ilha dos Pretos, Tamancão, Residenciais Taguatur e Ana Jansen, além de comunidades vizinhas.
O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h, na praça em frente à Igreja Universal do Reino de Deus, na Avenida Principal do Alto da Esperança.

Durante a audiência, após explicar o funcionamento da Promotoria de Justiça Itinerante, o promotor Vicente Martins estimulou a população a participar, apresentando suas reivindicações prioritárias. Conforme esclareceu, depois de recebidas as demandas, o MPMA as encaminha para os órgãos públicos competentes, visando à solução dos problemas apresentados.
Em seguida, o membro do Ministério Público mostrou um breve relatório da atuação do órgão nas outras comunidades onde já esteve instalado.


De acordo com as manifestações dos presentes na audiência, as demandas mais urgentes dos moradores da região do Alto da Esperança são relativas à implantação de posto de saúde, escolas, creche, unidade da Delegacia da Mulher, bem como pavimentação de ruas e melhorias no transporte público.
DISPOSITIVO DE HONRA

Na solenidade, compuseram, ainda, o dispositivo de honra o subprefeito da Zona Rural de São Luís, João Francisco Leitão, que representou o prefeito Eduardo Braide; a líder comunitária Domingas Pestana, presidente do Instituto Cultural e Educacional João Anastácio; o pastor Ezequias Ferreira, da Assembleia de Deus; e o presidente da União de Moradores do Alto da Esperança, Edson Rodrigues Coelho.



