
Uma reportagem investigativa do jornal O Estado de São Paulo, na edição desta segunda-feira (18), revelou o que boa parte da imprensa maranhense já divulgava sobre as decisões claramente com conotação política do ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino (STF). A matéria aponta claramente, num infográfico, como Dino usa seu posto no STF para influenciar a política no Maranhão e fortalecer seus aliados na disputa pelo Governo do Estado. Veja abaixo!
A armação de Flávio Dino, segundo o jornal paulista, envolve ex-aliados, adversários, socialistas, comunistas, dinistas, brandonistas e até sarneysistas. Isso sem contar membros da imprensa maranhense, que estariam na mira de decisões do STF.
Ainda de acordo com a matéria, um dos episódios mais claros ocorreu em fevereiro deste ano, quando Dino suspendeu a indicação de um conselheiro para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), feita pelo governador Carlos Brandão (PSB). Relator de ações que questionam o processo de escolha, o ministro considerou incompatível a votação secreta realizada pela Assembleia Legislativa e travou a nomeação. A decisão acabou favorecendo setores alinhados ao seu grupo político.
A matéria investigativa aponta que a rede de alianças e rivalidades em torno de Dino vai além de seus correligionários históricos. A reportagem mostra dá destaque, ao deputado Othelino Neto (Solidariedade), aliado próximo de Dino e ex-presidente da Assembleia, cuja esposa, a senadora Ana Paula Lobato, era suplente de Dino e assumiu recentemente o comando estadual do PSB, antes controlado por Brandão. Informações apontam que uma força suprema teria virado a cabeça do presidente da sigla, João Campos, para tomar o partido do governador do Maranhão.
Ainda segundo o jornal, a tensão aumentou na maisd recente decisão, Flávio Dino determinou à Polícia Federal, a abertura de uma investigação sobre supostas denúncias de de compra e venda de vagas no TCE-MA.
O governador Carlos Brandão e seu grupo reagiram às movimentações, acusando claramente Flávio Dino de ultrapassar os limites de sua função na Suprema Corte, ao manter víunculos políticos e o mais grave: decidir em favor de causa de seus aliados.
EM TEMPO: a reportagem do Estadão aponta que, da cadeira da Suprema Corte, Dino continu influenciando os rumos da política maranhense e a sucessão de 2026;
E MAIS: que Dino contiunou sua posição como peça central nos embates políticos locais, mesmo após sua assunção de ministro da Suprema Corte;
PRA FECHAR: entre estas ações escancaradas pela reportagem de O Estado de São Paulo, e já amplamente divulgada pela imprensa local, o jornal se ateve apenas às ações que já aconteceram.
FUI: o jornal apontou o deputado Márcio Jerry (PC do B), como aliado e ex-correliginário de Dino. Mas como se ateve a apenas fatos concretos, ainda há um outro caso em que Jerry teria exposto uma tentativa de golpe para afastar o governador Carlos Brandão.
Blog Observatório da blosgosfeira