ESCÂNDALO SUPREMO: reportagem investigativa aponta “teia de armação política” do ministro Flavio Dino

Imprensa quatrocentona paulista expôs uma teia política do ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino (STF)
Capa do Jornal expõs a teia de Dino

Uma reportagem investigativa do jornal O Estado de São Paulo, na edição desta segunda-feira (18), revelou o que boa parte da imprensa maranhense já divulgava sobre as decisões claramente com conotação política do ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino (STF). A matéria aponta claramente, num infográfico, como Dino usa seu posto no STF para influenciar a política no Maranhão e fortalecer seus aliados na disputa pelo Governo do Estado. Veja abaixo!

A armação de Flávio Dino, segundo o jornal paulista, envolve ex-aliados, adversários, socialistas, comunistas, dinistas, brandonistas e até sarneysistas. Isso sem contar membros da imprensa maranhense, que estariam na mira de decisões do STF.

Ainda de acordo com a matéria, um dos episódios mais claros ocorreu em fevereiro deste ano, quando Dino suspendeu a indicação de um conselheiro para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), feita pelo governador Carlos Brandão (PSB). Relator de ações que questionam o processo de escolha, o ministro considerou incompatível a votação secreta realizada pela Assembleia Legislativa e travou a nomeação. A decisão acabou favorecendo setores alinhados ao seu grupo político.

A matéria investigativa aponta que a rede de alianças e rivalidades em torno de Dino vai além de seus correligionários históricos. A reportagem mostra dá destaque, ao deputado Othelino Neto (Solidariedade), aliado próximo de Dino e ex-presidente da Assembleia, cuja esposa, a senadora Ana Paula Lobato, era suplente de Dino e assumiu recentemente o comando estadual do PSB, antes controlado por Brandão. Informações apontam que uma força suprema teria virado a cabeça do presidente da sigla, João Campos, para tomar o partido do governador do Maranhão.

Ainda segundo o jornal, a tensão aumentou na maisd recente decisão, Flávio Dino determinou à Polícia Federal, a abertura de uma investigação sobre supostas denúncias de de compra e venda de vagas no TCE-MA.

O governador Carlos Brandão e seu grupo reagiram às movimentações, acusando claramente Flávio Dino de ultrapassar os limites de sua função na Suprema Corte, ao manter víunculos políticos e o mais grave: decidir em favor de causa de seus aliados.

EM TEMPO: a reportagem do Estadão aponta que, da cadeira da Suprema Corte, Dino continu influenciando os rumos da política maranhense e a sucessão de 2026;

E MAIS: que Dino contiunou sua posição como peça central nos embates políticos locais, mesmo após sua assunção de ministro da Suprema Corte; 

PRA FECHAR: entre estas ações escancaradas pela reportagem de O Estado de São Paulo, e já amplamente divulgada pela imprensa local, o jornal se ateve apenas às ações que já aconteceram.

FUI: o jornal apontou o deputado Márcio Jerry (PC do B), como aliado e ex-correliginário de Dino. Mas como se ateve a apenas fatos concretos, ainda há um outro caso em que Jerry teria exposto uma tentativa de golpe para afastar o governador Carlos Brandão. 

 

Blog Observatório da blosgosfeira 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ajude o Blog do Sidnei Costa

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: 72412763372
Publicidade
Publicidade