8 de março: Iracema é necessária na política Maranhense

Iracema Vale reitera compromisso com independência do Parlamento durante  posse como presidente da Alema - John Cutrim

O mês da mulher deste ano serviu para mostrar que Iracemas são necessárias. Em um momento em que a contradição é uma tônica da política do Maranhão, principalmente daqueles que propagam por aí que libertaram o Maranhão do atraso e, ao mesmo tempo, praticam a política mais arcaica… De querer apagar o protagonismo da mulher.

Iracema Vale, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, foi eleita três vezes para o cargo em um período de dois anos. Uma eleição foi anulada para dar voz a uma perseguição política, mas ainda sim, conseguiu frear um golpe em curso que foi parar na Justiça por conta do seu insucesso.

Nem toda essa trama foi capaz de frear as ações da parlamentar, nem tirar o seu brilho e protagonismo na política maranhense.

A presidente Iracema é uma surpresa da política dos últimos 30 anos. Seja na elite dos nomes de homens, ou mulheres. O interessante que se vê até aqui, é que a deputada não utiliza os holofotes só para si, mas puxa toda a bancada feminina para participar desse momento. Mesmo contra a vontade de um ou outro homem.

Nada mais simbólico o 8 de março deste 2025. Mas as conquistas desse momento ficaram para sempre marcados nos quase 200 anos de parlamento. E é só começo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ajude o Blog do Sidnei Costa

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: 72412763372
Publicidade
Publicidade