Edson Araújo é convocado para depor na CPMI do INSS

Parlamentar maranhense foi alvo de operação da PF e teve sigilos quebrados.

A CPMI do INSS aprovou novos requerimentos de quebras de sigilo e pedidos de informação sobre dirigentes e associações ligadas às fraudes em descontos associativos. Também foi aprovada a convocação do deputado estadual maranhense Edson Araújo (PSB-MA). Ele, que foi alvo de busca e apreensão da Operação Sem Desconto da Polícia Federal e terá que usar tornozeleira eletrônica, é investigado como vice-presidente de uma associação que recebeu recursos de aposentados e por ter ameaçado o vice-presidente da CPMI, deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA).

A convocação de Araújo atende a quatro requerimentos, apresentados pelos senador Izalci Lucas (PL-DF) e pelos deputados Rogério Correia (PT-MG), Alencar Santana (PT-SP) e Paulo Pimenta (PT-SP). Também foram deliberados os pedidos para quebra de sigilo bancário, telemático e fiscal do deputado estadual, assim como a requisição ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) de Relatório de Inteligência Financeira (RIF).

De acordo com o senador Izalci Lucas, o deputado Araújo, que também é presidente licenciado da Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão (Fecopema), é “um ator central no esquema de fraudes, sendo alvo de investigação da PF após o Coaf detectar uma movimentação financeira atípica de R$ 5,4 milhões em contas da federação”.

Presidente da CPMI, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) disse que tem trabalhado pelo consenso, mas que a CPMI chegou “ao ponto médio”, em que os operadores e o núcleo dos servidores foram descobertos e estão presos e que agora dá início às investigações do “primeiro escalão”, formado por políticos.

“De agora para frente, vamos entrar no chamado núcleo político. Então, a partir da próxima reunião deliberativa não haverá mais consenso para deliberações, todos irão a voto. Todo e qualquer requerimento, essa Presidência colocará em votação e assim nós vamos dar sequência para deixar o povo brasileiro saber quem quer ou não trazer para cá as informações”, informou o senador aos membros da CPMI.

Blog do Isaias Rocha

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ajude o Blog do Sidnei Costa

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: 72412763372
Publicidade
Publicidade