O deputado Cláudio Cunha (PL) defendeu, na sessão plenária desta terça-feira (28), a ampliação do atendimento em hospitais do litoral maranhense para beneficiar a população de municípios como Carutapera, Turiaçu e Apicum-Açu.
Ele disse que perdeu amigos no carnaval por conta da distância até um centro médico maior e mais complexo. “Quando os moradores de municípios vizinhos chegam à Santa Casa, que é o maior hospital, o maior complexo de saúde para socorrer as pessoas do litoral, já não há mais tempo”, explicou.
O parlamentar garantiu que pretende atuar na Assembleia no sentido de fazer a alta complexidade funcionar nesses locais, pelo menos alguns serviços, como pediatria. Ele contou que em um povoado distante de Apicum-Açu, uma situação que chamou muito a atenção de toda a região foi a morte de uma garota de 20 anos, grávida, que foi internada no Hospital Sebastiana Fonseca para dar à luz, mas faleceu.
“Levou junto a esperança de uma família. Sepultou o futuro de uma criança que sequer teve o prazer de respirar o ar puro do litoral. Logo, fica a minha indignação com a gestão local de Apicum-Açu para que encare os serviços de saúde pública com mais responsabilidade”, apelou.
Atuação conjunta
De acordo com Cláudio Cunha, assim como houve uma atuação conjunta dos deputados para destinar recursos ao Hospital do Câncer Aldenora Bello, ele pediu que a Assembleia faça o mesmo para melhorar o atendimento dos hospitais no interior do estado.
“O maior problema é a atenção básica, pois o povo não sabe o que é básico e quer fazer uma cirurgia de coração, de uma perna quebrada, mas você só tem a ambulância para transferir esse paciente”, lamentou.